Visitadoras tocantinenses do Programa Criança Feliz se destacam em premiação nacional

Da Redação e Ascom Setas

 

 O prêmio identifica em todo o Brasil as cem melhores iniciativas nas práticas de visitação à população em seus municípios, durante a pandemia.

 

Cinco visitadoras tocantinenses do Programa Criança Feliz (PCF) foram agraciadas com o Premio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia. O PCF é uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada com o Governo do Estado e municípios. No Tocantins o Programa é coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e municípios.

O gestor da Setas, José Messias Araújo, disse que o prêmio vem corroborar o ótimo serviço de orientação e visitação promovido pelos profissionais da área. “Nosso estado tem sido referência nacional quando se trata do Programa Criança Feliz; isso é mérito do excelente trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas que orientam e pelas visitadoras das equipes municipais que atendem aos critérios do Programa e adaptam soluções seguras de modo a atender a população mesmo em época de pandemia”, ressaltou o secretário.

O Prêmio Parentalidade destaca em todo o Brasil as cem melhores iniciativas nas práticas de visitação à população em seus municípios, durante a pandemia. Do Estado do Tocantins foram selecionadas as visitadoras de Monte do Carmo, Rosicleia Pereira de Oliveira e Marilene Carvalho da Rocha; a educadora social de Rio Sono, Luzinete Sousa; a visitadora de Barra do Ouro, Valdelice da Silva Lopes; e a visitadora Mayra Chaves Borges, de Muricilândia.

As visitadoras foram avaliadas quanto ao aprimoramento das práticas para os pais e cuidadores, o fortalecimento de vínculos e engajamento com as famílias visitadas, a abordagem prática e a adaptabilidade realizadas no período da pandemia; e observadas quais as estratégias e as soluções praticadas para a aproximação e apoio às famílias.

A coordenadora Estadual do PCF no Tocantins, Katilvania Guedes, disse que “o objetivo da premiação é identificar e destacar os profissionais e as boas práticas de desenvolvimento infantil e estímulo às crianças, bem como o fortalecimento das famílias na primeira infância nos programas de visitação domiciliar adaptados durante o período de pandemia de Covid-19”.

Programa Criança Feliz

O programa foca no desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar, com estratégias de visitação familiar, as condições para que elas desenvolvam seus potenciais.

A visitação atende famílias com gestantes e/ou crianças de até três anos de idade; no caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os seis anos de idade.

 

Sair da versão mobile