Edital do Instituto Localiza fomenta projetos de inclusão social de jovens

Com o objetivo de impulsionar as iniciativas voltadas para inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Instituto Localiza está com inscrições abertas para o 2º Edital Juventude em Movimento. O objetivo é selecionar e apoiar 22 projetos em todo o Brasil, com um investimento total de R$ 2,5 milhões, direcionados a iniciativas para ajudar jovens entre 15 e 29 anos a buscarem novos caminhos profissionais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de janeiro de 2024, às 18 horas, no site. Os projetos, que devem ser inscritos e executados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, serão divididos em três categorias: “Reconhecer”, para iniciativas consolidadas a nível nacional; “Qualificar”, para propostas com metodologias comprovadas e inovadoras que precisam de recursos para serem alavancadas; e “Impulsionar”, destinado a iniciativas em estágio inicial ou em execução com bom potencial de impacto. Entre os requisitos necessários aos projetos está a ênfase à capacitação técnica e educação profissional, com foco em iniciativas da economia criativa ou do ecossistema de mobilidade (turismo, tecnologias, cultura, novas mídias, design e cadeia automotiva). O Instituto Localiza dará prioridade aos projetos realizados em territórios com alto maiores índices de vulnerabilidade juvenil, como os estados com altas taxas de homicídios e desocupação dos jovens, e baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Ensino Médio. Serão considerados diferenciais os projetos que possuam ações específicas para grupos como mulheres, comunidade LGBTI+, pessoas com deficiência, pessoas negras, populações originárias e tradicionais, além de pessoas migrantes ou em situação de refúgio. Como novidade nesta edição, o Instituto Localiza oferecerá uma oficina de capacitação gratuita e online, visando auxiliar as organizações na formatação de projetos alinhados com o edital. Esta formação acontecerá em janeiro, com datas a serem divulgadas nos canais oficiais do Instituto Localiza e da Prosas. A participação é opcional, mas recomendada para melhor preparação dos projetos. O Instituto Localiza nasceu para impulsionar a transformação social, apoiando projetos que facilitem o acesso ao ensino e que fomentem o empreendedorismo em comunidades onde a Localiza&Co está presente. A iniciativa de fomento de projetos sociais via edital alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda ONU, especificamente as metas ligadas a redução de desigualdades e parcerias e meios de implementação (ODS 10 E 17).

Foto: Adobe Stock.

Com o objetivo de impulsionar as iniciativas voltadas para inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Instituto Localiza está com inscrições abertas para o 2º Edital Juventude em Movimento. O objetivo é selecionar e apoiar 22 projetos em todo o Brasil, com um investimento total de R$ 2,5 milhões, direcionados a iniciativas para ajudar jovens entre 15 e 29 anos a buscarem novos caminhos profissionais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de janeiro de 2024, às 18 horas, no site.

Os projetos, que devem ser inscritos e executados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, serão divididos em três categorias: “Reconhecer”, para iniciativas consolidadas a nível nacional; “Qualificar”, para propostas com metodologias comprovadas e inovadoras que precisam de recursos para serem alavancadas; e “Impulsionar”, destinado a iniciativas em estágio inicial ou em execução com bom potencial de impacto.

Entre os requisitos necessários aos projetos está a ênfase à capacitação técnica e educação profissional, com foco em iniciativas da economia criativa ou do ecossistema de mobilidade (turismo, tecnologias, cultura, novas mídias, design e cadeia automotiva).

O Instituto Localiza dará prioridade aos projetos realizados em territórios com alto maiores índices de vulnerabilidade juvenil, como os estados com altas taxas de homicídios e desocupação dos jovens, e baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Ensino Médio. Serão considerados diferenciais os projetos que possuam ações específicas para grupos como mulheres, comunidade LGBTI+, pessoas com deficiência, pessoas negras, populações originárias e tradicionais, além de pessoas migrantes ou em situação de refúgio.

Como novidade nesta edição, o Instituto Localiza oferecerá uma oficina de capacitação gratuita e online, visando auxiliar as organizações na formatação de projetos alinhados com o edital. Esta formação acontecerá em janeiro, com datas a serem divulgadas nos canais oficiais do Instituto Localiza e da Prosas. A participação é opcional, mas recomendada para melhor preparação dos projetos.

O Instituto Localiza nasceu para impulsionar a transformação social, apoiando projetos que facilitem o acesso ao ensino e que fomentem o empreendedorismo em comunidades onde a Localiza&Co está presente. A iniciativa de fomento de projetos sociais via edital alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda ONU, especificamente as metas ligadas a redução de desigualdades e parcerias e meios de implementação (ODS 10 E 17).

Sair da versão mobile