Image
Presidente da Adetuc acompanha apresentação do projeto para construção píer e praia do Lago Manoel Alves

Presidente da Adetuc acompanha apresentação do projeto para construção píer e praia do Lago Manoel Alves

 

Da Redação e Ascom Adetuc

 

 Projeto viabilizará uso turístico e pesca esportiva. O Lago Manuel Alves está localizado na Região Turística de Serras Gerais. 

 

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, acompanhou nesta sexta-feira, 14, em Dianópolis, na região turística de Serras Gerais, a apresentação do projeto técnico para a construção do píer e da praia no Lago Manoel Alves. As obras têm o objetivo de ampliar a utilização do lado, que é usado para a irrigação das lavouras da região, de forma a ser utilizado como atrativo para turistas interessados em roteiros ligados à natureza e pesca esportiva.

 

Para o prefeito de Dianópolis, José Salomão, a apresentação do projeto para as obras de construção do píer é um marco na história da região. “Vamos colher os frutos desse momento no futuro, com o aumento do fluxo turístico, de investimentos e do emprego e renda”, afirmou o gestor.

 

Já o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, está é apenas a primeira etapa de expansão das atividades do lago. “Por meio do uso múltiplo e a infraestrutura adequada, vamos conectar toda a beleza natural com projetos que poderão ser pensados pelo Governo, com a Adetuc, os prefeitos e a comunidade”, ressaltou ao mencionar a socialização do lago.

 

O superintendente de Irrigação da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Marcus Carlos, frisou que o desenvolvimento turístico da região é uma demanda relevante e que a ampliação do uso do lago está sendo pensada respeitando todas as questões ambientais. “Tivemos todo o cuidado com a sanidade ambiental, mas buscando alavancar o turismo na região entre outros projetos que poderão ser aplicados com o uso múltiplo”, completou.

 

Fotos: Henrique Lopes / Governo do Tocantins 

 

Ao avaliar o projeto, que visa construir uma infraestrutura turística no local, o presidente da Adetuc Jairo Mariano revelou que uma das preocupações do Governador Mauro Carlesse é fazer com que a região de Serra dos Lagos, onde o projeto será implantado, tenha uma visibilidade maior no turismo. “Estamos apostando em Serras Gerais, com projetos que irão fortalecer o turismo e toda a sua cadeia produtiva. Hoje, este projeto faz com que mais investidores e turistas olhem para essa região e vejam ela como um lugar a ser descoberto dentro do Estado do Tocantins”, revelou Jairo Mariano.

 

Na oportunidade, o presidente da Adetuc, também explanou sobre o projeto de sinalização turística da região de Serras Gerais e ouviu as demandas dos representantes do trade turístico, gestores e vereadores para ações de melhoria do fluxo de visitantes na região. “Temos trabalhado firme para desenvolver e ordenar a região de Serras Gerais, a contrapartida da Adetuc e do Governo do Tocantins é fazer melhorias na infraestrutura, no ordenamento e assim, com os gestores, vamos impulsionando o turismo nas cidades dessa região”, completou Jairo Mariano.

 

Participação

 

A apresentação do projeto da construção do píer e da praia do lago, que terá uso expandido para outras atividades, contou com a participação do presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Aleandro Lacerda, prefeito de Dianópolis, José Salomão, técnicos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e do gabinete do deputado estadual Ricardo Ayres, vereadores, empresários e representantes dos agricultores do projeto de irrigação de Dianópolis.

 Gustavo Messina/MTur

Em Brasília, Jairo Mariano apresenta demandas ao Ministério do Turismo para o desenvolvimento das regiões turísticas do Tocantins

Da Redação e Ascom Adetuc

 

 

Com objetivo de fomentar o desenvolvimento do turismo no Tocantins, Jairo Mariano leva demandas ao Ministério do Turismo. 

 

 

O atendimento de demandas urgentes para o desenvolvimento e avanço do turismo no Estado do Tocantins tem sido uma das prioridades do atual presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano, que esteve durante esta quarta-feira, 03, cumprindo agenda institucional em Brasília, junto ao Ministério do Turismo. 

