Image
Ano letivo da rede municipal de ensino de Palmas começa de forma remota

Ano letivo da rede municipal de ensino de Palmas começa de forma remota

 

D

Da Redação e  Ascom Semed

 

Decisão obedece orientação do COE-Palmas Covid-19, em atendimento ao Decreto Nº 1.998, de 26 de fevereiro de 2021

 

Começaram nesta segunda-feira, 1º de março, de forma remota, as aulas da Rede Municipal de Ensino de Palmas do ano letivo de 2021. A gestão municipal decidiu adiar o início das aulas no formato híbrido, ou seja, aulas presenciais, devido ao agravamento do cenário epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, mantendo apenas as atividades remotas, por meio da ferramenta tecnológica Palmas Home School.

A decisão de começar as aulas de forma remota obedece ao que orienta o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19), em atendimento ao Decreto Nº 1.998, de 26 de fevereiro de 2021, que adota, entre outras medidas para conter o avanço do vírus, a suspensão das atividades presenciais em escolas, berçários, cursinhos, públicos ou particulares, e em instituições de ensino superior.

Para atender a demanda e ofertar o ensino aos alunos da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação criou a ferramenta Palmas Home School, para propiciar a continuidade do aprendizado e a obter o melhor aproveitamento pedagógico possível. Na ferramenta estão disponibilizadas as aulas com as explicações do conteúdo, atividades pedagógicas a serem feitas pelos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, bem como sugestões de atividades para as turmas da educação infantil.

Segundo a Semed, o diferencial da ferramenta para 2021 é que as atividades serão postadas para o período de um mês e não mais de 15 dias como era feito em 2020. Outro ponto destacado pela secretaria é que neste primeiro momento, em atendimento ao estabelecido pelo Decreto, não será possível fazer a entrega dos blocos de atividades impressas de forma presencial, para evitar o fluxo de pessoas nas unidades educacionais.

A Semed destaca ainda que além dos conteúdos e atividades disponíveis na ferramenta, os professores estarão à disposição dos alunos para sanar dúvidas. Para isso, cada unidade escolar está criando canais de atendimento e organizando horários entre professores e alunos para o devido acompanhamento pedagógico.

Governadores da Amazônia Legal pedem retomada da habilitação de leitos do SUS e do auxílio emergencial

Governadores da Amazônia Legal pedem retomada da habilitação de leitos do SUS e do auxílio emergencial

Da Redação

 

Medidas são fundamentais para o enfrentamento da pandemia

 

 

 

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, juntamente com demais governadores que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal divulgaram nesse domingo, 7, a Carta da Amazônia à Nação Brasileira, onde pedem a retomada imediata da habilitação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e a continuidade do auxílio emergencial.

 

“Todos nós compreendemos a gravidade da pandemia e a necessidade de cuidar das pessoas. Muitas vidas foram perdidas ao longo desses meses e o que mais queremos é ver a população imunizada para frear essa doença que não está de brincadeira. Precisamos que mais leitos sejam habilitados no SUS para podermos atender a todos que necessitam de tratamento. Além disso, devido ao impacto econômico sofrido por todos, é necessário que haja o auxílio emergencial para que pais de família possam prover o sustento dos seus entes”, ressaltou o governador Mauro Carlesse.

 

Conforme consta no documento, os gestores estaduais entendem que a retomada da habilitação de leitos no âmbito do SUS é vital “sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia”.

 

Diante do cenário atual, os governadores esperam que o Governo Federal dê continuidade à política de auxílio emergencial. “Do mesmo modo, temos a expectativa de que ocorra a retomada imediata do auxílio emergencial, pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias”, enfatizam os gestores dos estados amazônicos na Carta.

 

O documento é assinado pelos governadores do Acre, Gladson Cameli; do Amapá, Antônio Waldez Góes; do Amazonas, Wilson Lima; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Barbalho; de Rondônia, Marcos Rocha; de Roraima, Antônio Denarium; e do Tocantins, Mauro Carlesse.

 

A Carta da Amazônia à Nação Brasileira segue, na íntegra, anexa abaixo. 

