Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Governo do Tocantins lança o Programa AlimenTO e garante segurança alimentar a 7 mil famílias
    Políticas Públicas

    Governo do Tocantins lança o Programa AlimenTO e garante segurança alimentar a 7 mil famílias

    Por Núbia Dourado2 de setembro de 20254 minutos de leitura
    Governador Wanderlei Barbosa celebrou mais um avanço do Governo, com o programa que vai atuar no âmbito da segurança alimentar - Crédito: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

    Medida Provisória foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 1º de setembro

    Foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 1º de setembro, a Medida Provisória (MP) que institui o Programa de transferência de renda e segurança alimentar do Estado do Tocantins – Programa AlimenTO. A iniciativa tem como objetivo assegurar o acesso à alimentação adequada para famílias em situação de vulnerabilidade social e com renda insuficiente.

    O governador Wanderlei Barbosa celebrou mais um avanço do Governo, com o programa que vai atuar no âmbito da segurança alimentar. “Estamos colocando em prática um programa essencial, que atende famílias que mais precisam, especialmente, aquelas com crianças, idosos ou pessoas com deficiência. É uma ação de cuidado, justiça social e compromisso com a dignidade das pessoas”, afirmou.

    Sobre o Programa AlimenTO

    O programa tem como objetivo garantir segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade, com renda insuficiente para uma alimentação adequada. O benefício será destinado especialmente a famílias inscritas no Cadastro Único, com prioridade para aquelas com crianças de 0 a 6 anos e chefiadas por mulheres.

    A iniciativa garantirá a transferência de renda para 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade, abrangendo os 139 municípios do estado. Por meio da transferência direta de renda, via cartão social (Cartão AlimenTO), no valor de R$ 250 mensais, o programa prevê não só o acesso à alimentação, mas também o acompanhamento nutricional, o fortalecimento do  Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisan) e o desenvolvimento de ações socioeducativas sobre alimentação saudável.

    Os alimentos poderão ser adquiridos no comércio local credenciado, estimulando a economia da região e fortalecendo a agricultura familiar. O Cartão AlimenTO será entregue em breve, podendo ser recarregado mensalmente, inicialmente por 12 meses, período em que as famílias passarão por avaliação para verificar se ainda permanecem em situação de insegurança alimentar.

    O AlimenTO será executado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a  Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), por meio da Rede Cuidar.

    Para receber o benefício, a família deverá cumprir algumas condicionalidades, como manter crianças na escola com frequência mínima de 85%; manter a vacinação atualizada; realizar pré-natal; participar do monitoramento nutricional; estar inscrita no Cadastro Único; com renda per capita de até R$ 218. Os beneficiados serão acompanhados pela Agenda de Segurança Alimentar e Nutricional (Asan), que observará outros tópicos.

    A titular da Setas, Valderez Castelo Branco, destacou a relevância da política pública de segurança alimentar e reforçou a parceria entre as pastas do Governo do Tocantins, que permitirá beneficiar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do Programa. “O AlimenTO reafirma o compromisso do Governo do Tocantins, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, em fortalecer as políticas sociais e garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade. Integrado à Rede Cuidar, ele representa cuidado, acolhimento e esperança. Agradecemos de forma especial à primeira-dama Karynne Sotero, cuja dedicação e sensibilidade têm sido fundamentais para a construção de políticas que colocam as pessoas no centro das ações do estado”, destacou.

    O Programa tem parcerias com o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep); Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); Câmara Intersecretarial de Segurança alimentar e Nutricional (Caisan); Universidade Federal do Tocantins (UFT); e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

    Rede Cuidar

    A Rede Cuidar atua de forma integrada em eixos estratégicos como segurança alimentar, assistência social, habitação, educação, saúde, geração de emprego e renda, agricultura familiar, direitos humanos, esporte e lazer, segurança pública e desenvolvimento sustentável. Seus objetivos  são articular, fortalecer e aprimorar políticas públicas já existentes, além de propor novas iniciativas. A coordenação das atividades é realizada pelo Comitê Gestor de Proteção Social, composto por 21 membros titulares e suplentes, representantes de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, garantindo a governança e a continuidade das ações.

    Fonte: Secom Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorTocantins se destaca no Prêmio Sebrae Amazônia de Música com duas premiações
    Próximo artigo Núbia Dourado conduz preparativos da 12ª Semana Cultural do Jalapão em Novo Acordo

    Leia Também

    Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece participação feminina na gestão dos recursos hídricos

    20 de junho de 2026

    Governo do Tocantins avança na política de incentivo às rádios comunitárias

    20 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega título de área histórica e fortalece tradição religiosa em Dianópolis

    20 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa reforça segurança pública com entrega de equipamentos e inauguração de Sala de Situação

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa anuncia R$ 27 milhões em investimentos na saúde do Vale do Araguaia durante a entrega de novos leitos de UTI

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega primeiros apartamentos do Residencial Maria Rosa em Palmas

    18 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    Por Redação23 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.