 

Em reunião com o ministro do turismo Gilson Machado e o chefe de gabinete Hercy Ayres, Jairo Mariano apresentou as principais açōes a serem implementadas para o fortalecimento do turismo nas sete regiões turísticas do Estado do Tocantins, que compreendem Ilha do Bananal, Serras Gerais, Serras e Lagos, Encantos do Jalapão, Lagos e Praias do Cantão, Bico do Papagaio e Vale dos Grandes Rios.

 

Entre as solicitações feitas pelo presidente da Adetuc, está a disponibilização de recursos para implantação da sinalização turísticas nas regiões e de obras de pavimentação da rodovia TO-247, uma das principais vias de acesso à região do Jalapão. 

 

Com sinal favorável do Governo Federal para atendimento das ações, Jairo Mariano avaliou a parceria com o Ministério do Turismo como determinante para o impulsionamento do turismo em todo o Estado.  “Foram diálogos muito positivos e que irão estreitar o laço entre o Governo do Estado, por meio da Adetuc, com o Ministério do Turismo. Nosso objetivo principal é consolidar o Tocantins como um dos principais roteiros brasileiros e, assim, fomentar o fortalecimento da economia local, principalmente após este cenário pandêmico que impactou o turismo mundial”, ressaltou Jairo Mariano ao mencionar a determinação do Governador Mauro Carlesse para as ações de turismo sejam efetivas e prioritárias.  

 

Já o ministro Gilson Machado frisou a relevância do Tocantins para o cenário turístico nacional e o apoio do Governo Federal para as ações que buscam o fortalecimento do turismo e de toda a sua cadeia produtiva. 

 

Fotos por: Gustavo Messina/MTur

Governador Mauro Carlesse lança guias de pesca esportiva e de observação de aves e portais de informação

Governador Mauro Carlesse lança guias de pesca esportiva e de observação de aves e portais de informação

 

 

 Presidente da Adetuc, Jairo Mariano, fez a apresentação oficial dos portais e entrega dos guias ao Governador, nesta segunda.

 

 

A partir de agora, viajantes em geral e amantes da pesca esportiva e da observação de aves terão acesso detalhado às informações turísticas sobre o Tocantins. O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) lançou o Guia da Pesca Esportiva, o Guia Prático de Observações de Aves, o portal do Observatório do Turismo e o site promocional do Estado.

 

O lançamento oficial ocorreu nesta segunda, 10, no Gabinete do Governador, no Palácio Araguaia, aproveitando duas datas importantes marcadas no calendário do setor, o Dia Nacional do Turismo (8 de maio) e o Dia Nacional do Guia de Turismo (10 de maio). Na ocasião, também ocorreu a entrega simbólica das carteiras dos condutores de pesca esportiva e de observação de aves do Estado.

 

"Disponibilizar os guias ao público, bem como atualizar os dados relativos às nossas regiões turísticas, para ampliar o acesso a informação e facilitar a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor, é um compromisso da gestão Mauro Carlesse", ressalta o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

 

A apresentação contou com a participação do vice-governador Wanderlei Barbosa, da deputada estadual Cláudia Lelis, do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Estado do Tocantins (Abav/TO) e também do Conselho Empresarial do Turismo (Cetur), Marcelo Perim, do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO), Ana Paula Setti, do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), Marcos Koche, além de representantes dos condutores de pesca, Héber Vieira Tavares (Madruga) e Jeová Lima Souza (Barba).

 

Observatório

 

A iniciativa tem como objetivo sistematizar o retrato da economia do turismo regional, dividido por segmentos e atividades, e facilitará o planejamento e gestão pública e privada da atividade turística. A plataforma foi elaborada a partir das melhores práticas nacionais e internacionais de observatórios do setor, reunindo estudos, boletins, notícias e informações relativas ao turismo.