Prefeita Cinthia Ribeiro participa de primeira reunião para formação do Consórcio Público para Compra de Vacinas

Prefeita Cinthia Ribeiro participa de primeira reunião para formação do Consórcio Público para Compra de Vacinas

 
 
Da Redação e Ascom Prefeitura de Palmaa
 

A gestora palmense ocupa o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que negocia a formação do consórcio

 

 

A Prefeita Cinthia Ribeiro participou nesta segunda-feira, 1º de março, da primeira reunião do Consórcio Público para Compra de Vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19), encabeçado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A chefe do Executivo de Palmas faz parte da diretoria da entidade e ocupa o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais.

Ao final da reunião a prefeita assinou o protocolo de intenções com a finalidade de aderir ao consórcio e que será regido pela lei Federal 11107/2005 e Decreto Federal 6017/20007.

A formalização do cronograma para construção do consórcio foi o assunto que norteou a reunião. Os prefeitos signatários tomaram esta iniciativa, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em favor de que estados e municípios possam comprar diretamente o imunizante, caso seja verificado o descumprimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Governo Federal ou insuficiência de doses previstas para imunizar a população. Outra hipótese para que estados e municípios possam adquirir vacina contra a Covid-19 é se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceder autorização em até 72 horas para o uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.

A decisão do STF foi editada no dia 23 de fevereiro e no sábado, 27, a FNP já havia reunido 100 prefeitos de diferentes regiões do Brasil, interessados em adquirir vacinas através do consórcio, para imunização nos municípios que administram. Além de imunizantes, o consórcio das prefeituras deve negociar a compra de medicamentos, equipamentos e insumos.

Para a prefeita Cinthia Ribeiro imunizar a população é a atitude mais assertiva a se tomar, uma vez que no lugar de remediar uma situação de adoecimento, pode-se evitar que aconteça. “Precisamos ter visão estratégica para administrar e fazer o impossível para gerir da melhor forma. Não podemos permitir que a pandemia continue ganhando terreno”, afirmou a prefeita Cinthia.

Ela considerou ainda que contendo a propagação do vírus, outros problemas decorrentes desta crise sanitária serão resolvidos mais rapidamente. A exemplo da crise econômica. “Também será possível atender as demandas reprimidas nos municípios e ajudar a desafogar o serviço público de saúde, que hoje se encontra congestionado pelo atendimento à Covid-19”, avaliou.

“É importante que tenhamos uma pauta comum e apartidária. Esta medida que ora estamos tomando tem respaldo legal, uma vez que está amparada em decisão do Supremo e isto já facilita as negociações, nos dá certa autonomia e nos torna menos dependentes do Governo Federal em relação às decisões para vacinação da população”, argumentou Cinthia Ribeiro.

A prefeita enfatiza que a ideia não é um enfrentamento conflituoso ao Governo Federal e sim uma tentativa de cada ente realizar ações que possam minimizar as consequências dessa pandemia no País. “Nossa intenção não é de politizar a questão da vacina. Entendemos que este é um momento delicado, e nosso principal objetivo é frear o avanço da Covid-19. Precisamos somar todas as forças para que vidas parem de ser interrompidas”, ponderou a prefeita.

Estado lança concurso com 115 vagas para o Corpo de Bombeiros

Estado lança concurso com 115 vagas para o Corpo de Bombeiros

 

 Da Redação

 

Concurso foi dividido em cinco fases, sendo que a primeira ocorrerá em 11 de abril

 

 

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, promoveu nesta segunda-feira, 8, o lançamento do edital do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO), na sala de reuniões do Palácio Araguaia. Com um total de 115 vagas, a aplicação de provas da primeira fase do certame está marcada para ocorrer no dia 11 de abril, sendo destinado para homens e mulheres com níveis de graduação médio e superior.

As inscrições têm início, nesta terça-feira, 9, em formato on-line e prosseguem até o dia 26 deste mês. Ao todo, são ofertadas 15 vagas para cadetes, o cargo inicial da carreira de oficial do CBM/TO, e mais 100 para aluno soldado, que irão compor a carreira de Praças da corporação.

Durante o evento de lançamento, o governador Carlesse afirmou a importância do concurso para o Tocantins. “Começamos a semana com esse concurso tão esperado pela comunidade tocantinense. Agora, são dois certames lançados em 2021, um para os Bombeiros e outro para a Polícia Militar. Tudo isso está sendo possível, porque fizemos o dever de casa. Sem recursos e sem o enquadramento na LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal], isso não seria possível. Os bombeiros têm uma função que vai muito além da prevenção aos incêndios, atuando também com vistorias, licenças e alvarás de edificações, um trabalho muito intenso e técnico, e que agora vai ganhar mais celeridade a partir desse concurso”, assegurou.

