Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Plataforma MEC Livros chega a 25 mil títulos disponíveis ao público
    Políticas Públicas

    Plataforma MEC Livros chega a 25 mil títulos disponíveis ao público

    RedaçãoPor Redação27 de abril de 20264 minutos de leitura
    A biblioteca digital do MEC Livros foi organizada a partir de critérios que valorizam a diversidade literária, cultural e linguística e conta com uma série de ferramentas voltadas para facilitar a experiência do usuário. Foto: Divulgação/MEC Livros

    Plataforma digital permite o empréstimo de até duas obras por mês por CPF. Desde o seu lançamento, foram mais de 586 mil usuários cadastrados e mais de 276 mil obras alugadas

    A plataforma gratuita de livros digitais MEC Livros teve o seu acervo ampliado de 8 mil para 25 mil obras disponíveis. O anúncio foi feito pelo Governo do Brasil durante cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Livro nesta quinta-feira, 23 de abril, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
    Desde o seu lançamento, há pouco mais de duas semanas, o MEC Livros já atingiu a marca de mais de 586 mil usuários cadastrados e mais de 276 mil obras alugadas. Os livros disponibilizados são nacionais e internacionais, contando com lançamentos e best-sellers, além de obras do acervo do domínio público e de parcerias, que podem ser convertidas de arquivos em PDF para o formato ePub, melhorando a experiência de leitura digital.
    “Precisamos fomentar a leitura no Brasil, a leitura de autores brasileiros e a leitura sobre a história do país. É muito importante para a nossa soberania que a gente se identifique com os livros, se identifique com nossa literatura, que a gente leia nossos autores e conheça nossa história”, apontou o ministro da Educação, Leonardo Barchini, durante a cerimônia.
    NOVO MECANISMO — Além da ampliação do acervo, a plataforma passará a contar, nos próximos dias, com um novo mecanismo de empréstimo e devolução. Usuários que tiverem lido ao menos 10% da obra poderão devolvê-la antecipadamente e realizar um novo empréstimo. O mesmo valerá para quem já tiver concluído 90% ou mais do conteúdo e desejar encerrar a leitura antes do prazo. Antes, a devolução só podia ser feita após 14 dias, independentemente da conclusão da leitura. É permitido o empréstimo de até duas obras por mês por CPF.
    “O processo de ampliação e melhoria do MEC Livros é contínuo. A maior reclamação que a gente recebeu foi que as pessoas liam rápido e queriam devolver o livro para poder pegar outro e ler mais ainda. Então, o empréstimo não se limitará ao prazo de 14 dias. Você também poderá começar a ler o seu livro e, se não gostou, devolver e pegar outro”, explicou o ministro da Educação.
    ACESSO À CULTURA — Segundo o presidente Lula, o aplicativo cumpre o dever do Estado de garantir a produção e o acesso à cultura. “Este é o papel do Estado: dar condições para que vocês produzam cultura, para que vocês escrevam livros, e para que vocês, que querem ler, tenham acesso. Ninguém vai comprar um livro se não tiver dinheiro para o básico. Então, nós temos que fazer as pessoas lerem, mesmo quando não podem comprar um livro, e o MEC Livros é exatamente para isso”, afirmou.
    MEC LIVROS — A biblioteca digital foi organizada a partir de critérios que valorizam a diversidade literária, cultural e linguística e conta com uma série de ferramentas voltadas para facilitar a experiência do usuário, como agente de IA para tirar dúvidas e oferecer sugestão de leituras e um painel de acompanhamento das obras acessadas. A plataforma também tem foco na acessibilidade, com opções de ajuste de fonte e contraste, suporte para pessoas com dislexia e compatibilidade com leitores de tela.
    Além de permitir a personalização da leitura e o uso de notificações automatizadas sobre as obras, o aplicativo separa os exemplares por categorias, que permitem uma navegação mais assertiva. A biblioteca digital conta com quase 20 editorias e gêneros, que vão de romance e ficção a histórias em quadrinhos e literatura de cordel.
    HÁBITO DE LEITURA — A cerimônia do Dia Mundial do Livro também marcou outra iniciativa para o incentivo ao hábito de leitura: a assinatura da portaria que institui o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2026-2036, que estabelece metas para ampliar o número de leitores no país até 2036. O novo plano foi elaborado de forma conjunta entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura. Entre os principais objetivos, está aumentar de 47% para 55% a proporção da população com hábito de leitura, além de ampliar o acesso a livros e fortalecer as políticas públicas voltadas à prática.

     

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    ACESSO À CULTURA ampliação Dia Mundial do Livro leitura livros MEC Livros
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPrograma Agora Tem Especialistas leva atendimento itinerante à população
    Próximo artigo Municípios já podem solicitar ações do MovCEU junto à Secult

    Leia Também

    Julho das Pretas destaca a luta por direitos e o combate à violência

    24 de julho de 2026

    Roda de conversa marca programação do Julho das Pretas nesta quinta-feira, 23

    22 de julho de 2026

    Atletas de karatê representam o Tocantins em campeonato brasileiro com apoio da Prefeitura

    14 de julho de 2026

    Nova vacina Pneumo-20 passa a integrar a rotina de imunização infantil em Palmas

    10 de julho de 2026

    Governo do Tocantins investe mais de R$ 110 milhões em infraestrutura rodoviária em 2026

    4 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa inaugura primeira etapa da revitalização da Barragem Taboca I

    4 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Palmas Férias leva lazer, cultura e entretenimento à Praia da Graciosa

    Por Redação25 de julho de 2026

    Festival Gastronômico de Taquaruçu 2026 tem 141 inscrições homologadas

    25 de julho de 2026

    Porto Nacional leva história e legado do Padre Luso à ExpoCatólica

    25 de julho de 2026

    Seu Jorge será a atração de abertura do 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    25 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.