 

Desenvolvido com recursos do Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), o Observatório do Turismo reúne dados coletados por meio de instituições públicas e privadas. O site observatorio.turismo.to.gov.br terá alimentação constante. "A partir de agora, contaremos com uma base sólida de informações para o monitoramento estratégico e sistemático da atividade turística no Estado do Tocantins", comemora o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

 

“Esta é uma iniciativa fundamental para nós, tudo que é relacionado ao turismo, mesmo estando na pandemia, deve ser preparado para o futuro”, ressalta o governador Mauro Carlesse, ao lembrar que os guias e sites apresentados são uma alternativa para os turistas, e colaboram com o fortalecimento da economia local. “O Estado tem muita coisa a ser apresentada”, enfatiza.

 

Site promocional

 

A atualização do site promocional de Turismo do Estado (turismo.to.gov.br), foi realizada pela equipe de Comunicação da Adetuc, com apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Turismo. Além de renovar as informações das sete regiões turísticas (Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Praias e Lagos do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios) e seus municípios que compõem o Mapa do Turismo, o site ampliou o leque de informações adicionais sobre a história do Estado, sua cultura, economia criativa, eventos e negócios. O site deixou de ser alimentado na gestão anterior.

 

Pesca esportiva

 

O Guia de Pesca Esportiva é fruto de trabalho realizado ao longo de um ano, com recursos do Banco Mundial, via PDRIS, através do projeto “Plano Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva no Estado do Tocantins”.

 

Além do guia impresso, o projeto envolveu mapeamento, famtour com empresas e jornalistas especializados e oficinas de capacitação dos condutores, que agora estarão credenciados a atuar com as carteirinhas emitidas pela Adetuc, conforme portaria conjunta com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

Observação de aves

 

O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves do mundo, com cerca de 1.670 espécies. Somente o cerrado possui 837 espécies, além de representar a segunda maior região ecológica do Brasil, cobrindo 20% do seu território. Neste cenário, o Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching, é uma das apostas do Governo do Estado para atrair visitantes com perfil de interesse em áreas propícias ao isolamento social.

 

O projeto também foi desenvolvido com recursos do PDRIS e envolveu mapeamento de áreas e espécies, oficinas de qualificação de condutores, que também receberão suas carteirinhas, além da elaboração do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins.

 

“A importância dos guias está em ampliar a experiência do turista no destino. Além disso, o condutor poderá ajustar o seu roteiro a partir dos seus conhecimentos e das informações técnicas, caso seja necessário”, explica a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

 

 

 

 

 

 

Foto: Henrique Lopes / Governo do Tocantins

Apresentação contou com membro de outras secretarias do ministério. Crédito: Erasmo Salomão/MTur

MTur apresenta projeto para impulsionar o turismo na Região Amazônica

Da Redação e Ascom MTur

 

Ações devem estruturar o turismo do Tapajós, no Pará, que movimenta mais de R$ 720 milhões com o setor

O Ministério do Turismo apresentou nesta semana um projeto de estruturação da região turística do Baixo Tapajós, localizada no Pará. A proposta é que sejam realizadas ações para a atração de investimentos, parcerias e concessões à iniciativa privada de alguns atrativos da rota para impulsionar o turismo local e ser a porta de entrada do turismo na Amazônia. Além de Alter do Chão, o território possui outros atrativos, tais como a Floresta Encantada, Belterra - que se prepara para ganhar o primeiro Museu de Ciências da Amazônia (MuCA) - e a Vila Americana, um dos mais importantes pontos para o turismo de experiência no Brasil.

Durante a apresentação do projeto às demais secretarias do MTur, o Secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, destacou o grande potencial turístico da região e convidou as diversas áreas da Pasta a construir um projeto integrado. “O local conta com uma combinação única entre atrativos: sol, praia, ecologia, gastronomia, cultura, esporte e bioeconomia para a atração de turistas estrangeiros e nacionais. Apresentamos este projeto para que cada um veja como pode contribuir respectivamente com a sua área de atuação”, pontuou.

