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Projeto de Turismo de Base Comunitária desenvolve oficinas gastronômicas no Jalapão e valoriza culinária local

Projeto de Turismo de Base Comunitária desenvolve oficinas gastronômicas no Jalapão e valoriza culinária local

 

 Da Redação e Ascom Adetuc

 

 

Sinopse: Com promoção de Oficinas de Gastronomias mostram a empresários de comunidades quilombolas do Jalapão a valorizar itens da culinária local. Ação será realizada em três municípios. 

 

O Turismo de Base Comunitária  (TBC) tem sido uma estratégia de valorização da gastronomia local e fortalecimento do elo entre o turismo cultural e o interesse de visitantes que buscam experiências de imersão. Para incentivar essa conexão entre culinária e exploração turística, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), iniciou no dia 28 de fevereiro mais uma etapa do projeto de Turismo de Base Comunitária, que será desenvolvido em comunidades quilombolas do Estado até o próximo dia 10 de março. 

 

Atendendo ao diagnóstico realizado na comunidade do Rio Novo, município de Mateiros,  a Oficina de Gastronomia ministrada pela ex quebradeira de coco e chefe de cozinha premiada nacionalmente Ruth Almeida tem como objetivo fortalecer a gastronomia regional, por meio da elaboração de pratos com insumos locais, além de integrar ao conhecimento dos empresários locais noções de manipulação de alimentos, segurança alimentar, apresentação dos pratos e elaboração de  ficha técnica. Os empreendedores locais também participaram de oficinas de drinks e educação financeira. 

 

Para o presidente da Adetuc Jairo Mariano a continuidade das ações de incentivo ao turismo, com foco nas comunidades tradicionais, permite que a cultura local seja disseminada por meio da gastronomia. “A valorização da culinária da região faz com que os nossos visitantes estejam cada vez mais imersos na nossa cultura durante uma viagem.  Queremos, por meio do Governo do Estado, juntamente com o governador Mauro Carlesse, fazer com que gastronomia típica se torne um dos nossos serviços de identificação e representatividade e, desta forma, relacione o turismo com a história e tradições do nosso povo”, revelou o presidente ao abordar sobre a conservação das cozinhas regionais. 

 

A ação é acompanhada pela Gerente de Produtos Turísticos da Adetuc, Kleiryanne Aguiar, e faz parte da terceira etapa do projeto de turismo de Base Comunitária, que compõe uma das atividades do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), realizado com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

 

Com a primeira experiência vivenciada na comunidade de Rio Novo, a chefe de cozinha Ruth Almeida afirma que o projeto trará benefícios para a valorização das tradições e cultura da região. "Fiquei muito feliz em ver os donos de restaurantes com anseio de aprender mais e de colocar esse aprendizado em prática. É muito importante levar esse tipo de projeto para dentro da comunidade, pois traz uma valorização da gastronomia e da cultura local”, declarou a chefe de cozinha contratada pelo consórcio Nippon Koei Ruschmann para ofertar as oficinas. 

 

 

Novas Oficinas 

 

Ainda estão previstas para serem realizadas nas comunidades oficinas de artesanato, oficinas de formatação de produtos e o Famtour com operadores nacionais. As oficinas serão realizadas nas comunidades quilombolas Barra da Aroreira (Santa Tereza do Tocantins), Mumbuca (Mateiros) e Prata (São Félix).

Bico do papagaio recebe a feira Sabor e Arte nesta quinta-feira

Bico do papagaio recebe a feira Sabor e Arte nesta quinta-feira

 

Da Redação e Ascom Sebrae

 

O evento será realizado presencialmente nos dias 10 e 11 de dezembro em Araguatins

 

Começa nesta quinta-feira,10, a primeira edição da feira Sabor e Arte em Araguatins. A gastronomia e o artesanato regional serão os grandes destaques do evento que acontecerá presencialmente até o dia 11 de dezembro, em frente a rodoviária de Araguatins, das 16h30 às 21 horas.

Mais de 20 empresários participantes da feira foram capacitados pelo Sebrae Tocantins em boas práticas nas atividades de alimentação e de atendimento ao cliente. Ao final do evento, o estande que mais se adequar a proposta da feira Sabor e Arte, mediante a avaliações de critérios, receberá uma premiação de destaque.

