Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » AmazoniAtiva facilita venda de produtos e ativos da Amazônia
    Políticas Públicas

    AmazoniAtiva facilita venda de produtos e ativos da Amazônia

    Por Núbia Dourado10 de setembro de 20203 minutos de leitura
     

     

    AmazoniAtiva é uma iniciativa que defende e enaltece as riquezas naturais da região, desenvolvida pela BVRio para Rondônia, a plataforma foi estendida para ter produtos de toda a Amazônia Legal

    Inicialmente projetada como parte do projeto de governança climática, com o intuito de promover a bioeconomia da Amazônia e criar uma conexão direta entre produtores locais, investidores e mercado consumidor, a BVRio, desenvolveu a plataforma de produtos e ativos ambientais AmazoniAtiva, que antes atuava apenas em Rondônia e a partir desta quinta-feira (10), foi estendida para ter produtos de toda a Amazônia Legal.

    Como forma de valorizar e destacar a riqueza natural da região, a iniciativa facilita e amplia o desenvolvimento sustentável e promove pontes necessárias entre os empreendedores da Amazônia e os mercados preocupados com sustentabilidade, facilitando o acesso aos produtos por meio da vitrine online que respeitem a legislação ambiental e que contribuem para a redução do desmatamento da Amazônia.

    “Além das riquezas naturais já presentes, mostrar a região é um enorme privilégio. São móveis e utensílios feitos de madeira, peças artesanais feitas com látex, frutos, sementes e fibras, polpas de frutas, cafés, óleos essenciais, resinas naturais, cosméticos naturais, fitoterápicos e muitos outros produtos. Nossa proposta é valorizar a produção com sustentabilidade e preservação da cultura local”, aponta Luiza Montoya, coordenadora de Projetos da BVRio.

     

    Confira no link!

     

    Já são mais de 40 empreendimentos parceiros, na sua maioria grupos comunitários e familiares. Polpas de frutas, cafés, cosméticos, artesanatos, sementes, óleos e resinas são alguns dos produtos ofertados. “Queremos reafirmar e apoiar essa potência que é a Amazônia para todo o mundo, valorizando o trabalho dos povos indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, pequenos e médios empreendedores, agricultores familiares e lideranças femininas”, explica Montoya.

    Além de produtos, a plataforma é uma interface também para os diferentes ativos financeiros gerados na região. Os detentores de créditos de carbono, cotas de reserva ambiental, certificados de redução de emissões, créditos de logística reversa e outros tipos de instrumentos financeiros oriundos de serviços ambientais, têm na AmazoniAtiva uma oportunidade de encontrar investidores e apoiadores para suas iniciativas.

    O desenvolvimento do projeto contou com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e recursos da agência de cooperação internacional da Noruega (NORAD), por intermédio do PNUD e da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF, na sigla em inglês).

    Para o consumidor final, o contato será direto com os produtores, a partir do site da AmazoniAtiva. Já para os produtores interessados em incluir seus produtos, basta preencher o formulário e o termo de anuência disponíveis no site e aguardar o contato da equipe da BVRio.

    Fonte: Amazônia.org.br

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorBanco Central lança agenda de sustentabilidade ambiental
    Próximo artigo Com 171 dias sem trabalhar profissionais do setor de eventos fizeram manifestação nesta manhã de sexta-feira,11

    Leia Também

    Governador Wanderlei Barbosa destaca oportunidades de investimentos do acordo UE-Mercosul durante painel no Paraguai

    13 de março de 2026

    Governo do Tocantins lança primeiro curso técnico em mineração com 420 vagas para qualificação profissional

    9 de março de 2026

    Concurso da Educação já convocou mais de 4,5 mil profissionais no Tocantins

    7 de março de 2026

    Deputados acompanham governador em entrega de obras e premiação a professores em Porto Nacional

    6 de março de 2026

    Licença-paternidade de até 20 dias é aprovada no Senado

    4 de março de 2026

    Gurupi passa a contar com Casa da Mulher Tocantinense e amplia rede de proteção às mulheres

    27 de fevereiro de 2026
    Últimas Notícias

    9ª Mostra Sesc de Cinema está com inscrições abertas

    Por Núbia Dourado13 de março de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca oportunidades de investimentos do acordo UE-Mercosul durante painel no Paraguai

    13 de março de 2026

    Exposição “Manifesta – Aquarela Tradicional Tocantinense” valoriza cultura regional no Espaço Cultural de Palmas

    11 de março de 2026

    Cine Quebrada leva cinema gratuito e reflexão social para estudantes em Lajeado

    11 de março de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.