Entre as propostas, está a estruturação do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, para que possa receber voos internacionais; verificar a possibilidade de instalação de um terminal de cruzeiros marítimos; e melhorar os acessos entre os atrativos e a conexão com a internet. Além disso, a Pasta intenciona realizar o mapeamento do mercado turístico, fomentar o desenvolvimento da Vila Americana e buscar investidores para a região. A expectativa é de que, em breve, uma equipe do governo Bolsonaro realize uma nova visita técnica ao local.

O desenvolvimento do projeto conta também com ações realizadas pelo MuCA para inclusão de crianças e jovens moradores da região através de atividades de fomento à educação empreendedora na bioeconomia por meio do Turismo, Cadeias Produtivas e da Ciência.

Além do Turismo e Cultura (Iphan e Ibram), o projeto envolverá outros órgãos federais, como os Ministérios da Infraestrutura, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e o da Mulher, Família e Direitos Humanos e o BNDES. Ao todo, o estado do Pará atrai cerca de 1 milhão de turistas por ano, que movimentam cerca de R$ 720 milhões no estado, gerando emprego e renda à população.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 
Parceria entre Tocantins e Maranhão disponibilizará  rota integrada  para turístas

Parceria entre Tocantins e Maranhão disponibilizará rota integrada para turístas

 

Da Redação e Ascom Adetuc

 Estruturação de rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas viabilizará conexão turística entre Estados. 

 

A integração entre roteiros turísticos que garantam contato com a natureza, aventura e experiências culturais, já promovida por algumas agências de receptivo, tem sido uma das apostas da Secretaria de Estado de Turismo (Setur/MA) e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc/TO) para dois importantes roteiros turísticos dos Estados do Tocantins e Maranhão.

A estruturação de uma rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas foi a pauta de uma reunião ocorrida nesta, segunda-feira, 03 de maio, que contou com a participação do secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, do presidente da Adetuc, Jairo Mariano, do superintendente da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) da Chapada das Mesas, Beto Kelnner, da superintendente de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, além de técnicos dos dois Estados. 

A proposta, que visa fomentar ações para o desenvolvimento do Turismo nos Estados que fazem divisa, tem sido vista com a oportunidade de fortalecer as regiões durante a retomada do turismo.

“Eu aposto muito nesse produto e nessa parceria pois entendemos que já há uma demanda natural precisando, apenas, de algumas intervenções e melhorias para ficar mais estruturada. Sabemos que as pessoas irão procurar o ecoturismo, o turismo de aventura, e ter várias opções ao ar livre é um diferencial de mercado, principalmente por ser um produto onde o turista irá desfrutar de forma segura e personalizada”, frisou o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior.

Ao todo, o novo roteiro turístico contempla 690 km, com uma variedade de atrativos naturais, além de acessos facilitados feitos pelo aeroportos de Imperatriz e Palmas. 

Entre os atrativos que podem ser visitados no roteiro integrado, que garante um contato direto com a natureza, estão cachoeiras, fervedouros, dunas e lugares com águas cristalinas e de tonalidade azuis extraordinárias. 

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, reforçou a importância das parcerias para o fortalecimento do turismo em todo o país, principalmente, na formatação de produtos inovadores que irão melhorar a performance das regiões turistas durante a retomada. 

“Nós já temos produtos solidificados e precisamos inovar nas experiências que eles proporcionam aos visitantes. Está, mais do que nunca, é a hora dos Estados se unirem para impulsionar a retomada do turismo e inovar em produtos que irão atrair pessoas e, consequentemente, impactar na economia e no desenvolvimento regional”, completou ao mencionar o interesse do Governo do Tocantins, em firmar parcerias que viabilizem o crescimento do Turismo. 

Jalapão e Chapada das Mesas

Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão está localizado em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas. Dentre os principais atrativos do Parque do Jalapão estão a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, as dunas, o Fervedouro, o Povoado Mumbuca, a Prainha da Cachoeira Velha, a Serra do Espírito Santo, o Rio Novo e a prática de rafting.

