Da redação e G1 Tocantins
O Governador Wanderlei Barbosa anunciou na tarde desta segunda-feira, 21, o fim da obrigatoriedade de máscaras em locais abertos no Tocantins. O anúncio ocorreu durante a solenidade dos novos alunos-soldados aprovados no Concurso Público da PMTO, na Praça dos Girassóis, em Palmas.
Durante o evento, o Governador não utilizou a máscara. Quase todos ficaram sem o item de proteção. No total, haviam 1000 alunos. Além disso, o evento contou com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar, Júlio Manoel da Silva, políticos, autoridades civis e militares, e familiares dos novos alunos-soldados.
“Não podemos fazer de conta e não enxergar o que está acontecendo. As pessoas já estavam abdicando [ao uso da máscara], aquelas que estão vacinadas, e nós vacinamos no estado 70% da população. Não tivemos mais óbitos ultimamente, o número de infecção diminuiu bastante. Então não vamos mais ficar o tempo todo usando a máscara enquanto o país não está mais usando”, justificou o governador
Wanderlei relatou ainda que nas próximas semanas pretende flexibilizar o uso da máscara em ambientes fechados. “Aqueles que não têm [comorbidade] podem tirar a máscara em lugares abertos. Inclusive, dentro de dez dias nós teremos um novo decreto para observar em lugares fechados.”
Vacinação
No estado tem 76,81% da população vacinada com a primeira dose contra Covid-19. O esquema vacinal completo é de 62,53%. Por outro lado, apenas 19,44% tomaram a dose de reforço, conforme os dados do Vacinômetro.
Outras cidades
Em Araguaína, norte do Estado, o item de proteção deixou de ser obrigatório no início do mês de março. Em Gurupi a prefeitura informou que continua obrigatório o uso de máscaras de proteção. (Com informações do G1 Tocantins)
DEIXE O SEU COMENTÁRIO