Chefe Rosa De Fogo da cidade de Peixe ganha Prêmio Dólmã, Oscar da gastronomia brasileira

Chefe Rosa De Fogo da cidade de Peixe ganha Prêmio Dólmã, Oscar da gastronomia brasileira

Por Henrique Lopes

 

A chefe tocantinense Rosilene Pereira da Silva, conhecida popularmente como “Rosa de Fogo”, foi uma das vencedoras de uma das maiores premiações da gastronomia brasileira, o Prêmio Nacional Dólmã, sediado no estado do Piauí.  

Representando o estado do Tocantins, a chefe e empreendedora que também comanda a Secretaria de Turismo do município de Peixe, localizado à 285 km de Palmas, recebeu o prêmio durante um evento online ocorrido neste domingo, 28 de março.

Indicada pelos internautas para participar da premiação, referente ao ano 2019, a chefe de gastronomia regional ressalta que para ela ganhar o prêmio foi um motivo de muito orgulho. “Não tenho nem palavras para descrever. Estou representando o Tocantins, mas a maior representatividade é para o município de Peixe. Eu almejei esse prêmio, pensando no meu município e vi a grande oportunidade de com este prêmio mostrar o nosso município para o mundo. Somos um estado de uma gastronomia de muita riqueza”, declarou.

Com a vitória na categoria nacional pela região Norte, na premiação conhecida como Oscar da gastronomia brasileira, Rosa será a embaixadora do Tocantins e deverá levar os sabores tocantinenses a todo o país. “Esse processo de ser embaixadora, vai me levar a lutar mais ainda para conseguirmos uma identidade gastronômica do nosso estado, que tem muitos insumos e recursos para serem usados e precisamos enriquecer e explorar essa gastronomia”, relatou ao mencionar que o Tocantins é a terra do buriti, do pequi, do murici, do araçá, da carne se sol, do peixe e do chambari.

A chefe destacou ainda que o prêmio abre portas para que, com a ajuda do Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e municípios, ações de incentivo à culinária regional sejam implementadas. “Eu estou fazendo o meu papel, tentando levar o nome do nosso município e estado para o mundo, mas precisamos trazer esse evento para o Tocantins e assim valorizar a nossa gastronomia e nossos chefes que estão no anonimato”, completou.

Ao parabenizar Rosa de Fogo, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano frisou a importância de ter a culinária regional tocantinense representada em uma premiação de referência nacional e internacional. “Ficamos orgulhosos em ver como a nossa gastronomia tem sido trabalhada, principalmente nas pequenas cidades por todo o estado. Já temos ações que buscam dar maior visibilidade aos nossos insumos e ampliar sua aplicação na nossa culinária. Queremos, cada vez mais, aquilo que representa a nossa identidade na gastronomia ganhar destaque e este já é um passo muito importante”, concluiu ao mencionar o apoio do governador Mauro Carlesse as ações de fortalecimento da culinário regional.


Imprimir