O prazo para inscrição de projetos no Edital de Culturas Quilombolas e Culturas Indígenas da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) foi prorrogado para o dia 13 de outubro. A alteração foi realizada após a Secretaria da Cultura (Secult) constatar a necessidade de um prazo maior para que os agentes culturais indígenas e quilombolas consigam garantir atendimento com o grupo de Busca Ativa, realizada em todo o território estadual.
Além dos editais de Culturas Quilombolas e Cultura Indígenas, também sofreram retificações os editais Projetos Culturais – Palmas; Região Central; Região Norte; Região Sul; Infraestrutura Cultural; Subsídio a Espaços Culturais e Cultura Tradicional e Popular.
“A mudança realizada no cronograma dos editais Culturas Indígenas e Culturas Quilombolas foi feita para melhor atender as atividades de busca ativa nessas comunidades, iniciadas no último final de semana”, observou o gerente de convênios da Secult, Tales Monteiro. A busca ativa é uma ação realizada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (Proex UFT) através do projeto Transformando Conhecimento em Inovação: cultura, memória e arte, com parceria da Secult, Opaje, Unitins, IFTO e UFNT, com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapto).
A pró-reitora de extensão da UFT, Professora Maria Santana, afirmou que esta alteração auxiliará nos trabalhos desenvolvidos pelas equipes, distribuídas de norte a sul do Tocantins. “Nós estamos com cinco turmas, de três a quatro pessoas em cada equipe, divididas nas regiões sul, sudeste, central e norte, a fim de garantir uma maior abrangência da ação nas comunidades quilombolas e nas aldeias indígenas, que são os principais focos da busca ativa”, delimitou.
Essas e outras alterações podem ser conferidas na íntegra na edição nº 6658 do Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Secretaria da Cultura.
Kaio Costa
DEIXE O SEU COMENTÁRIO