Violeiros Reinan Araújo, Zé Raimundo, Wendle Lima e Arnon Tavares participaram da última edição que aconteceu em Rio Sono.
De 25 a 27 de setembro, o município de Novo Acordo, a 90 km de Palmas, será palco da 12ª edição da Semana Cultural do Jalapão. O evento, promovido pelo Instituto Terra Dourada, retorna ao calendário cultural do estado com uma programação que une tradição, música, saberes populares e valorização da cultura jalapoeira.
A iniciativa foi contemplada pelo Programa Rouanet Norte, do Governo Federal, e conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.
Cultura viva do Tocantins
Idealizado pela cantora e produtora cultural Núbia Dourado, o evento tem como marca o fortalecimento da identidade cultural do Jalapão. Nesta edição, a programação inclui oficinas, palestras, feira de artesanato e o aguardado 3º Encontro das Violas de Buriti do Jalapão.
Entre os destaques estão:
Ritmo da Suça, com a participação do Grupo de Suça Tia Bem Vinda;
Oficinas de Tambor de Barro, que resgatam tradições da histórica cidade de Natividade;
Momentos de intercâmbio cultural, com mestres e artistas populares compartilhando seus saberes.
“Sempre sonhei em impulsionar a nossa cultura e revelar novos talentos. Esta edição é ainda mais especial por ser realizada em Novo Acordo, portal de entrada do Jalapão, e por contar com o reconhecimento do edital da Rouanet Norte”, celebra Núbia Dourado.
Projeto itinerante
A proposta é tornar a Semana Cultural do Jalapão um projeto itinerante, levando a força da viola de buriti, do tambor de barro e da dança da suça a diferentes municípios da região e à capital.
“Queremos criar pontes entre as culturas tradicionais do Tocantins e novos trabalhos musicais, promovendo uma grande festa de diversidade e memória cultural”, explica Núbia.
Na última edição, os estudantes aprenderam com o Missin da Viola de Buriti a fabricar este instrumento tradicional de música do Jalapão.
Realização
O evento é uma realização do Instituto Terra Dourada, organização que atua no fortalecimento da cultura e do empreendedorismo feminino, com iniciativas como o projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia, que integra bioeconomia, tradição e sustentabilidade.
Com a Semana Cultural do Jalapão, o Instituto reafirma sua missão de preservar as raízes culturais do Tocantins, gerar oportunidades e valorizar as comunidades tradicionais.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO