Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Escola Thiago Barbosa instala sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica
    Políticas Públicas

    Escola Thiago Barbosa instala sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica

    Por Núbia Dourado11 de dezembro de 20202 minutos de leitura

     

     
    Da Redação e Ascom  Semed
     
     
    Devido à restrição de atividades presenciais causada pela pandemia, mas está gerando créditos que serão gastos no retorno das aulas

     
     
     
     

    A Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada no bairro Aureny II, é mais uma das unidades da Rede Municipal de Ensino que adota tecnologias sustentáveis em sua gestão. Já em pleno funcionamento, o sistema de produção de energia elétrica a partir da luz solar ainda não está sendo utilizado na escola devido à restrição de atividades presenciais causada pela pandemia, mas está gerando créditos que serão gastos no retorno das aulas.

     

    Trata-se de um sistema fotovoltaico conectado à rede da concessionária, o que dispensa a utilização de bateria. Após fornecer energia para o funcionamento dos diversos equipamentos da escola, o excedente de produção é injetado na rede de distribuição. Se houver uma demanda que ultrapasse a capacidade de geração do equipamento, a escola utilizará o fornecimento convencional normalmente.

     

    O projeto vem sendo estudado e viabilizado desde o ano passado, aprovado e homologado junto à concessionária local. São 124 placas de 340 watts que totalizam um sistema microgerador de 42,16 KW de potência, proporcionando uma geração aproximada de 4.800 KWh/mês. Nos meses de maior insolação pode ultrapassar os 5.500 KWh/mês, suficientes para atender os atuais 1020 alunos matriculados.

     

    O diretor da escola Othon Pinheiro considera que a implantação do sistema já é um legado sem precedentes para a unidade escolar, pois a economia financeira poderá ser convertida diretamente em investimentos na qualidade de ensino oferecido, como melhorias estruturais, climatização de salas de aula e aparelhamento escolar. “Todos serão beneficiados, servidores e alunos terão um ambiente muito mais favorável para desenvolver ainda mais suas práticas educacionais. Tecnologia e educação devem ser parceiras. Parabéns à gestão municipal por ter uma visão tão à frente e viabilizar este projeto”, finaliza.

     

    Investimento

    A implementação do sistema gerador de energia fotovoltaica na escola Thiago Barbosa consumiu recursos na ordem de R$ 215.000,00, sendo oriundos de emenda parlamentar de autoria do vereador Lúcio Campelo .

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela exibe vasta programação até dia 16
    Próximo artigo Cinthia Ribeiro e André Gomes são diplomados pela Justiça Eleitoral

    Leia Também

    Projeto de Libras fortalece inclusão e comunicação no Cmei Juscéia Garbelini

    20 de agosto de 2026

    ETI Cora Coralina oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres

    20 de agosto de 2026

    Fies 2026: Tocantins registrou 1,3 mil inscritos no segundo semestre

    3 de agosto de 2026

    Castração gratuita beneficia saúde dos animais e ajuda a combater o abandono em Palmas

    28 de julho de 2026

    Julho das Pretas destaca a luta por direitos e o combate à violência

    24 de julho de 2026

    Roda de conversa marca programação do Julho das Pretas nesta quinta-feira, 23

    22 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Atacadão inaugura nova unidade e reforça expansão em Araguaína

    Por Redação21 de agosto de 2026

    Órgãos municipais e parceiros alinham ações para o 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    21 de agosto de 2026

    Palmas recebe a 21ª edição da Palmas Shoes + Fashion com novidades do setor

    21 de agosto de 2026

    Aviação doméstica bate recorde e transporta 59 milhões de passageiros em 2026

    21 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.