Fases do Concurso

O concurso do CBM/TO foi dividido em cinco fases, sendo a primeira marcada para ocorrer no dia 11 de abril, com a realização de provas escritas. Quanto às datas para as outras quatro fases, a corporação fará divulgação no decorrer do certame.

Para o comandante-geral do CBM/TO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, essa é apenas uma das ações efetivas em favor da corporação, que já foram realizadas pelo Governo do Tocantins. “O Corpo de Bombeiros tem sido apoiado efetivamente por este Governo e sempre agradeço ao governador Carlesse por estar acreditando na corporação. Os bombeiros estavam precisando de uma nova estrutura e isso foi atendido com o início da construção de uma nova sede oficial aqui em Palmas. Temos também um novo fardamento, novas unidades de salvamento, equipamentos de proteção e, agora, com a notícia da construção de um novo quartel em Porto Nacional, fruto de um trabalho em parceria com o nosso presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade”, destacou o coronel.

Concurso oferta cargos com remuneração de até R$ 8.952,33

O concurso do Corpo de Bombeiros tem remuneração inicial prevista para cadetes de R$ 4.805,62, válida durante o período de formação de três anos. Após a conclusão para Aspirante a Oficial, o valor será reajustado para R$ 8.952,33.

Quanto aos valores para a carreira de Praças dos Bombeiros, o salário inicial é de R$ 1.665,50, pagos durante o curso com duração de aproximadamente 10 meses. A partir da formação, os aprovados entram como Soldado de 2ª Classe, com remuneração de R$ 3.330,99.

De acordo com o vice-governador Wanderlei Barbosa, que prestigiou o lançamento do edital no Palácio Araguaia, o concurso irá atender a necessidade de aumentar o efetivo da corporação.

"Estamos lançando um edital importante, pois as primeiras turmas que entraram no Corpo de Bombeiros do Tocantins já foram para a reserva, deixando uma lacuna aberta que agora iremos suprir. Esse problema vem de gestões anteriores e que, agora, estamos tendo a coragem de enfrentar, fazendo um concurso que vai gerar empregos e o mais importante: aumentar a proteção social de nossa comunidade. Na época da seca, sabemos o tanto que os Bombeiros fazem a diferença, protegendo a sociedade, o agronegócio, o meio ambiente e as cidades. Ao lado do governador Carlesse e de todos os nossos deputados, estamos fazendo um grande trabalho com as instituições tocantinenses”, destacou o vice-governador.

Mais informações sobre o certame podem ser acessadas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), disponível em www.cebraspe.org.br/concursos/CBM_TO_21, que é referência no país com a realização de concursos públicos. A Organização Social (OS) é a mesma responsável pelo certame aberto pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Inscrições para seleção do Programa Cartão do Estudante 2021 seguem abertas até segunda, 22

Inscrições para seleção do Programa Cartão do Estudante 2021 seguem abertas até segunda, 22

 

Da Redação e Ascom Prefeitura de Palmas

 

 

Programa oferece 890 vagas com créditos de R$ 33,75 a R$ 67,50

 

As inscrições para o processo de seleção do Cartão do Estudante, que beneficiará 890 estudantes da Capital, seguem abertas até o dia 22 de fevereiro. Para se inscrever, o estudante deve entrar no site http://cartaoestudante.palmas.to.gov.br/, acessar o edital, verificar se preenche os requisitos e confirmar a inscrição enviando os documentos para o e-mail: [email protected]com.

A Fundação Municipal da Infância e Juventude de Palmas (FIJP) anota em edital que, para participar da seleção o estudante precisa estar regularmente matriculado e cursando Ensino Superior, ou curso de Nível Técnico Integrado à Rede Federal de Ensino, ter renda familiar mensal de no máximo quatro salários mínimos, necessitar do transporte público para frequentar as aulas, comprovar residência em Palmas e ter sido aprovado previamente em análise que será realizada pela comissão instituída pela FIJP, que envolve análise de documentos necessários e questionário socioeconômico.

De acordo com a FIJP, as recargas vão beneficiar os 890 alunos contemplados com vale-transporte, com valores que variam de R$ 33,75 a R$ 67,50, distribuídos mediante a quantidade de aulas semanais comprovadas pelos alunos.

