Maior feira do agronegócio da Região Norte atraiu mais de 192 mil visitantes e consolidou o Tocantins como referência no setor
A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) encerrou neste sábado, 17, sua 25ª edição com números históricos: foram R$ 5,07 bilhões em negócios movimentados e um público de 192 mil visitantes ao longo dos cinco dias de programação, realizados no Parque Agrotecnológico Mauro Mendanha, em Palmas.
Com o tema “AgroEvolução”, a edição comemorativa reafirmou o protagonismo do Tocantins no cenário nacional do agronegócio, reunindo mais de 1,1 mil expositores, entre empresas de tecnologia agrícola, produtores, startups, instituições de ensino e pesquisa.
“Essa é a imagem do Tocantins que dá certo. A Agrotins movimenta a economia, abre espaço para todos os produtores e mostra a força do nosso agronegócio”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
A feira apresentou inovações como drones de pulverização, energia solar, softwares de gestão rural e sistemas automatizados, além de impulsionar a agricultura familiar, com produtos certificados por selos como o SIM, Susaf/TO, SIF e Senaf.
Capacitação e cultura
A programação técnica foi outro ponto forte da Agrotins 2025, com mais de 100 palestras, oficinas e painéis, que capacitaram 9.660 participantes. Além do caráter econômico e educacional, a feira também valorizou a cultura regional com apresentações folclóricas, cavalhadas, torneio leiteiro e a tradicional Cozinha Show, que trouxe pratos típicos do Cerrado.
Estrutura modernizada
A edição dos 25 anos também marcou a entrega da nova infraestrutura do parque, que recebeu pavimentação completa, nova iluminação, banheiros reformados, sinalização moderna e um píer às margens do lago, oferecendo uma nova via de acesso ao evento. O Ponto de Embarque e Atracação de Recanto (PEAR) passa a integrar o plano de desenvolvimento da piscicultura e turismo náutico no estado.
“A Agrotins é muito mais que uma feira. É um espaço de negócios, conhecimento e integração. A cada edição, ela acompanha o crescimento da agropecuária tocantinense”, afirmou o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
A Agrotins é promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro, com apoio da Sics, Adapec, Ruraltins, Fapt, Tocantins Parcerias e diversas entidades públicas e privadas do setor agropecuário.
Fonte: Secom Tocantins
DEIXE O SEU COMENTÁRIO