Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Povos Tradicionais»Ulbra Palmas e CONAB iniciam parceria em benefícios dos povos originários
    Povos Tradicionais

    Ulbra Palmas e CONAB iniciam parceria em benefícios dos povos originários

    RedaçãoPor Redação31 de maio de 20253 minutos de leitura

    A iniciativa visa fortalecer ações agroecológicas de programas federais no TO

    A Ulbra Palmas deu um importante passo em direção ao fortalecimento de projetos voltados à agroecologia e à agricultura familiar no Tocantins. Em reunião realizada na quinta-feira, 29, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), reconhecendo o trabalho de pesquisa e extensão da instituição, firmou uma parceria com o objetivo de desenvolver ações conjuntas que valorizem o banco de sementes crioulas e ampliem esse trabalho, promovendo a distribuição em comunidades tradicionais e da agricultura familiar.

    O reitor da Ulbra Palmas, Marcelo Müller, destacou a tradição da faculdade em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. “A Ulbra Palmas tem uma longa referência com pesquisa, ensino e extensão nesse sentido e nós provavelmente seremos os parceiros da CONAB nesse caminho. Como instituição pioneira no Estado, que trabalha dentro da perspectiva agroecológica, nos colocamos à disposição para encaminhamentos, alinhamentos e uma parceria. Nossa proposta é que a instituição se torne um centro de referência e distribuição de sementes para todo o Tocantins”, afirmou.

    O superintendente da CONAB no Tocantins, Marco Túlio, destacou que o encontro marca um avanço significativo na aproximação entre o Poder Público Federal e instituições de ensino com reconhecida atuação regional. “A reunião foi muito importante na medida em que aproxima o Poder Público Federal, no caso a CONAB, com uma instituição de ensino reconhecidamente com trabalhos prestados no Estado do Tocantins. Nós temos tentado esse envolvimento maior do Executivo Federal com as instituições de ensino do Estado para que haja um trabalho conjunto, tanto no ensino, na pesquisa e na extensão, para que os alunos possam ser mais bem formados e informados sobre os programas e ações do governo federal”, afirmou.

    Para formalizar essa parceria, o próximo passo será uma reunião junto à diretoria da CONAB, em Brasília, com representantes da Ulbra Palmas, para a construção de um plano de trabalho conjunto, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “A ideia é ampliar o trabalho que já é feito pela instituição e levar até o público-alvo essas ações do governo federal capitaneadas pela universidade. Essa é a nossa intenção e são os próximos passos que serão tomados”, completou Marco Túlio.

    A professora Conceição Previero, que é coordenadora do Núcleo de Agroecologia – Unitas Agroecológica desde 2014 e desenvolve projetos de pesquisa, inovação tecnológica e extensão junto à agricultura familiar e comunidades tradicionais, ressaltou o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela universidade, com os estudantes e comunidades locais. “É um trabalho que transpõe os muros da universidade. Ele dá notoriedade ao que estamos fazendo, com responsabilidade, compromisso e respeito aos ciclos da natureza e às pessoas.”

    A docente, responsável pelo banco de sementes crioulas da universidade, completou ressaltando a importância de parcerias entre instituições para fomentar os projetos desenvolvidos na Ulbra: “Nós, trabalhando com outras instituições, formando uma rede para poder fomentar, desenvolver um trabalho desse, é muito satisfatório, é um reconhecimento que pode e traz benefícios, em especial para as comunidades originárias e tradicionais, e também os agricultores familiares, o qual são uma parcela bastante representativa no Estado do Tocantins.”

    A parceria entre Ulbra Palmas e CONAB representa um esforço conjunto para fortalecer o papel das universidades na implementação de políticas públicas federais, valorizando saberes tradicionais, práticas sustentáveis e promovendo a inclusão produtiva de agricultores familiares e povos tradicionais do Tocantins.

    Fonte: ASCOM/CEULP-Ulbra

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorTeatro Cora Coralina abre as portas para mais um Cultura em Cena
    Próximo artigo Serviço para emitir cartão do transporte coletivo estará disponível em Taquaruçu, no domingo, 1º

    Leia Também

    Tradições do Povo Krahô ganham projeção nacional pelas lentes do fotógrafo Emerson Silva

    12 de setembro de 2025

    Governo do Tocantins incentiva agricultura familiar indígena e segurança alimentar

    2 de setembro de 2025

    Fundação Palmares (FCP) reconhece Comunidade Taboca, em Monte do Carmo, como remanescente de quilombo     

    25 de agosto de 2025

    Tocantins celebra diversidade com a 3ª edição dos Jogos Escolares Indígenas

    21 de agosto de 2025

    Primeira-dama Karynne Sotero promove roda de conversa com artesãs na comunidade quilombola Mumbuca, no Jalapão

    11 de agosto de 2025

    Projeto “A PASSAGEM” documenta ritos de batismo indígenas do Tocantins em exposição fotográfica inédita

    6 de agosto de 2025
    Últimas Notícias

    Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte neste sábado (18)

    Por Redação17 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Yane Lopes estreia espetáculo em homenagem a Nara Leão em Palmas”

    13 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.