“Iremos aproveitar o fim de ano para aquecer a economia do município. A ornamentação da feira pretende resgatar o clima natalino e proporcionar um ambiente acolhedor e festivo aos participantes”, explicou André Naves, gerente do Sebrae em Araguatins.

“A ideia da feira é a de dar visibilidade aos donos de pequenos negócios, de valorizar o produto, confeccionados de forma artesanal e assim, aproximar o artesão e cozinheiro do público. A culinária também é toda artesanal e traz à memória o sabor das comidas e doces caseiros”, explica a empreendedora Erica Monquer

Projeto Raízes Gastronômicas  desenvolve ações para o fortalecimento da gastronomia como patrimônio cultural do Tocantins

Projeto Raízes Gastronômicas desenvolve ações para o fortalecimento da gastronomia como patrimônio cultural do Tocantins

 

Com o objetivo de fortalecer a gastronomia como patrimônio cultural do Estado do Tocantins, a chef de cozinha Ruth Almeida executa o projeto Raízes Gastronômicas nestes meses de fevereiro e março. O projeto trabalha a identidade da gastronomia tocantinense como propulsora do turismo em todas as regiões do Estado e foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

 

Serão realizadas oficinas em vídeo com receitas que focam a identidade gastronômica das regiões de Serras Gerais, Jalapão e Ilha do Bananal; uma cartilha em forma de e-book digital e revista impressa com receitas inéditas elaboradas pela Chef que destacam produtos típicos da gastronomia regional; palestras sobre gastronomia regional e patrimônio cultural nas cidades de Ponte Alta, Mateiros e São Félix; e ainda uma oficina online para estudantes de turismo sobre experiência gastronômica no roteiro turístico para fortalecer o patrimônio cultural do Tocantins.

 

Ruth Almeida considera que o Turismo, a Cultura e a Gastronomia são inseparáveis. “Quando um turista se desloca para qualquer destino, por mais breve que seja a viagem, vai ter em interesse de conhecer a gastronomia e as atrações culturais locais. O ato de se alimentar não é apenas biológico, mas é também social e cultural, possui um significado simbólico para cada sociedade e para cada cultura”, afirma.

 

A chef de cozinha destaca ainda que o Tocantins é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil por suas belezas naturais. No entanto, a parte cultural ainda precisa ser mais valorizada, considerando que agrega valor ao produto turístico. Segundo ela, a valorização, o resgate e a proteção dos hábitos e culturas alimentares, que remetem às raízes do Tocantins, são tendências mundiais de negócios. “O mercado pede que a gastronomia traduza os valores culturais, políticos, sociais, econômicos e históricos daquela região”, complementa.

 

Cronograma

As gravações das aulas em vídeos com identidade gastronômica das regiões de Serras Gerais, Jalapão e Ilha do Bananal tiveram início no último final de semana, em Taquaruçu, e serão disponibilizadas juntamente ao e-book de receitas em breve nas redes sociais da chef Ruth Almeida e disponibilizado ao Estado para distribuição nas principais regiões turísticas.

 

Já as palestras acontecerão no mês de março nas cidades de Ponte Alta, Mateiros e São Félix, voltadas especialmente a profissionais do turismo e gastronomia nestes municípios, assim como as lives das oficinas para estudantes universitários de Turismo. As palestras presenciais acontecerão com limitação de público, restrita a no máximo 15 pessoas por palestra e com distanciamento social e obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel.

 

Patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc e realizado pela chef Ruth Almeida, o projeto tem ainda o apoio cultural da empresa Jalapão Expedições.

 

Ruth Almeida

Chef de cozinha, palestrante, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth Almeida tem uma história de superação. Já foi quebradeira de coco, doméstica, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizavam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.

 

Foi aí que Ruth Almeida decidiu abrir o seu próprio restaurante, no ano de 2017 – o Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional, e hoje se tornou empresa na área de consultoria, palestras e oficinas de gastronomia e empreendedorismo.

 

De lá pra cá, foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia, como o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira.