Documentos

Para confirmar a inscrição o estudante deverá encaminhar via e-mail, todos os documentos em formato PDF, até o dia 22 de fevereiro de 2021. Os documentos necessários são comprovante de inscrição, que consta no edital, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de matrícula, além do comprovante de renda familiar.

Cronograma

•          Inscrições de 08 a 22 de fevereiro de 2021;

•          Resultado pré-seleção 01/03;

•          Recursos 02 a 05 de março de 2021;

•          Resultado dos recursos 10  de março de 2021;

•          Resultado final 11 de março de 2021;

•          Assinatura do Termo de Adesão e Compromisso 13 de março de 2021.

 
 1° Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins  acontece nesta terça

1° Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins acontece nesta terça

 

 

 

Da Redação e  Secom Governo do Tocantins

 

 evento conta com a parceria da Faciet e acontecerá no auditório do Palácio Araguaia a partir das 14h e pretende reunir mais de 20 associações.

Com o objetivo de promover uma maior interação entre as associações comerciais e o Governo do Estado, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em conjunto com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), realizam na próxima terça-feira, 9, o 1º Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins. O evento acontecerá no auditório do Palácio Araguaia a partir das 14h e contará com a participação de mais de 20 associações.

Durante o encontro, serão apresentados diversos tópicos, como a importância da força empresarial para o desenvolvimento local, o papel do Estado e das entidades para a retomada do crescimento econômico, além de estimular a aproximação entre as associações e o Governo do Tocantins.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, essa aproximação fomenta a troca de informações entre as instituições e fortalece a união para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, assim como deseja o Governador Mauro Carlesse. “O Tocantins é um lugar estratégico para novos investimentos e expansão de negócios, e pensando nessas potencialidades o Governador Mauro Carlesse vem investindo em fomentar ações que motivem e atraiam potenciais investidores e que contribuam para o crescimento dos que aqui já estão instalados. E com esse evento pretendemos dar mais um passo em direção a essa consolidação”, afirmou. 

Estarão presentes no evento os presidentes e diretores das Associações Comerciais e Industriais de Palmas (ACIPA); Gurupi (ACIG); Araguaína (ACIARA); Guaraí (ACIAG); Colinas do Tocantins (ACICOLINAS); Paraíso do Tocantins (ACIP); Araguatins (ACIAT); Araguaçu (ACIA); Lagoa da Confusão (AECILC); Miracema do Tocantins (ACIAM); Miranorte (ACIM); Dianópolis (ACID); Divinópolis (ACID); Pedro Afonso (ACIPA); Augustinópolis (ACIAT); Almas (ACIA); Lajeado (ACIL); Porto Nacional (ACISAPN); Tocantínia (ACITO); Tocantinópolis (ACITO); Praia Norte (ACEIAPRA); Ananás (ACIAN); Babaçulândia (ACIBA), Santa Rosa, São Félix, Taguatinga, Xambioá, Natividade e Porto Nacional e Luzimangues.

Ação conjunta das forças de segurança interrompe festa clandestina com mais de mil pessoas em Palmas

Ação conjunta das forças de segurança interrompe festa clandestina com mais de mil pessoas em Palmas

Da Redação e Ascom Prefeitura de Palmas
 
 
Equipes da fiscalização receberam a denúncia via Siop, e os responsáveis pelo evento foram autuados

 

Ação conjunta das forças de segurança  interrompeu na madrugada deste domingo, 14, uma festa clandestina com a participação de mais de mil pessoas na Capital. O público, predominantemente jovem, lotou o espaço de uma casa de eventos localizada na Arso 91 (903 Sul), desrespeitando todos os protocolos de segurança sanitária para enfrentamento da pandemia. As equipes receberam a denúncia via Siop (Sistema Integrado de Operações).

 

Com a chegada da  fiscalização nas proximidades da casa de festa, foi possível notar que o estacionamento estava repleto de veículos, o que já demonstrava que o espaço estaria lotado. Na ocasião, os fiscais foram recebidos pelos seguranças da casa que, inicialmente, recusaram-se a apontar os organizadores. Enquanto isso, o som da festa era desligado e as pessoas começaram a deixar o local, gerando um certo tumulto, e a maioria sem utilizar máscara de proteção individual. 

 

Por fim, três jovens se identificaram como sendo os responsáveis pela festa clandestina. De acordo com eles, o evento havia sido planejado para no máximo cinquenta pessoas, mas com o início da festa os organizadores teriam perdido o controle da entrada do público.