O Polo Turístico da Chapada das Mesas, composto por 12 municípios, recebe milhares de turistas todos os anos, principalmente no período que vai de junho a outubro. As cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina, com temperaturas amenas em torno de 22° C, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o local.

As cachoeiras de São Romão e a Cachoeira da Prata se destacam por sua grandeza e o poço azul e o encanto azul pelo tom azulado de suas águas mas outras atrações como o trekking até o Morro das Figuras, o portal da Chapada e as trilhas ecológicas com inscrições rupestres como a que leva até o Morro do Chapéu não deixam nada a desejar no quesito aventura. 

Adetuc e Abav alinham parcerias para reaquecimento do turismo local e congresso naciona

Adetuc e Abav alinham parcerias para reaquecimento do turismo local e congresso naciona

 

Da Redação e Ascom Adetuc

 

 Jairo Mariano recebeu o vice-presidente da entidade, Rodolfo Ferreira.

 

O apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) junto à Agência de Fomento para viabilizar linhas de crédito simplificadas, bem como o contato com as empresas aéreas que atuam no Estado, para impedir a redução de voos. Estes foram os dois principais pleitos da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Estado do Tocantins (Abav), em reunião realizada nesta sexta, 12, entre o vice-presidente da entidade, Rodolfo Ferreira, e o presidente da Pasta, Jairo Mariano.

Rodolfo lembrou que as dificuldades enfrentadas pelo setor vão além da pandemia e já somam dois anos, mas enfatizou que o setor está otimista e a Abav Tocantins tem trabalhado na elaboração de projetos, entre eles a repetição de parceria público-privada que levou a maior participação tocantinense a uma edição do Congresso da Abav, em 2019.

“Ano passado o Congresso foi virtual, em 2021 teremos um Congresso misto e oferecemos nossa parceria para levar uma grande caravana e um estande digno do Estado a São Paulo”, disse o vice-presidente, lembrando que o evento está previsto para ocorrer entre 29 de setembro e 1º de outubro.

O presidente da Adetuc confirmou a disposição do Estado em atender todas as demandas que estiverem ao alcance. “O governador Mauro Carlesse é totalmente sensível a situação dos empresários do setor, e estamos abertos a receber sugestões para aprimorar nosso trabalho”, ressaltou Jairo Mariano ao convidar a Abav Tocantins para participar de uma visita à Região das Serras Gerais. “Consideramos que esta é mais uma boa oportunidade para as agências de turismo atuarem em parceria com os receptivos locais”, ressaltou.

 

Rodolfo Ferreira e Jairo Mariano alinharam parcerias entre Abav e Adetuc

Foto: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Taquaruçu: bombeiros militares fazem buscas por jovem que se afogou em cachoeira

Taquaruçu: bombeiros militares fazem buscas por jovem que se afogou em cachoeira

 

Da Redação e Ascom Corpo de Bombeiros

 

Bombeiros militares retomaram na manhã desta segunda-feira, 12, a operação de buscas a um jovem que está desaparecido numa cacheira no Distrito de Taquaruçu, cerca de 30km de Palmas. Jânio Cândido da Silva, 33 anos, era casado e pai de quatro filhos. Ele trabalhava na propriedade onde ele se afogou.

 

O rapaz estava se divertindo numa queda de água, domingo, 11, por volta das 16h, no curso do Ribeirão Taquaruçu que passa pelo sítio onde ele trabalhava. Em determinado momento, segundo informações, Jânio teria escorregado de uma pedra e caído num fosso que é o encontro de duas cabeceiras de água, com mais de três metros de profundidade.

 

Testemunhas disseram que Jânio pode estar preso entre as pedras, já que o local é cheio de correntezas e muitas rochas. Após cair no local, ele não mais foi visto.

 

A Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), está com cinco mergulhadores no local, onde a operação montada tenta encontrar o corpo de Jânio. Até uma máquina da secretaria de estado de Infraestrutura auxilia nos trabalhos.

