Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Fórum debate saúde indígena com participação de lideranças e especialistas
    Povos Tradicionais

    Fórum debate saúde indígena com participação de lideranças e especialistas

    RedaçãoPor Redação12 de junho de 20263 minutos de leitura
    Afya Unitpac promove I Fórum de Saúde Indígena no Norte do Tocantins e evento gratuito reunirá especialistas, lideranças indígenas e acadêmicos para discutir desafios da saúde dos povos originários

    Com o tema “Desafios Assistenciais, Atuação Profissional e Protagonismo dos Povos Originários”, a Afya Unitpac realizará o I Fórum de Saúde Indígena no Norte do Tocantins. O evento acontece no dia 12 de junho, às 19 horas, no auditório do Centro Universitário, com inscrições gratuitas.

    A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de diálogo entre a academia, profissionais de saúde e lideranças indígenas, abordando os principais desafios relacionados à atenção à saúde dos povos originários e fortalecendo o debate sobre políticas públicas e práticas de cuidado culturalmente adequadas.

    “É uma honra estar à frente de um evento tão especial. Convidamos toda a comunidade para participar. Será um espaço de diálogo, integração e valorização dos povos originários”, destaca o professor responsável pela organização do fórum, Eduardo Cunha.

    Para o coordenador de medicina, Dr. Rodolfo Lima Araújo, o Fórum Indígena representa uma oportunidade singular de aprendizado para os acadêmicos de Medicina, pois amplia a compreensão sobre a diversidade cultural presente em nosso país e sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas no acesso e na utilização dos serviços de saúde. “Mais do que discutir aspectos clínicos, o evento promove reflexões sobre determinantes sociais da saúde, interculturalidade, equidade e respeito aos saberes tradicionais, competências essenciais para a formação de médicos humanistas, éticos e comprometidos com as necessidades da população.


    Participar desse fórum permite que os estudantes desenvolvam uma visão mais ampla do cuidado em saúde, compreendendo que a prática médica de qualidade exige não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade cultural, escuta qualificada e respeito às diferentes formas de compreender o processo saúde-doença. Nesse sentido, o Fórum Indígena fortalece a formação médica alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais, contribuindo para a preparação de profissionais mais capacitados para atuar em uma sociedade plural e diversa”.

    Programação

    A programação contará com a participação de especialistas e profissionais com ampla experiência na área, entre eles a apoiadora técnica do Ministério da Saúde e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins, Aurimar Gonçalves Sousa; a enfermeira especialista em Saúde Indígena, Dryellen Dayany Coelho Sousa; o médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, Dr. Filipe Brahiam de Carvalho Oliveira; e a secretária dos Povos Originários de Santa Fé do Araguaia, Márcia da Silva Haritxinaki Karajá.

    Além das palestras, o evento contará com apresentação cultural indígena e um espaço destinado ao debate e à interação entre os participantes, fortalecendo a troca de experiências e conhecimentos sobre a realidade da saúde indígena na região.

    O fórum é voltado para estudantes, profissionais da área da saúde, pesquisadores e toda a comunidade interessada em ampliar o conhecimento sobre os desafios e avanços na assistência aos povos originários. As inscrições para o I Fórum de Saúde Indígena são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/iforumdesaudeindigena/.

    Fonte: Cênicas Comunicação 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Afya Unitpac I Fórum de Saúde Indígena indígenas
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorDefinida a sequência de apresentações das quadrilhas juninas do 34º Arraiá da Capital
    Próximo artigo Cine Cultura retorna com programação especial para celebrar o Dia dos Namorados

    Leia Também

    Saúde orienta população sobre cuidados com o bem-estar nas férias

    18 de julho de 2026

    Prefeitura de Palmas inicia censo para identificar povos e comunidades tradicionais de matriz africana

    15 de julho de 2026

    Corridas de rua disparam no Brasil e reforçam importância da segurança médica nos eventos

    14 de julho de 2026

    Saúde e prevenção são aliadas para aproveitar a temporada de praias

    13 de julho de 2026

    Olho seco atinge 26 milhões de pessoas no Brasil e requer cuidados no período de estiagem

    13 de julho de 2026

    Tocantins ganha destaque no encerramento do 1º ciclo de incubação do LABTS, realizado pela UnB e Fundação Banco do Brasil

    13 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Vozes de Ébano lança single que celebra a força e a liberdade feminina

    Por Redação18 de julho de 2026

    Festival Gastronômico de Taquaruçu amplia prazo de inscrições até o dia 21

    18 de julho de 2026

    CAIXA começa a pagar Bolsa Família de julho nesta segunda-feira (20)

    18 de julho de 2026

    CAIXA Loterias prorroga apostas e adia sorteios de sábado para domingo

    18 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.