Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Governo do Tocantins firma Acordo de Cooperação Técnica para enfrentamento à violência contra mulheres indígenas
    Povos Tradicionais

    Governo do Tocantins firma Acordo de Cooperação Técnica para enfrentamento à violência contra mulheres indígenas

    RedaçãoPor Redação24 de outubro de 20243 minutos de leitura
    Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) e da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot), firmou um Acordo de Cooperação Técnica nesta quinta-feira, 24 Fotos: Governo do Tocantins

    Em uma ação pioneira no estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) e da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot), firmou um Acordo de Cooperação Técnica nesta quinta-feira, 24. O objetivo é implementar ações conjuntas para enfrentar a violência contra mulheres indígenas e fortalecer políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar dessas mulheres.
    A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a importância desse avanço para o Tocantins. “O Governo do Tocantins está unindo forças para garantir que as mulheres indígenas e quilombolas tenham acesso a políticas públicas que protejam seus direitos e sua dignidade. Essa cooperação permitirá o fortalecimento das ações já existentes e criará novas estratégias de enfrentamento à violência, sempre respeitando as tradições e modos de vida dessas mulheres”, afirmou.
    “Essa parceria marca um compromisso histórico de assegurar a proteção e a valorização das mulheres indígenas, que são parte fundamental da nossa cultura e sociedade”, destacou o secretário de Estado de Povos Originários e Tradicionais, Paulo Waikarnãse Xerente. “Através desse acordo, buscamos não apenas garantir os direitos dessas mulheres, mas também promover a sua participação ativa em espaços de decisão e liderança. É essencial que as vozes indígenas sejam ouvidas e respeitadas, pois elas trazem uma sabedoria ancestral que enriquece nossa identidade coletiva. Este é um passo importante para fortalecer a autonomia das mulheres indígenas e para que suas tradições e conhecimentos sejam reconhecidos e preservados. Iremos construir um futuro onde todas as culturas convivam em harmonia, com dignidade e respeito”.

    Acordo de Cooperação
    Os órgãos envolvidos trabalharão na criação de grupos de estudo e ações integradas que visem fomentar políticas de enfrentamento à violência e ampliar o acesso à saúde para mulheres indígenas e quilombolas. Assinaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) a Secretária da Mulher, Berenice Barbosa; o Secretário da Sepot, Paulo Xerente; a Diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Áurea Matos; e o assessor jurídico e ouvidor da Sepot, Hermógenes Lima. O acordo visa articular uma rede de proteção às mulheres indígenas e fortalecer políticas públicas voltadas para seus direitos e bem-estar.

    Validade e impacto do acordo
    Com validade de dois anos, o ACT reafirma o compromisso do Governo do Tocantins em promover a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos, garantindo visibilidade às necessidades e desafios enfrentados por mulheres indígenas e quilombolas. A parceria poderá ser prorrogada mediante termo aditivo, caso haja interesse das partes.
    Essa iniciativa integra as ações do governo voltadas à promoção da justiça social, saúde e segurança para populações tradicionalmente vulnerabilizadas, reafirmando o papel do estado na construção de políticas inclusivas e transformadoras.

    Lorena Lira/Governo do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorOPAS Destaca Projeto Botinho do Tocantins como Exemplo de Sucesso na Prevenção de Afogamentos
    Próximo artigo Lagoa da Confusão: 4º Maior Produtor de Arroz do Brasil e 94ª em Riqueza no Agronegócio

    Leia Também

    Ações culturais são ampliadas durante evento em comunidade Xerente

    16 de abril de 2026

    ‘Da Aldeia à Universidade’ conquista indicação ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro

    10 de abril de 2026

    Povo Kanela conquista avanço inédito em reconhecimento no Tocantins

    8 de abril de 2026

    Lideranças indígenas cobram reunião com Lula para tratar de conflitos territoriais

    7 de abril de 2026

    Em evento internacional, Tocantins reforça políticas públicas voltadas aos povos indígenas

    2 de abril de 2026

    Tocantins sedia evento do Fundo Brasil-ONU e fortalece políticas públicas para os povos indígenas

    29 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Oficina de Capim Dourado capacita mulheres indígenas para feira cultural em Palmas

    Por Núbia Dourado19 de abril de 2026

    Senac amplia atuação com abertura de novas unidades em Palmas

    17 de abril de 2026

    Agentes culturais recebem capacitação sobre PNAB e Sistema Municipal de Cultura em Lajeado

    17 de abril de 2026

    Coca-Cola Bandeirantes lança Guaraná Kuat Zero Açúcar e reforça linha de bebidas

    17 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.