Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Naturatins dá início ao planejamento do Manejo Integrado do Fogo com visitas às comunidades da APA Serra do Lajeado
    Políticas Públicas

    Naturatins dá início ao planejamento do Manejo Integrado do Fogo com visitas às comunidades da APA Serra do Lajeado

    RedaçãoPor Redação12 de abril de 20253 minutos de leitura

    Iniciativa busca promover o diálogo com moradores para fortalecer ações preventivas contra incêndios florestais

    Naturatins inicia visitas às comunidades da APA Serra do Lajeado para planejamento estratégico do Manejo Integrado do Fogo

    Iniciativa busca promover o diálogo com moradores para fortalecer ações preventivas contra incêndios florestais

    Por Andréa Marques/Governo do Tocantins

    A equipe da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), iniciou nesta semana, entre os dias 7 e 11, um cronograma de visitas às comunidades situadas no interior e no entorno da Unidade de Conservação (UC). A ação, que se estende até 15 de maio, integra o planejamento estratégico para a construção do calendário anual do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

    A iniciativa busca promover o diálogo com moradores para fortalecer ações preventivas contra incêndios florestais, por meio da construção coletiva do calendário do MIF.

    Segundo a inspetora de recursos naturais do Naturatins, Camilla Muniz, a ação ocorre ao longo de todo o mês de abril e se estende até 15 de maio. “O trabalho é realizado por meio de visitas domiciliares, com orientações sobre queimas controladas, queimas prescritas e prevenção a incêndios florestais”, explica.

    Durante as visitas, a equipe dialoga com os moradores sobre o uso do fogo nas propriedades, mapeia as necessidades de apoio técnico e reforça a importância da manutenção dos aceiros. “A partir do diálogo com os moradores, conseguimos identificar as áreas prioritárias e agendar previamente as queimas prescritas, quando há interesse dos proprietários”, destaca Camilla, ao explicar que as ações práticas de queima terão início a partir do dia 16 de maio, com base nas informações levantadas durante as visitas.

    Além disso, as equipes fornecem os contatos da instituição para que os moradores possam agendar queimas prescritas, solicitar acompanhamento técnico para as queimas controladas e comunicar focos de incêndio, especialmente a partir de julho, quando entra em vigor a portaria que proíbe o uso do fogo.

    Queimas

    Camilla Muniz destaca que a queima prescrita é uma técnica de manejo do fogo exclusiva das Unidades de Conservação (UCs), utilizada como ferramenta preventiva contra incêndios florestais. Segundo ela, a ação é realizada de forma planejada e acompanhada por profissionais capacitados, podendo ser aplicada em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e em topos de morro. A queima controlada, por sua vez, é voltada ao manejo produtivo, sendo utilizada em pastagens e resíduos agrícolas. A inspetora ressalta que, seja em UCs ou em áreas particulares, todos os proprietários devem solicitar autorização prévia por meio do Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam).

    Manejo Integrado do Fogo (MIF)

    O Manejo Integrado do Fogo é uma abordagem que trata das questões relacionadas ao fogo prejudicial e ao fogo benéfico dentro do contexto do ambiente natural e dos sistemas socioeconômicos nos quais eles ocorrem. O MIF oferece uma estrutura que permite considerar a ecologia, múltiplos objetivos de manejo da terra e abordagens tecnológicas para manejar o fogo visando equilibrar os riscos de incêndios prejudiciais com os benefícios ecológicos e econômicos que o fogo fornece num determinado contexto.

     

    Fonte: ASCOM/Naturatins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorSebrae Tocantins abre novo processo seletivo para Analista I
    Próximo artigo Governador Wanderlei Barbosa reafirma compromisso com a transparência fiscal durante debate da reforma tributária no Confaz

    Leia Também

    Jovens de projeto apoiado pela Prefeitura representam Palmas em campeonato no Pará

    17 de abril de 2026

    Governador acompanha formatura e reforça estrutura do Corpo de Bombeiros

    17 de abril de 2026

    Mudanças na Assembleia podem afetar servidores e colocar em risco R$ 56 milhões no Tocantins

    16 de abril de 2026

    Ginásio poliesportivo é entregue durante celebração dos 56 anos de Guaraí

    13 de abril de 2026

    Nova ponte fortalece ligação entre Guaraí e Tupiratins

    13 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa confirma edição 2026 da Agrotins

    9 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Senac amplia atuação com abertura de novas unidades em Palmas

    Por Redação17 de abril de 2026

    Agentes culturais recebem capacitação sobre PNAB e Sistema Municipal de Cultura em Lajeado

    17 de abril de 2026

    Coca-Cola Bandeirantes lança Guaraná Kuat Zero Açúcar e reforça linha de bebidas

    17 de abril de 2026

    Jovens de projeto apoiado pela Prefeitura representam Palmas em campeonato no Pará

    17 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.