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Crédito das fotos: Thiago Wahlbrink/ Divulgação  

Sebrae Tocantins e Prefeitura de Dianópolis promovem Festival Gastronômico

Sebrae Tocantins e Prefeitura de Dianópolis promovem Festival Gastronômico

Da Redação e Ascom Sebrae

 

O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro, de forma presencial

 

Com o objetivo de fomentar e desenvolver a gastronomia de Dianópolis e das Serras Gerais, o Sebrae Tocantins promoverá capacitações em alimentação para os empresários que irão participar no Festival Gastronômico do município. O festival terá como tema “A Capital do Mundo e Seus Sabores” e acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro, das 18 às 23 horas.

O evento será uma grande oportunidade para que os pequenos negócios de gastronomia da cidade, possam alavancar suas vendas e diminuir os prejuízos da crise causada pela pandemia. As capacitações para os empresários participantes serão realizadas no dia 9 de dezembro, pela consultora em gastronomia, Ruth Almeida, que compartilhará várias dicas sobre seleção e preparação de alimentos, temperos regionais, reaproveitamento, culinária afetiva, identidade regional e gastronomia criativa.

“É uma oportunidade para que as empresas tenham mais visibilidade e possam melhorar o faturamento. Os consumidores poderão experimentar pratos da culinária tocantinense especialmente pensados para o evento com preços especiais”, destacou, Antônio Curcino, analista técnico do Sebrae Tocantins.

O evento é uma promoção do Sebrae Tocantins, em parceria com a Prefeitura de Dianópolis, que, aproveitará o momento, para reinaugurar a praça central da cidade, onde ficará localizada a feira. O Festival terá a presença de 15 estandes, onde os chefes poderão apresentar e comercializar seus pratos.

Ministério do Turismo fecha parceria com IFB para pesquisa sobre Turismo Gastronômico

Ministério do Turismo fecha parceria com IFB para pesquisa sobre Turismo Gastronômico

O Ministério do Turismo celebrou um acordo com o Instituto Federal de Brasília (IFB) para a realização de projeto de pesquisa com vistas a subsidiar e apoiar o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, desenvolvido pela Pasta para o desenvolvimento do segmento no país. Relatórios da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia figura como um dos três motivadores essenciais para a escolha de um destino turístico, atrás apenas de cultura e natureza.

Para o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, a parceria é de extrema importância para a realização de ações que serão propostas pelo ministério. “Temos o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico por meio de um conjunto de ações de estruturação e de promoção, e, assim, efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência neste segmento, valorizando a diversidade e singularidade de sua gastronomia e contribuindo diretamente para ampliação das vantagens competitivas e o posicionamento do Brasil como destino gastronômico internacional”, disse.

O turismo gastronômico é aquele no qual a gastronomia se converte na motivação principal para os turistas no momento em que estão planejando suas viagens ou assume papel relevante nessa decisão. Ela se nutre dos elementos que formam a cultura alimentar, o patrimônio (material e imaterial), os produtos agroalimentares, os imaginários e a identidade de um destino. Assim, ao conectar todos esses elementos pode contribuir para a Agenda 2030 a partir da geração de emprego e renda, consumo e produção responsáveis, entre outros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, destacou que o Ministério está ciente da importância do segmento para o país. “Criamos um Programa Nacional voltado para o tema, que será trabalhado por meio de ações estratégicas, e que agora também terá o importante apoio do IFB com a produção de conhecimento, identificação de tendências e sistematização de informações para subsidiar o seu desenvolvimento”, concluiu.

 

 

O açaí é um prato típico do Norte do país e atrai diversos turistas.

Crédito da Foto: Márcia do Carmo - MTUR

Fonte:  Ministério do Turismo

 
Restaurante em Palmas traz conceito inovador de comida saudável

Restaurante em Palmas traz conceito inovador de comida saudável

Por Dandara Maria Barbosa

 

Para quem gosta de comida saudável e ainda desfrutar de um local charmoso, moderno e despojado, o restaurante Carpah Fitteria é o point ideal.

 

Além do estabelecimento ser totalmente inovador, também vem com a proposta de cardápio mais elaborado, com conceito inteligente e grande variedade de pratos saudáveis, servindo verduras, legumes, hortaliças, carnes magras e grãos, dentre outros alimentos nutritivos.