 

Jânio Cândido morava em Conceição do Araguaia.

 

Crédito da Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

 

- Buscas são feitas por mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar desde domingo à tarde

 

Diretoria da Abrajet visita presidente da Adetuc para estreitar relações e apresentar projetos voltados ao Turismo

Diretoria da Abrajet visita presidente da Adetuc para estreitar relações e apresentar projetos voltados ao Turismo

 

Da Redação e Ascom Adetuc

 

Jairo Mariano sinalizou pela assinatura de um Termo de Cooperação institucional.

 

O presidente Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu a visita da diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional Tocantins (Abrajet/TO). O encontro teve como objetivo desejar boas-vindas ao novo gestor da Pasta, além buscar aproximação institucional e apresentar os projetos da entidade.

Na visita, estiveram presentes, além da presidente da (Abrajet/TO), Seleucia Fontes, a diretora de Projetos Especiais Suzana Barros; o diretor de Assuntos Jurídicos Penaforte Dias; a ex-presidente Arlete Carvalho.

Segundo a presidente da entidade, o desenvolvimento de regiões com potencialidade de atração de visitantes depende de um esforço conjunto entre Poder Público, entidades e iniciativas privadas. “A Abrajet Tocantins tem um histórico com quase 30 anos de contribuição com a divulgação turística, e consideramos nossa colaboração fundamental neste momento de retomada”, ressaltou.

Na ocasião, a diretora de Projetos Especiais apresentou ao presidente os detalhes do projeto Caravana do Turismo e defendeu o apoio da pasta para a viabilidade de um prêmio de jornalismo voltado para o tema. “Temos certeza que estes dois projetos poderão trazer grande visibilidade aos nossos destinos”, pontuou Suzana Barros.

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, pontuou a importância das alianças estratégicas com as entidades do trade e ressaltou que a atividade turística é importantíssima para o Estado, especialmente para os pequenos municípios. “Prestaremos apoio aos projetos da entidade, levarei as demandas para conhecimento do governador Mauro Carlesse. Nesse sentido, iremos elaborar um Termo de Cooperação para viabilizar os projetos da Abrajet”, garantiu Mariano.

Em atividade desde 1992, a Abrajet/TO tem como objetivo divulgar e incentivar o turismo do Tocantins, a fim de promover atividades, eventos e o intercâmbio de experiências que exaltam e divulguem o turismo dentro e fora do Estado.

 

Adetuc e secretarias de turismo do norte do país se unem para criar roteiros amazônicos integrados com foco na pesca esportiva

Adetuc e secretarias de turismo do norte do país se unem para criar roteiros amazônicos integrados com foco na pesca esportiva

 

Da Redação e Ascom Adetuc

 

Secretários de turismo dos Estados da Amazônia visam integrar roteiros com base na pesca esportiva e propõe ação para fortalecimento do turismo no norte do país. 

 

A parceria entre os Estados da Amazônia Legal para o fortalecimento do turismo e a construção de ações integradas a serem coordenadas pelos atores do desenvolvimento em suas regiões foi pauta de reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, 05, que contou com a participação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano.

O momento, que reuniu secretários de turismo da região norte do país, buscou alternativas para a inclusão dos produtos turísticos divulgados individualmente pelos Estados em uma proposta de integração para o fortalecimento da Amazônia Legal, com o objetivo de unir roteiros com perfis turísticos similares e, assim, elevar a atração de turistas nacionais e internacionais.

Dentre os produtos turísticos que devem ser impulsionados com a integração dos roteiros amazônicos está a pesca esportiva, um segmento que proporciona, aos turistas, grandes emoções e um contato direto com a natureza, propiciando uma aproximação também de outros segmentos como turismo rural, etnoturismo, turismo de experiência e turismo de aventura, com um grande impacto na economia local. 

