A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participou na semana passada do 9º Congresso Internacional Freemind, um dos maiores eventos da América Latina sobre dependência e uso de álcool e outras drogas. O encontro ocorreu dos dias 29 de outubro a 1º de novembro, na Cidade de Serra Negra (SP), reunindo profissionais, acadêmicos, estudantes e membros da sociedade para debater sobre a dependência química e suas soluções.
O Congresso teve como tema “A Missão e a Omissão da Sociedade”, e contou com a participação do superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas da Seciju, Jessé Nascimento, além do gerente de Tratamento e Reinserção Social, Ronan Dorneles, e a assistente social, Adriana Nunes. Com palestrantes nacionais e internacionais, o evento oportunizou diálogos, capacitações com foco na prevenção e reinserção de dependentes químicos, além de ações que possibilitaram a troca de conhecimentos entre os participantes.
Fórum Nacional
Dentro do Congresso, ocorreu ainda o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas sobre Drogas, que é uma realização do Colegiado de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas (Copen). O superintendente, Jessé Nascimento, que também é vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas do Tocantins (Conesd-TO), foi moderador em uma das mesas do evento. Na ocasião, ele apresentou as ações realizadas e desafios do Conselho.
“Tivemos a oportunidade de participar de painéis especializados e atualizados sobre política pública de drogas, que contribuirão significativamente para fortalecer os eixos estratégicos da Política Estadual de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social de Dependentes Químicos no Tocantins. Além disso, destacou-se a oportunidade única para os participantes se atualizarem sobre práticas baseadas em evidências científicas e resultados recentes que impactam a Política Nacional de Drogas e os desafios enfrentados pelos municípios, estados e país, no combate à dependência química e à saúde mental”, salientou o superintendente.
Por Nayla Oliveira/Governo do Tocantins
DEIXE O SEU COMENTÁRIO