Ícone do site Tocantins em Foco

Governo do Tocantins fortalece a Ginástica Rítmica em Evento em Palmas com Atletas de Diversas Regiões do Brasil

Festival foi marcado pelas apresentações da ginasta Ana Luisa Passos, profissional que atuou na Seleção Brasileira individual juvenil em 2019 - Foto: Taianne Moreira/ Governo do Tocantins

Pela primeira vez na história do Estado, Palmas tornou-se palco da Copa Tocantins de Ginástica Rítmica, do Festival e da Clínica de Treinamento com profissionais renomados da modalidade. A integração, a promoção do desporto escolar e o fomento desse esporte, marcaram o evento promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju). A programação iniciou no dia 27 e encerrou neste domingo, 30, com a participação de mais de 100 atletas.

Durante o evento, o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins na promoção do desporto. “Estamos incentivando todas as modalidades e dessa forma, o nosso objetivo é proporcionar políticas públicas para crianças e jovens, por meio dos esportes. A Copa Tocantins de Ginástica Rítmica veio para fomentar ainda mais a economia do nosso Estado, com a participação de atletas, treinadoras e árbitros de varias partes do país”, declarou.

A jovem ginasta de 13 anos, Maria Clara Marques, representou o clube Sesi, do Distrito Federal, e destacou que a programação deixará legados para as ginastas. “A Copa Tocantins é uma competição muito importante pois tivemos a oportunidade de trocar experiências com atletas de outros estados, aprendendo mais. Além disso, é uma competição preparatória, a primeira da história do Tocantins, e foi uma oportunidade de nos deixar mais confiantes para outras apresentações”, reforçou.

Para fomentar a prática do esporte educacional, a programação contou ainda com as apresentações que definiram as campeãs do Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e as vagas para a etapa nacional. “Para mim será um grande prazer representar o meu colégio e o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros”, declarou a atleta Maria Júlia Martins, de 13 anos.

As competições da Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica reuniram premiações em dinheiro, troféus e medalhas, com participações de atletas do Tocantins, Bahia, Pará e Distrito Federal, nas categorias Pré-infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Juvenil (13 e 15 anos) e Adulta (acima de 16 anos). A programação teve como objetivos, promover valores como disciplina, trabalho em equipe, resiliência, autoconfiança e contribuir significativamente para a redução da ociosidade juvenil. Além disso, promoveu o desenvolvimento da modalidade e proporcionou a participação de atletas de outros estados, promovendo um intercâmbio de experiências e o crescimento da comunidade da ginástica brasileira.

O evento teve o apoio da da Ulbra Palmas, Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE), Federação Tocantinense de Ginástica (FTG), da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A equipe de arbitragem foi formada por profissionais do Pará, Distrito Federal, Tocantins e Espírito Santo.

Trocas de experiências

As ginastas e treinadoras da Copa Tocantins Estudantil de Ginástica Rítmica, participaram de uma Clínica de Treinamento com profissionais renomadas na modalidade, a atleta Ana Luísa Neiva e a treinadora Monika Queiroz. A programação contou com exercícios educativos e técnicos, roda de conversa sobre planejamento no sistema de preparação esportiva, discussões sobre o mercado de trabalho, experiências competitivas e pessoais na construção da carreira da ginasta, além de outras temáticas.

O Festival da modalidade foi marcado pelas apresentações da ginasta Ana Luisa Passos, profissional que atuou na Seleção Brasileira individual juvenil em 2019, com participações em mundiais na Rússia e no Japão. “Fiquei feliz por essa oportunidade de estar em um evento tão lindo que o Governo do Estado do Tocantins promoveu. Uma iniciativa muito bacana para passar os conhecimentos para as crianças e elas poderem se inspirarem cada vez mais e continuarem crescendo”, destacou a atleta que foi vice-campeã Pan-Americana por equipes em 2022, 3° lugar individual geral no Campeonato Sul-americano em 2023, 2° lugar no arco e 1ª por equipes.

A Clínica de Treinamento e o Festival possibilitaram a trocas de experiências. “Sempre um atleta vai ser um aluno, porque está em constante transformação para treinar, prosseguir, confiar e acreditar no seu potencial e em tudo aquilo que o cerca, a família, a escola, o clube, porque não existe nenhum campeão sem o suporte em toda a carreira”, reforçou a treinadora Monika Queiroz, única treinadora olímpica do Conjunto e Individual do continente americano, treinadora da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 e Lima, no Peru, em 2019. Também atuou como treinadora da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos em Pequim, em 2008, e no Rio de Janeiro/RJ, em 2016. Atualmente é presidente da Federação do Espírito Santo de Ginástica (FESG) e árbitra da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Sair da versão mobile