Já as ações de promoção a serem realizadas pelos gestores contemplam a criação de um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada Estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o governo do Tocantins, através do governador Mauro Carlesse, tem incentivado o diálogo e a união entre os Estados para o fortalecimento do turismo em toda a região amazônica. “Turismo é um setor estratégico para as cadeias produtivas dentro dos Estados da nossa região. Com esse diálogo entre os estados do Norte, temos em mãos um momento para estruturar as nossas ferramentas de atuação frente ao turismo e mostrar a sua importância para o desenvolvimento das nossas cidades, da região e de todo o país”, declarou Jairo Mariano ao parabenizar a união entre os gestores.

 

Novas Ações

Entre as ações pactuadas entre os estados durante a reunião e que devem ser executadas pelos gestores está a construir uma agenda de produção de informações para compartilhamento entre os estados visando a integração de conteúdo promocional para peças publicitárias; Propor um calendário de eventos híbridos (presencial e virtual) da região para lançar os segmentos prioritários em cada Estado e à elaboração da Carta Turismo na Amazônia – Roteiros Amazônicos Integrados pelos Secretários de Turismo da Região Norte. 

 

Participantes

A reunião contou com a participação da  superintendente do Turismo, Maria Antônia Valadares, do Superintendente Estadual de Turismo de Rondônia Gilvan Pereira Júnior, o Diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito e o Secretário de Estado de Turismo do Pará André Orengel Dias, além de técnicos das pastas de turismo dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia,  Roraima e Tocantins. 

Nova produção audiovisual trará Adriane Galisteu ao Jalapão

Nova produção audiovisual trará Adriane Galisteu ao Jalapão

 

Da Redação e Ascom Adetuc

 

 O projeto do filme RSVP Jalapão também envolve capacitação de mão-de-obra local.

 

  

O cineasta Rony Guilherme, acompanhado do operador de turismo Alex Paulo (Jalapão Extremo), esteve nesta segunda, 8, com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, para apresentar o filme RSVP Jalapão.

A produção será filmada em 2021, sendo que quase 70% de suas locações encontram-se em Mateiros e Palmas, e as demais em São Paulo. O elenco principal traz os atores Jarbas Homem de Mello, Adriane Galisteu, Walter Breda, Maximiliana Reis e Cristtina Freitas. O tema central é a Síndrome de Burnout, distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema.

A abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît é uma expressão francesa que significa "Responda por favor". Segundo Rony, a obra se volta para a região turística mais famosa do Tocantins e uma das mais belas do Brasil como um refúgio à vida estressante dos grandes centros urbanos.

Além de trazer uma nova produção audiovisual ao Jalapão e a Palmas, o diretor explicou a Jairo Mariano que o projeto envolve capacitação técnica, por meio de workshops para costureiras de Mateiros, que farão o figurino, e jovens da Capital, que terão aulas de direção, desenvolvimento de roteiro, edição, fotografia. Rony revelou que o mesmo trabalho foi desenvolvido na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), com ótimo retorno. Lembrou ainda que o filme será distribuído em países como Itália, Espanha, Portugal e China.

 

“Nosso interesse é promover e divulgar o Estado”, enfatizou Jairo Mariano, ressaltando que a proposta de qualificação de mão de obra certamente será bem recebida pelo governador Mauro Carlesse, e que a Pasta está à disposição para colaborar com o sucesso do projeto.

 

A reunião foi acompanhada pela superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

 

 

Legenda:

Jairo Mariano (e) recebeu Rony Guilherme (c) e o empresário Alex Paulo

Image

To em Foco foi criado com a missão de fomentar a produção e a disseminação de conhecimentos relacionados com a Cultura, Turismo e Natureza, objetivando a troca de informações, a reflexão e o debate, promovendo assim o desenvolvimento social. Protagonizado pela tocantinense Núbia Dourado o portal de notícias, visa promover projetos e ações culturais, valorizando a cultura regional e costumes tradicionais, como música, culinária, danças e romarias.
Nossos contatos:   (63) 991145171  [email protected]

Desenvolvido por Barco Digital

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.