Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Pessoas privadas de liberdade retomam as aulas em ação integrada entre Seciju e Seduc
    Políticas Públicas

    Pessoas privadas de liberdade retomam as aulas em ação integrada entre Seciju e Seduc

    Por Núbia Dourado30 de junho de 20203 minutos de leitura

    As aula nas Unidades Penais na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) acontecerão de forma remota com apostilas e atividades impressas que serão utilizadas no ambiente carcerário

     

     

    A educação dentro das unidades prisionais é uma ferramenta de transformação garantido pela Lei de Execução Penal. Nesta segunda-feira, 29, o ano letivo foi retomado nas escolas estaduais do Tocantins, inclusive nas turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) nas Unidades Penais. Ao todo, 278 Pessoas Privadas de Liberdade voltaram a estudar através da execução de atividades remotas, em uma ação integrada entre a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

    Neste momento de pandemia da Covid-19, a oferta de escolarização da Educação Básica as Pessoas Privadas de Liberdade nas Unidades Prisionais acontecerão através do repasse de um kit pedagógico com atividades impressas que deverão ser respondidas dentro da cela no período de uma semana e após a finalizadas serão entregues aos servidores da unidade. Em sequência a isso serão repassadas para os professores que farão as correções e orientações necessárias para a boa aprendizagem.

    O interno na Casa de Prisão Provisória de Dianópolis (CPP de Dianópolis), A.D.P, falou sobre o retorno às aulas em tempos de pandemia. “Realmente foi de muita importância à volta das atividades escolares, isso é bom porque não iremos perder o ano letivo nem as remições, é bom saber que existem pessoas que se importam com a gente. Obrigado a todos”.

    O gerente de Educação, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Leandro Sousa, comentou a retomada das aulas neste contexto social atual. “Compreendo que a suspensão das aulas presenciais pelo poder público foi uma medida importante de combate à disseminação do novo Coronavírus e percebemos que o retorno às aulas, mesmo que remotamente, é um avanço para a política de educação em prisões na modalidade EJA”, disse.

    De acordo com o secretário executivo Geraldo Divino Cabral, que é grande entusiasta da educação como meio de mudança social, o formato é uma experiência nova para que seja atendido este direito do preso e disse que o foco é a melhoria desta nova metodologia. “Nós iremos, através de nossa de nossa Gerência de Educação, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, monitorar e avaliar se está tudo caminhando bem, ou se precisa de ajustes. De toda forma, é um grande ganho para e educação dentro dos ambientes carcerários, uma vez que a educação é ferramenta primordial no processo de reintegração social”, destacou.

    O gerente de Educação em Prisões da Seduc, Dálcio Soares, ressaltou a importância da combinação de forças entre os servidores de ambas as Pastas. “Este é o fruto de um trabalho articulado entre as equipes que estão à frente da Política da Educação para viabilizar este retorno, que muito tem alegrado aos professores e aos alunos assistidos”, finalizou.

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAntonio Andrade participa da entrega de máquinas para os 139 municípios
    Próximo artigo Governador Mauro Carlesse promove nova etapa de entrega de máquinas para mais 10 municípios

    Leia Também

    Eduardo Siqueira Campos anuncia pacote de incentivo para fortalecer o agro e o comércio popular

    15 de maio de 2026

    Federalização da TO-080 marca avanço na integração rodoviária do Tocantins

    14 de maio de 2026

    Novo câmpus da Unitins amplia acesso ao ensino superior no sudeste do Tocantins

    12 de maio de 2026

    Educação pública do Tocantins conquista destaque entre estados da Região Nort

    12 de maio de 2026

    Axixá do Tocantins celebra Festa das Mães com presença do governador e inauguração de estádio

    11 de maio de 2026

    Wanderlei Barbosa anuncia obra de alça viária para impulsionar desenvolvimento de Gurupi

    11 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Da infância ao sucesso: empreendedor transforma memórias em negócio milionário

    Por Redação19 de maio de 2026

    Comitê de Cultura reforça início das inscrições para editais da PNAB

    19 de maio de 2026

    Coca-Cola Bandeirantes conquista Troféu Carrinho de Ouro 2026 em Refrigerantes

    19 de maio de 2026

    Prefeitura abre inscrições para edital do Arraiá da Capital

    19 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.