 

Em seguida, foi registrado o auto de infração, pela não apresentação do alvará de licença e funcionamento do estabelecimento, além da promoção de aglomeração, colocando em risco a saúde pública, descumprindo todas as regras de prevenção nesse momento pandêmico. 

 

Resultado

 

Durante a fiscalização, iniciada na noite de sábado, 13, foram registrados 10 autos de infração e quatro notificações por diversas irregularidades diante das normativas decretadas pela gestão municipal para conter o avanço do vírus. Os agentes de Trânsito e Transportes efetuaram a remoção para a garagem municipal de uma motocicleta de modelo biz, após consulta alertar que a placa do veículo estava adulterada. O proprietário não foi identificado.

 

As atividades foram comandadas pela Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento e Serviços Regionais  e Vigilância Sanitária (Visa), com o apoio das equipes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Agentes de Trânsito e Transportes do Município e Polícia Militar (PM).

 

Sem ponto facultativo

 

Como parte das medidas adotadas para evitar aglomerações de pessoas e o aumento de casos da Covid-19, a Prefeitura de Palmas não decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16, segunda e terça de carnaval, que para o serviço público municipal terão expediente normal de trabalho. 

 

Denúncias

 

A população pode formalizar denúncias sobre possíveis desrespeitos às normas decretadas, e os registros podem ser feitos através da Ouvidoria do Município nos números 0800-6464-156 ou 3212-7144. Os telefones 153 (Guarda Metropolitana de Palmas) e 190 (Polícia Militar) também estão disponíveis para serem acionados.

 

 

Crédito das fotografias: Raíza Milhomem

 

Governo e Sebrae discutem ações de fortalecer a economia criativa no Tocantins

Governo e Sebrae discutem ações de fortalecer a economia criativa no Tocantins

 

Da Redação e Ascom Adetuc

 

 

 

A importância da profissionalização de toda a cadeia produtiva do turismo foi um dos temas de encontro realizado nesta quinta, 4, entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares e gestores do Sebrae Tocantins.

Para Jairo Mariano, as parcerias institucionais são valiosas para o desenvolvimento do Estado. “Estamos trabalhando na execução das ações já planejadas para 2021, assim como no fortalecimento das políticas públicas para o turismo e a cultura, além de ter um olhar mais atento à economia criativa”, pontuou, diante da diretora técnica do Sebrae-TO, Eliana Castro de Oliveira, do gerente de Articulação e Competitividade, Wolney Nóbrega de Andrade, do coordenador estadual do Turismo, Alex Veras Dias, e da coordenadora estadual do Artesanato, Celina Soares.

A equipe do Sebrae-TO aproveitou para apresentar as atividades realizadas em 2020 e o planejamento para este ano, tanto para o fomento ao trade turístico como para a inserção do artesanato na cadeia produtiva, conectando os artesãos ao mercado.

Eliana Castro enfatizou as atividades realizadas durante a pandemia, incluindo o programa Investe Turismo, uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Governo Federal, que no Tocantins beneficiou Palmas, Mateiros, Ponte Alta e São Félix, no Jalapão. “Queremos a presença do Governo em nossas ações, há frentes em que não podemos evoluir sem a parceria do Estado e suas expertises”, disse.

“Estamos em um momento propício para fortalecermos esta parceria institucional, com o propósito de alicerçar uma estrutura turística consistente no Tocantins”, completou Jairo Mariano, que foi presenteado com uma peça de artesanato e o catálogo de peças artesanais elaborado pelo Sebrae-TO.

 

Primeiros idosos palmenses são imunizados com segunda dose da vacina contra Covid-19 nesta sexta, 12

Primeiros idosos palmenses são imunizados com segunda dose da vacina contra Covid-19 nesta sexta, 12

 
Da Redação e  Ascom Prefeitura de Palmas
 
 
22 idosos, com 60 anos ou mais, receberam a segunda dose da vacina contra Covid-19
 
 

A manhã desta sexta-feira, 12, foi de alegria e gratidão para os idosos residentes em instituições de longa permanência e seus cuidadores. Uma equipe do Programa Saúde da Família da Arse 24 (210 sul), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) foi até o Lar Doce Lar, aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A primeira dose foi aplicada no dia 21 de janeiro deste ano. Com isso, 29 pessoas estão totalmente imunizadas em Palmas, 20 idosos e nove cuidadores da instituição de longa permanência para idosos (ILPI), Casa Lar Doce Lar.

