Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Políticas para mulheres ganham reforço com nova iniciativa do Governo
    Políticas Públicas

    Políticas para mulheres ganham reforço com nova iniciativa do Governo

    RedaçãoPor Redação27 de março de 20264 minutos de leitura
    Lançamento do projeto de enfrentamento ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho Fotos: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins e Lorena Lira/Governo do Tocantins

    Capacitação estadual reúne municípios, alinha estratégias e avança na construção de ações integradas de proteção, autonomia e enfrentamento à violência

    O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realizou nos dias 25 e 26, em Palmas, a capacitação dos Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres (OPMS). A iniciativa reuniu representantes de diversos municípios com foco no fortalecimento da gestão, na padronização de estratégias e na ampliação da efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres em todo o estado.

    A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou o papel estratégico dos municípios na consolidação das políticas públicas. “O fortalecimento dos organismos municipais é determinante para garantir que as políticas públicas se traduzam em resultados concretos na vida das mulheres. É no nível local que essas ações se materializam, e o alinhamento entre Estado e municípios é essencial para ampliar a eficiência e a efetividade das entregas”, afirmou a gestora.

    Enfrentamento ao assédio avança para o ambiente de trabalho

    Um dos principais marcos da capacitação foi o lançamento do projeto de enfrentamento ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, ampliando a atuação do Estado para além dos espaços tradicionais de atendimento. A iniciativa reconhece o ambiente profissional como um dos contextos mais recorrentes de violação de direitos e estabelece diretrizes voltadas à prevenção, acolhimento e responsabilização.

    A proposta também orienta instituições públicas e privadas na adoção de medidas concretas para coibir práticas abusivas e promover ambientes mais seguros, éticos e igualitários. “Estamos avançando para enfrentar uma realidade que ainda silencia muitas mulheres dentro dos ambientes de trabalho. É uma pauta urgente e necessária”, pontuou a secretária Berenice Barbosa.

    Planejamento e metas estruturam ações de enfrentamento à violência

    A programação técnica abordou temas centrais para a organização das políticas públicas nos municípios, como controle social, diretrizes para a construção do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e estratégias voltadas à autonomia socioeconômica feminina.

    Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a construção do Plano de Metas para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher, com foco na definição de prioridades, estratégias de implementação e mecanismos de monitoramento. A proposta reforça a importância do planejamento estruturado como base para ações contínuas e mais eficazes nos municípios.

    No segundo dia, os participantes acompanharam ainda a apresentação sobre o funcionamento do Canal 180, incluindo o panorama dos atendimentos registrados em 2025, os fluxos de encaminhamento e a integração entre os serviços que compõem a rede de proteção às mulheres.

    A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Stella Bueno, destacou o papel dos conselhos como instrumentos essenciais de participação social e fiscalização. Segundo ela, esses espaços contribuem diretamente para a construção de políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais das mulheres.

    Municípios destacam impacto direto da capacitação

    A programação também abriu espaço para a troca de experiências entre os municípios, promovendo o compartilhamento de ações, resultados e boas práticas desenvolvidas em diferentes regiões do estado.

    Para a secretária municipal da Mulher de Caseara, Mery Helen Alves Felizari de Paula, a capacitação representa um avanço concreto na organização das políticas públicas locais. “A capacitação traz temas fundamentais, especialmente sobre o papel dos conselhos e a importância dos planos estadual e municipais. Esse planejamento nos dá respaldo para definir estratégias, fortalecer o empreendedorismo feminino e avançar no enfrentamento à violência, consolidando o compromisso das prefeituras com as mulheres”, enfatizou.

    Também foram debatidas estratégias para o fortalecimento da rede de proteção, com foco na integração entre os órgãos, organização dos fluxos de atendimento e ampliação dos serviços ofertados à população feminina nos municípios.

    Com isso, o Estado avança na construção de políticas mais consistentes, ampliando direitos, fortalecendo a presença feminina nos espaços de decisão e qualificando as ações de enfrentamento à violência.

     

    Fonte: Assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher)

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    #Políticas Públicas Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres (OPMS) SecMulher
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProjeto Roda Literária 2026 tem inscrições abertas por meio de edital simplificado
    Próximo artigo Inscrições para o Web Summit Rio 2026 estão abertas pelo Sebrae Tocantins

    Leia Também

    Grupo Vozes de Ébano representa o Tocantins em encontro nacional promovido pelo Ministério da Cultura

    6 de julho de 2026

    Filme produzido no Tocantins integra programação de festival latino-americano nos EUA

    6 de julho de 2026

    Governo do Tocantins investe mais de R$ 110 milhões em infraestrutura rodoviária em 2026

    4 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa inaugura primeira etapa da revitalização da Barragem Taboca I

    4 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa homologa concurso da Polícia Militar do Tocantins

    3 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega primeira sede própria da AEM-TO e fortalece defesa do consumidor

    3 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Secult prorroga inscrições dos editais do Ciclo 2 da PNAB Tocantins

    Por Redação10 de julho de 2026

    Temporada de férias fortalece pequenos negócios e valoriza a moda artesanal

    10 de julho de 2026

    Palmas Férias 2026 começa nesta sexta-feira com programação na Praia da Graciosa

    10 de julho de 2026

    Seminário reúne educadores para debater inovação e qualidade na Educação Infantil

    10 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.