Governo do Tocantins inova monitoramento ambiental com tecnologia espacial

Da Redação e Ascom Naturatins/Visiona Tecnologia

 

As equipes do Naturatins e da Visiona iniciaram os trabalhos durante encontro virtual e a previsão é que logo após o comissionamento do satélite o Tocantins estará habilitado para receber, processar e validar imagens a serem coletadas pelo satélite VCUB1 no Estado, sem custos financeiros

 

Na última quarta-feira, 2, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou, junto com a Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre Embraer e Telebrás voltada para a integração de sistemas espaciais, os trabalhos para o desenvolvimento conjunto de soluções que vão integrar sistemas espaciais e computacionais. A iniciativa tem como finalidade disponibilizar serviços inteligentes de tecnologia de monitoramento ambiental, com imagens de satélite, no Estado.

 

“A Cooperação Técnica com a Visiona coloca o Naturatins na vanguarda tecnológica de monitoramento ambiental, bem como da internet das coisas, que permite atender demandas do setor agropecuário. E a partir do comissionamento do satélite, o Cimdea [Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais] estará habilitado para, sem qualquer custo financeiro, receber, processar e validar as imagens coletadas pelo nanossatélite VCUB-1”, destaca Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

 

Durante a reunião, o Diretor de Operações da Visiona, Cleber Oliveira, ressaltou a importância e escopo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre as partes, bem como outras parcerias já firmadas no plano estadual e federal, como a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), entre outras instituições. Cleber Oliveira pontuou ainda que em novembro foi concluída a Revisão Crítica do Projeto (Critical Design Review – CDR) do VCUB1. “A realização desse piloto será fundamental para avaliar o desempenho do satélite VCUB em condições reais, uma vez que este está otimizado e possui diversas inovações para aplicações de monitoramento ambiental”, afirma Cleber Oliveira, da Visiona.

 

Em seguida, Eliandro Gualberto, Diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, reiterou a importância da Cooperação Técnica entre as duas instituições, no cenário regional e nacional. O diretor ressaltou a aplicabilidade dos produtos derivados de imagens para a fiscalização, monitoramento e inspeção ambiental do Instituto. 

 

Equipe Técnica

 

Na reunião virtual, o Gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental, Renato Pires, argumentou as principais partes do ACT e do Plano de Trabalho, as expectativas, divisão das atividades e a importância da escolha das áreas de teste no território tocantinense.

 

O Gerente de Inspeção Ambiental, Eder Soares, realizou um retrospecto de parcerias relevantes do Tocantins, por meio do Naturatins, com instituições do cenário nacional e internacional. Eder Soares pontuou aspectos técnicos relacionados a validação de imagens de satélite e ressaltou a importância da troca de conhecimento entre as equipes.

 

O Inspetor de Recursos Naturais, Aldaíres Pacheco, reforçou a importância do Projeto para o Estado, a dedicação da equipe do Cimdea-Naturatins e o aperfeiçoamento das ações de comando e controle ambiental a partir da implantação da tecnologia.

 

Marco Inicial

 

Nesse primeiro encontro, as equipes do Naturatins e da Visiona definiram as atribuições das partes no Plano de Trabalho e realizaram a atualização do status do projeto espacial do satélite VCUB1. Também foi definido que serão realizadas reuniões mensais, além do detalhamento técnico do Plano de Trabalho e do nanossatélite VCUB1. O Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo do Tocantins, por meio do Naturatins/Cimdea com a Visiona Tecnologia Espacial, foi formalizado em outubro de 2020. 

 

Junto com o presidente do Naturatins Sebastião Albuquerque, participaram dessa reunião, o Diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Eliandro Gualberto; o Gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental, Renato Pires; o Gerente de Inspeção Ambiental, Eder Soares, e o Inspetor de Recursos Naturais, Aldaires Pacheco; além do Diretor de Operações da Visiona, Cleber Oliveira, e do Gerente de Projetos e Desenvolvimento de Soluções da Visiona, Thiago Rodrigues. 

 

Sobre a Visiona Tecnologia Espacial

 

A Visiona é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras voltada para a integração de sistemas espaciais. Criada em 2012 para atender os objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). A empresa foi a responsável pelo programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2018 a empresa concluiu com êxito o desenvolvimento do primeiro Sistema de Controle de Atitude e Órbita (AOCS, na sigla em inglês) de satélites responsável pelas funções de navegação, apontamento e controle do satélite. O próximo passo da empresa é validar esse sistema no VCUB1, primeiro nanossatélite projetado integralmente pela indústria nacional.

 

SUGESTÃO DE LEGENDA

Governo do Tocantins inova monitoramento ambiental com tecnologia espacial_Divulgação

As equipes do Naturati

Sair da versão mobile