Com colaboração da estudante de Jornalismo Ana Luísa Duarte
Faltando algumas semanas para uma das datas mais esperadas do ano, os projetos sociais que atuam nas periferias de Palmas estão na corrida para arrecadar doações destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social. As iniciativas se dão pelo trabalho dos voluntários que buscam proporcionar, por meio da solidariedade, um Natal e Ano Novo alegre para toda essa criançada. Além de arrecadar as doações, os projetos também promovem a adoção das cartas escritas pelos pequenos com pedidos de presentes. No total, as campanhas contam com aproximadamente 50 pessoas envolvidas voluntariamente nas ações.
Projeto 42 PMW
Há mais de 6 anos, Regis Rodrigues, morador da região norte de Palmas e presidente do Projeto 42 PMW, mobiliza campanhas de arrecadação de alimentos e promove atividades culturais à população da quadra 405 norte (Arno 42) e periferia. Dentre essas campanhas, o Natal Solidário já se tornou tradição na comunidade e está recebendo diversas cartas para adoção. Até o dia 15 de dezembro estão arrecadando brinquedos e ajuda para a realização da ação.
“Ações como o Natal Solidário transformam a celebração natalina de muitas famílias que, na maioria das vezes, não tem nem o básico em casa para celebrar o Natal”, explica o presidente do projeto.
Regis ainda nos conta que a atuação do projeto é de extrema importância para suprir o papel do estado. “Organizações como o Projeto 42 PMW, passam um sentimento de está do lado das famílias e das crianças, assim eles se sentem mais confiáveis para pedir ajuda em momentos que acreditam que estão sozinhos”, relata.
As doações podem ser feitas via chave pix: 63 999622054 (Regis Rodrigues, telefone da responsável do projeto e para contato também).
Cléo Antunes, moradora da 405 norte, destaca que se sente acolhida pelo projeto. “Costumo dizer que o Projeto 42 PMW é uma mãezona para nós, para as nossas famílias beneficiadas por ele, nós da Região Norte. Participo de todos os eventos, o que eu mais gosto são o domingo de Páscoa, o Dia das Crianças e o do Natal, porque tenho os meus netos. Minha filha tem quatro crianças e sempre que precisa, eles estão ajudando, até enxoval para bebê, roupas e calçados, tudo foi beneficiado pelo projeto, sou muito grata a eles,” conta.
Projeto Unidos Por um Mundo Melhor – UPMM
Atuando há nove anos na Capital, o Projeto Unidos Por um Mundo Melhor – UPMM está realizando a 7ª edição da Campanha Natal Solidário, que arrecada itens como: cesta básica, alimentos, brinquedos, roupas, calçados e móveis em bom estado. As doações serão aceitas até o dia 16 de dezembro. Além da arrecadação de donativos, a ONG também está com a campanha para adoção de cartas entregues pelas crianças com pedidos de presentes.
Para a responsável pelo projeto UPMM, Júlia Albuquerque, as ações natalinas trazem a magia da época para as famílias, que por conta das dificuldades cotidianas não enxergam com tanto entusiasmo as festividades de fim de ano. “Nossa ação será em Taquaralto, todos os anos nós a realizamos, e esperamos que tudo dê certo. Nesse Natal serão 300 crianças e 150 famílias beneficiadas,” conta Júlia sobre a campanha.
Associação Ação Entre Amigos
A associação Ação Entre Amigos, que atua há cinco anos em Palmas, inovou na ação deste ano e promove sessão de Cinema no Cine Cultura com a exibição de filme natalino para abrigos de crianças e jovens da região de Taquaralto. A iniciativa, intitulada “Natal Cultural”, está arrecadando doações em dinheiro para compra de milho de pipoca, refrigerante e suco.
Para a presidente da Associação, Vitória Santana, o momento visa alegrar e entreter pessoas que passariam o natal sem comemorar por não haver recursos. “Será uma ação com um significado imenso, pois nos abrigos as crianças sentem uma necessidade enorme de carinho, porque não conseguem passar essa data com as famílias, então vamos levar um pouco do carinho da nossa família Associação Ação Entre Amigos para eles”, explica.
As arrecadações estão sendo realizadas até o dia 10 de dezembro, por meio da contribuição dos voluntários e doações. “Quem quiser fazer parte da campanha entra em contato através do Instagram: @acaoamigosoficial ou pelo número da associação (63) 9 8494 – 2370”, detalha Vitória.
A campanha já atingiu mais de 900 pessoas, com a participação de cerca de 1120 voluntários, entre os anos de 2018 a 2022, nos setores Aureny, Morada do Sol e Taquari.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO