Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Eletrodomésticos e eletrônicos em desuso poderão ser descartados em drive thru neste sábado, 18
    Políticas Públicas

    Eletrodomésticos e eletrônicos em desuso poderão ser descartados em drive thru neste sábado, 18

    Por Núbia Dourado15 de março de 20233 minutos de leitura
    Divulgação

    Descartar equipamentos antigos e sem uso muitas vezes se torna um problema doméstico. Muito material que poderia ser reaproveitado termina virando lixo, devido a pouca informação sobre reciclagem, coleta seletiva e logística reversa disponível ao cidadão brasileiro. Em Palmas, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com o Instituto Natura Vida (INA) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) fazem o recebimento desses resíduos e dão destinação correta, evitando sobrecarregar o aterro sanitário, orientando-se por critérios de sustentabilidade.

    Neste sentido, no próximo sábado, 18, os três parceiros irão realizar um serviço de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em que as pessoas poderão levar seus materiais pós-consumo. Os pontos de descartes funcionarão entre 9 e 17 horas, nas feiras da 304 Sul e do Jardim Aureny I.

    Logística Reversa

    No Brasil, a logística reversa é prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que dispõe sobre as obrigações de fabricantes de materiais potencialmente poluidores, determinando que devem ter um plano de recolhimento dos artigos após se tornarem defasados ou obsoletos. No entanto, muitos ainda não se adequaram à normativa, fato que faz com que as pessoas muitas vezes descartem eletrodomésticos e eletrônicos em geral no lixo comum.

    Porém, essas ações incorretas podem resultar em danos à saúde pública e ao meio ambiente, pois estes descartáveis, em sua maioria, possuem metais como o cobre, mercúrio, chumbo, níquel entre outros, que são poluentes tóxicos.

    Outras possibilidades

    Além de descartar o eletroeletrônico e o eletrodoméstico para reciclagem, outra forma de reaproveitar esses objetos é fazer a doação, quando eles ainda se encontrarem em condições de uso e estiverem só sendo trocados por modelos mais atuais. As doações podem ser feitas diretamente entre as pessoas, ou podem ser entregues a Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas, associações, dentre outros.

    Exemplos de objetos que precisam receber uma destinação sustentável estão televisões, geladeiras, fogões, fornos elétricos e microondas, liquidificador, máquinas fotográficas, impressoras, celulares, dentre outros.

    Como descartar?

    O descarte desse tipo de resíduo deve observar alguns cuidados, mesmo quando entregue em centrais de recebimento. No caso de haver algum material perfurante ou cortante é importante que sejam embalados de forma adequada e sinalizados como risco de acidentes para evitar que alguém se machuque. No caso das embalagens terem sido guardadas, poderão ser utilizadas para esse descarte. Inclusive, elas costumam ter informações sobre os centros de atendimento ao consumidor (CACs), onde é possível obter orientações dos cuidados de saúde, higiene e logística reversa.

    Fonte: Secom Palmas

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAção de conscientização sobre mudanças climáticas será realizada nesta quinta -feira,16 no Parque dos Povos Indígenas em Palmas
    Próximo artigo Oportunidade:SESI e SENAI selecionam intérprete de libras, técnico em eventos e consultor de mercado para Araguaína e Palmas

    Leia Também

    Governo do Tocantins investe mais de R$ 110 milhões em infraestrutura rodoviária em 2026

    4 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa inaugura primeira etapa da revitalização da Barragem Taboca I

    4 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa homologa concurso da Polícia Militar do Tocantins

    3 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega primeira sede própria da AEM-TO e fortalece defesa do consumidor

    3 de julho de 2026

    Governo do Tocantins lança rede de proteção e reforça combate à violência contra a mulher

    3 de julho de 2026

    Novo anel viário de Taquaruçu vai reforçar mobilidade e segurança na região

    3 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Cine Cultura estreia filme nacional de terror e divulga programação da semana

    Por Redação8 de julho de 2026

    Exposição Agropecuária de Almas fortalece negócios e impulsiona o desenvolvimento regional

    7 de julho de 2026

    Coletivo Coca-Cola Jovem oferece 10 mil vagas gratuitas para qualificação profissional em todo o país

    7 de julho de 2026

    Fundação Cultural de Palmas promove workshop gratuito de música clássica nesta terça-feira

    7 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.