Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Tocantins e Angola firmam parceria institucional para fortalecer ensino e pesquisa
    Políticas Públicas

    Tocantins e Angola firmam parceria institucional para fortalecer ensino e pesquisa

    RedaçãoPor Redação12 de fevereiro de 20263 minutos de leitura
    Governador Wanderlei Barbosa firma cooperação institucional com Tribunal de Contas de Angola para projetos de ensino, pesquisa e extensão Crédito: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

    Visita institucional realizada nesta quarta-feira, 11, visa promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a integração entre os setores públicos dos dois países

     

    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta quarta-feira, 11, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, uma delegação do Tribunal de Contas de Angola, liderada pelo juiz conselheiro presidente, Sebastião Domingos Gunza. A reunião contou ainda com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), André Luiz de Matos Gonçalves; da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem; e do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, além de secretários estaduais. A visita teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a integração entre as instituições públicas dos dois países.

    Durante o encontro, o governador Wanderlei Barbosa assinou um Marco de Cooperação Institucional. O acordo estabelece a parceria entre a Unitins e o Tribunal de Contas de Angola para a implementação de programas de cooperação e assistência recíproca voltados ao desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, capacitação, assessoria e áreas de interesse comum.

    “Eu fico muito feliz com esse intercâmbio educacional. É o que buscamos sempre que vamos a outros países. Fico muito feliz que esse intercâmbio aproxime o Tocantins de Angola e, consequentemente, do Brasil. Sejam sempre muito bem-vindos ao Tocantins”, salientou o chefe do Executivo estadual, Wanderlei Barbosa.

    O juiz conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Domingos Gunza, agradeceu a recepção. “Tem sido uma visita muito calorosa, hospitaleira e amiga. Essa cooperação tem se mostrado muito sólida e queremos expandi-la para outros horizontes da África. Só tenho a agradecer às autoridades locais pela forma como tenho sido tratado”, frisou.

    A comissão de angolanos está em Palmas para cumprir atividades do mestrado e doutorado em Gestão de Políticas Públicas, cursos oferecidos pela UFT. A visita institucional ocorre no contexto da cooperação acadêmica e institucional estabelecida entre a UFT, o Tribunal de Contas de Angola e o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

    Marco de Cooperação Institucional

    As ações previstas no Marco de Cooperação Institucional abrangem a colaboração em projetos de pesquisa e desenvolvimento em andamento, com compartilhamento de informações e de equipes qualificadas; o desenvolvimento conjunto de estudos e projetos em áreas de interesse comum; a realização de conferências, seminários e cursos voltados aos temas pertinentes às instituições; e a execução de programas de formação profissional e de atendimento comunitário alinhados às demandas sociais, com participação de diversos atores na sua gestão.

    O acordo também contempla a implementação de iniciativas destinadas a fortalecer a proteção e a defesa dos direitos humanos, individuais e sociais, assim como a promoção de atividades que consolidem o vínculo entre as instituições e ampliem sua presença na comunidade. Além disso, prevê a mobilidade de estudantes, docentes, pesquisadores e servidores administrativos.

    “Trata-se de mais um avanço significativo na política de internacionalização da Unitins e do próprio estado do Tocantins. O Termo firmado com a Corte de Contas de Angola fortalece o compartilhamento de conhecimento, pesquisas, dados e, sobretudo, de profissionais tecnicamente qualificados, dentro de uma cooperação Sul-Sul que atualmente é valorizada pelo Brasil, pela ONU e pelos países africanos. Temos desafios e soluções em comum, e essa parceria reforça o papel da universidade em ampliar sua atuação internacional”, explicou o reitor da Unitins, Augusto Rezende.

    Fonte: Assessoria de comunicação do Governo do Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    #UFT Angola Governador Intercambio Projetos Tribunal de contas Unitins Wanderlei Barbosa
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorCentro de Fauna do Tocantins amplia atendimentos e registra alta de 40% em 2025
    Próximo artigo Diferença de quase 90% nos preços das carnes é registrada pelo Procon em Palmas

    Leia Também

    Reunião entre Governo e BRK trata de tarifa social para mais de 400 mil pessoas

    13 de fevereiro de 2026

    Obras da Barragem Taboca I entram na fase final e entrega está prevista para abril

    13 de fevereiro de 2026

    Unitins divulga lista da terceira chamada do Vestibular 2026/1

    13 de fevereiro de 2026

    Governo do Tocantins participa de agenda nacional para fortalecimento da segurança pública

    13 de fevereiro de 2026

    Tocantins passa a contar com Região Metropolitana de Araguaína após sanção do governador

    12 de fevereiro de 2026

    Tocantins conquista Selo Ouro na Alfabetização pelo segundo ano consecutivo

    12 de fevereiro de 2026
    Últimas Notícias

    Reunião entre Governo e BRK trata de tarifa social para mais de 400 mil pessoas

    Por Redação13 de fevereiro de 2026

    Startup Day 2026 movimenta o cenário de inovação no Tocantins

    13 de fevereiro de 2026

    Carnaval 2026 no shopping terá atrações para toda a família

    13 de fevereiro de 2026

    Bloquinhos e festas exigem cuidados redobrados com a higiene dos alimentos

    13 de fevereiro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.