Onça pintada recebe dentes de porcelana em projeto de conservação no Tocantins

Onça pintada recebe dentes de porcelana em projeto de conservação no Tocantins

 

 

Os veterinários identificaram que o animal tinha um desgaste anormal nas presas. Procedimento é semelhante ao feito em seres humanos.

de conservação que ajuda espécies ameaçadas no Tocantins fez um procedimento inusitado em uma onça pintada em Palmas recentemente. O animal é um macho adulto com cerca de quatro anos de idade. Os veterinários constataram que havia um problema nos dentes dele. As presas tinham um desgaste anormal, que poderia levar a uma fratura e impossibilitar a sobrevivência do animal na natureza.

Para resolver o caso, a solução foi dar novas presas ao animal, feitas de porcelana. Procedimento é parecido com o que é feito em um humano, com a diferença de que o paciente precisa estar completamente sedado durante a consulta dentária.

Para não perder uma boa oportunidade, foi coletado ainda material genético da onça, que será usado em estudos sobre a espécie que podem embasar futuras ações de conservação.

O implante dos dentes foi realizado no Centro da Fauna (Cefau), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que fica em Palmas. Equipes de duas universidades, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também participaram.

Onça recebeu dentes de porcelana em projeto de conservação — Foto: Divulgação/Naturatins

 Equipe também coletou material genético da onça — Foto: Naturatins/Divulgação

Equipe também coletou material genético da onça — Foto: Naturatins/Divulgação

 

"A presa é muito importante na hora de quebrar osso, de comer. Quando está em vida livre é importantíssimo para caçar e esse desgaste anormal estava fraturando o dente, ia levar a fratura completa das presas do animal, dos caninos", disse o médico veterinário Fernando Silveira.

A equipe que participou do processo é de voluntários. A onça passa bem após o procedimento e a evolução será acompanhada pela equipe do Cefau.

 

 

 Fonte: G1 Tocantins
 
 

Imprimir