De acordo com a Central Municipal de Vacinas de Palmas (Cemuv), dentre todos os públicos prioritários da Capital, o dos idosos que vivem em casas de longa permanência é o primeiro a ser 100% imunizado, já que são apenas duas doses do imunizante.

A primeira idosa a ser vacinada hoje foi a Aparecida Miguel do Nascimento, de 74 anos. Ela disse que estava esperando a segunda dose da vacina para poder abraçar os filhos e netos, pois não tem contato físico com eles desde o início da pandemia. “Eu já me sinto imunizada e não vejo a hora de poder dar um abraço bem gostoso nos meus filhos e meus netos”, comemora.

Outro idoso que comemorou a chegada da segunda dose da vacina foi o Álvaro Misterdão de Oliveira, que tem 89 anos. Ele disse que pediu essa vacina e está muito feliz de estar recebendo esse cuidado. Ainda bastante lúcido, ele brinca que agora, “pode namorar tranquilo”, pois se sente mais seguro.

Para a responsável pela casa que acolhe os idosos, Thatiane Rebouças, essa vacinação representa um misto de alívio, esperança e muito amor. “A gente sabe o quanto essa vacina representa para todos nós, especialmente para nossos idosos. Nós sentimos na pele tudo o que eles têm passado desde o início da pandemia, sem poder receber as visitas de seus familiares e o carinho costumeiro dos nossos cuidadores”. Thatiane ressalta que, “as famílias são muito presentes nas vidas dos acolhidos e a imunização desse grupo vai devolver a eles essa proximidade que é muito importante da vida de cada um”, conclui.

A técnica de enfermagem Jocília Tito Barbosa, de 50 anos, também recebeu a segunda dose do imunizante. Ela foi a segunda pessoa a receber a vacina em Palmas e destaca a importância de continuar com os cuidados preconizados pelos órgãos de saúde pública. “Mesmo com essa segunda dose da vacina, a nossa responsabilidade social e cuidados devem continuar, porque a pandemia ainda não acabou. Hoje minha palavra é Gratidão. Gratidão a Deus”, pontua.

A enfermeira da equipe do Programa Saúde da Família e responsável por levar a vacinação às casas de acolhimento, Elaynne Xavier Costa, disse que é um sentimento de gratidão poder levar um pouco de conforto a esse público. “É muito bom ver nos olhinhos deles a alegria de saber que agora poderão ter um contato mais próximo com as pessoas, principalmente os familiares e saber que essa vacina representa para todos nós uma esperança de viver mais e com saúde”, ressaltou.

Depoimento de uma Enfermeira em Instituição de longa permanência para idosos

Em suas redes sociais, a sócia-proprietária da Clínica para Idosos Lar Doce Lar, enfermeira Thatiane Rebouças, descreveu o sentimento de ser imunizada e ver seus funcionários e, principalmente, os idosos da Casa, receberem a vacina contra a Covid-19.  

“Eu ainda estou em êxtase com esse privilégio. Essa foto representa um ano novo pra todos nós. Estou sim muito feliz, mas não por mim, por eles! Esse ano pandêmico me ensinou muito sobre amor e doação, pois mais do que nunca tivemos que nos doar por completo pra essas pessoas que não puderam ver seus familiares e sentir o calor de um abraço, um beijo, um aperto de mão. Nossos funcionários tbm (SIC) deixaram de estar com suas famílias para se doar à eles, ficaram sem ver seus parceiros/filhos por longos e intermináveis dias, dias que foram difíceis, cansativos, não haviam palavras que explicassem pra eles o porque suas famílias estavam tanto tempo sem aparecer. Uns entendiam, outros não, uns tristes, outros bravos. Video chamada já não amenizava mais a saudade. Liberamos visita na porta pra olhar só de longe, e isso chegava a ser ainda mais doloroso, poder ver mas não poder tocar. Uma filha foi ver sua mãe que depois de mais um ano sem vê-la pediu "me dá um beijo", a minha garganta deu vários nós em muitos momentos como esse e só o que podíamos dizer é que "não pode". Emocionalmente cansados mas sem deixar a peteca cair, conseguimos chegar neste dia tão esperado com ZERO contaminação por covid-19. Meus olhos marejaram de tanta alegria ao receber a notícia de que iríamos vacinar essa semana. É tanta emoção que eu não consigo explicar. Não vejo a hora de todo mundo poder se ver, se abraçar, se beijar. Falta pouco. Deixo aqui meu profundo agradecimento à toda a nossa equipe que fez esse trabalho de formiguinha, deixaram seus lares, nos ajudaram com as higienizações de tudo que entrava, todos os nossos esforços tem valido a pena, continuemos fortes pois a batalha ainda não acabou. Obrigada Senhor meu Deus por não nos deixar fraquejar, e nos guardar durante todo esse tempo.”

