Cineastas tocantinenses participam de formação na Academia Internacional de Cinema

Cineastas tocantinenses participam de formação na Academia Internacional de Cinema

Cultura

Por Cinthia Abreu

 

Dois cineastas do Tocantins participam de uma formação profissional em Roteiro Cinematográfico na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo (SP) – Thiago Omena e Kaká Nogueira, de Palmas. Devido à pandemia, a formação acontece totalmente de forma virtual. Na formação, eles recebem bases de escrita do roteiro, como estrutura, conflitos, caracterização, diálogos etc, além de priorizar a prática, por meio de exercícios individuais de escrita. A conquista é resultado de projeto de audiovisual “Onze Minutos Entre Nós”, idealizado pelo ator e cineasta Thiago Omena. O projeto foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc do Governo do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo –Secretaria Especial da Cultura e do Fundo Nacional de Cultura. Para Thiago Omena, o patrocínio e a formação são de extrema importância para o fortalecimento do audiovisual no Tocantins, capacitando multiplicadores do conhecimento para o desenvolvimento dos roteiros, além da realização de oficinas gratuitas voltadas ao público tocantinense sobre poética narrativa e estruturas de roteiro, elaboração de projetos culturais; som, audiovisual profissional; interpretação e direção de atores para cinema. 

 

 

Onze Minutos Entre Nós

Após a formação, Thiago Omena iniciará o desenvolvimento de roteiro do longa-metragem Onze Minutos Entre Nós. “A ideia surgiu ao dialogar com uma senhora de história forte, que tinha o sonho de vera sua história publicada em um livro”, explica. Segundo o artista, o longa narra justamente a trajetória desta senhora que, ainda adolescente e com diversos conflitos em casa, não se sentia parte da família, e decide ir embora. “Mas infelizmente ela acaba sendo abusada por 8 estudantes de Medicina”, adianta o cineasta e ator. Kaká e Nogueira vão desenvolver juntos ainda outro roteiro chamado “O Antiquário Frankl”, adaptação livre da peça produzida pela Cia. Cenaberta de Teatro em 2019,que agora será desenvolvida para o cinema. O projeto também está sendo patrocinado pelo prêmio Aldir Blanc do Tocantins 2020. 

 

Academia

A Academia Internacional de Cinema (AIC) é uma escola de cinema com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro reconhecida pela excelência. São mais de 3200 filmes, ao longo de 15 anos de atividades. Os programas dos cursos, exclusivos e inovadores, combinam teoria aplicada e prática intensiva, ensinando aos alunos as habilidades necessárias para que atuem como profissionais criativos nas diversas áreas do cinema. O corpo docente é composto por professores experientes e cineastas reconhecidos no mercado nacional e internacional. São mais de 40 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual – da ideia à distribuição.

Imprimir