Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » AmazoniAtiva facilita venda de produtos e ativos da Amazônia
    Políticas Públicas

    AmazoniAtiva facilita venda de produtos e ativos da Amazônia

    Por Núbia Dourado10 de setembro de 20203 minutos de leitura
     

     

    AmazoniAtiva é uma iniciativa que defende e enaltece as riquezas naturais da região, desenvolvida pela BVRio para Rondônia, a plataforma foi estendida para ter produtos de toda a Amazônia Legal

    Inicialmente projetada como parte do projeto de governança climática, com o intuito de promover a bioeconomia da Amazônia e criar uma conexão direta entre produtores locais, investidores e mercado consumidor, a BVRio, desenvolveu a plataforma de produtos e ativos ambientais AmazoniAtiva, que antes atuava apenas em Rondônia e a partir desta quinta-feira (10), foi estendida para ter produtos de toda a Amazônia Legal.

    Como forma de valorizar e destacar a riqueza natural da região, a iniciativa facilita e amplia o desenvolvimento sustentável e promove pontes necessárias entre os empreendedores da Amazônia e os mercados preocupados com sustentabilidade, facilitando o acesso aos produtos por meio da vitrine online que respeitem a legislação ambiental e que contribuem para a redução do desmatamento da Amazônia.

    “Além das riquezas naturais já presentes, mostrar a região é um enorme privilégio. São móveis e utensílios feitos de madeira, peças artesanais feitas com látex, frutos, sementes e fibras, polpas de frutas, cafés, óleos essenciais, resinas naturais, cosméticos naturais, fitoterápicos e muitos outros produtos. Nossa proposta é valorizar a produção com sustentabilidade e preservação da cultura local”, aponta Luiza Montoya, coordenadora de Projetos da BVRio.

     

    Confira no link!

     

    Já são mais de 40 empreendimentos parceiros, na sua maioria grupos comunitários e familiares. Polpas de frutas, cafés, cosméticos, artesanatos, sementes, óleos e resinas são alguns dos produtos ofertados. “Queremos reafirmar e apoiar essa potência que é a Amazônia para todo o mundo, valorizando o trabalho dos povos indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, pequenos e médios empreendedores, agricultores familiares e lideranças femininas”, explica Montoya.

    Além de produtos, a plataforma é uma interface também para os diferentes ativos financeiros gerados na região. Os detentores de créditos de carbono, cotas de reserva ambiental, certificados de redução de emissões, créditos de logística reversa e outros tipos de instrumentos financeiros oriundos de serviços ambientais, têm na AmazoniAtiva uma oportunidade de encontrar investidores e apoiadores para suas iniciativas.

    O desenvolvimento do projeto contou com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e recursos da agência de cooperação internacional da Noruega (NORAD), por intermédio do PNUD e da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF, na sigla em inglês).

    Para o consumidor final, o contato será direto com os produtores, a partir do site da AmazoniAtiva. Já para os produtores interessados em incluir seus produtos, basta preencher o formulário e o termo de anuência disponíveis no site e aguardar o contato da equipe da BVRio.

    Fonte: Amazônia.org.br

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorBanco Central lança agenda de sustentabilidade ambiental
    Próximo artigo Com 171 dias sem trabalhar profissionais do setor de eventos fizeram manifestação nesta manhã de sexta-feira,11

    Leia Também

    Investimentos impulsionam modernização de parques industriais e desenvolvimento econômico no Tocantins

    5 de junho de 2026

    Governo do Tocantins amplia implantação de Centros de Comércio Popular em todo o estado

    3 de junho de 2026

    Prefeitura de Palmas anuncia pacote de obras e investimentos em Taquaruçu

    2 de junho de 2026

    Caravana Vida de Mulher supera 16 mil atendimentos e amplia alcance no Tocantins

    30 de maio de 2026

    Escola indígena em Tocantínia receberá obras de reforma e ampliação com investimento de R$ 1,8 milhão

    26 de maio de 2026

    Pré-selecionados do Programa Pró-Moradia são convocados para próxima etapa em Palmas

    26 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Semeando Futuros: projeto amplia sustentabilidade financeira de mídias negras, indígenas e quilombolas

    Por Núbia Dourado7 de junho de 2026

    MovCEU leva cultura, tecnologia e mostra de cinema quilombola a São Félix do Tocantins

    6 de junho de 2026

    Governo do Tocantins e 13 municípios se unem para recuperar nascentes e áreas degradadas no sul do estado

    5 de junho de 2026

    Naturatins suspende visitação às Dunas do Jalapão para capacitação de brigadistas

    5 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.