Meio Ambiente participa do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas

Meio Ambiente participa do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas

 
Da Redação e Ascom Naturatins
 
 
Os membros dos Comitês se reuniram para apresentar demandas em busca de melhorias no desenvolvimento dos trabalhos
 

Representantes dos cinco Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (CBH’s), participaram nesta quarta-feira, 03, do Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas. O encontro foi realizado na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e teve como objetivo apresentar demandas pertinentes aos trabalhos realizados pelos CBH´s do Estado.

O Fórum contou com a participação da secretária da Semarh, Miyuki Hyashida, que ponderou sobre a importância de conhecer as necessidades dos Comitês. “As informações que foram apresentadas aqui hoje são válidas, principalmente porque são os membros dos Comitês que gerenciam os conflitos e trabalham diretamente com a comunidade, vendo a carência ambiental de cada região”. Ainda segundo a secretária, “o Governo do Estado tem a preocupação de dar agilidade na resolução dos problemas e, enquanto poder público, vamos buscar mecanismos para atender as solicitações que foram apresentadas”.

Dentre as pautas que foram amplamente apreciadas durante o encontro, esteve a elaboração do Plano de Bacia do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST). A secretária executiva do Comitê, Maria Cristina Bueno Coelho, frisou que “o Plano contém todas as necessidades e as atividades que serão desenvolvidas nos municípios, feito de forma participativa entre os entes pertencentes ao Comitê. A gestora também apresentou aos participantes a importância da elaboração do Plano de Bacia, para o bom desenvolvimento das atividades do CBHSAST”, concluiu.

O coordenador - geral do Fórum, Itamar Chavier da Silva, pontuou a relevância de levar ao conhecimento de todos as necessidades enfrentadas pelos CBH´s e o interesse para auxiliar quando possível. “Tivemos a oportunidade de apresentar as nossas demandas e enfatizar que somos entes do Estado, e nesse sentido, nos colocamos sempre à disposição para colaborar com o que estiver ao nosso alcance, fornecendo suporte aos municípios.

Viveiro

O Governo do Tocantins, por meio da Semarh, firmou convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, e captou recursos financeiros no Banco Mundial, para a instalação de um viveiro na instituição de ensino, que terá capacidade de produzir por ano até 200 mil mudas de essências nativas do Cerrado. Durante o Fórum, os membros dos CBH´s apresentaram a demanda de operacionalização do Viveiro, ficando acordado que o município de Gurupi vai analisar a viabilidade de uma equipe para cuidar do Viveiro.

Dentre outras metas que os Comitês de Bacias têm, está a recuperação das nascentes, matas ciliares e Áreas de Proteção Permanente (APPs) que estão degradadas, e  a finalidade do Viveiro é auxiliar com o fornecimento de mudas, além de envolver os membros dos CBH’s nesse trabalho de educação ambiental.

Comitês

Os Comitês de Bacias Hidrográficas, entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constituem o Parlamento das Águas, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

O Tocantins conta atualmente com cinco CBHS instalados, sendo: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manoel Alves e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Um sexto colegiado, contemplando a bacia do Rio Palma, foi criado e está em processo de estruturação.

Participantes

Além dos representantes dos cinco Comitês de Bacias Hidrográficas, ainda estiveram presentes no Fórum servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi (SDEME), do Pró-Comitê Rio Palma e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Fotos: Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Image

To em Foco foi criado com a missão de fomentar a produção e a disseminação de conhecimentos relacionados com a Cultura, Turismo e Natureza, objetivando a troca de informações, a reflexão e o debate, promovendo assim o desenvolvimento social. Protagonizado pela tocantinense Núbia Dourado o portal de notícias, visa promover projetos e ações culturais, valorizando a cultura regional e costumes tradicionais, como música, culinária, danças e romarias.
Nossos contatos:   (63) 991145171  [email protected]

Desenvolvido por Barco Digital

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.