Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Campanha Setembro Amarelo com o tema ‘Se precisar, peça ajuda’
    Saúde

    Campanha Setembro Amarelo com o tema ‘Se precisar, peça ajuda’

    Por Núbia Dourado10 de setembro de 20232 minutos de leitura

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em 2023, o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. Vale ressaltar que a campanha é realizada durante todo o mês de setembro, mas o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.

    De acordo com Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o total de casos de suicídio no Tocantins, entre janeiro a agosto deste ano é de 92 casos registrados, tendo 8 casos a mais que o mesmo período do ano passado, que contabiliza 84. Em 2022 foi totalizado 149 mortes, tendo como causa o suicídio. A faixa etária que possui maior número de casos no Tocantins neste ano, é a de pessoas com idade entre 30 a 39 anos, com 22 mortes.

    O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito na Rede de Apoio Psicossocial, que é composta pela Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Se você estiver precisando, peça ajuda, procure orientação em uma clínica da família da sua região.

    “Existem fatores de risco para suicídio, por isso precisamos ficar atentos quando a pessoa possuir mais de dois fatores. Entretanto, muitos indivíduos podem ter um ou mais fatores e não terem intenção suicida, entre os fatores de risco estão o diagnóstico de doença psiquiátrica, histórico familiar de comportamento suicida, abuso sexual na infância e outros. Pessoas que falam “nada faz sentido”, “quero sumir” e “sinto uma dor que não passa”, podem estar com ideação suicida, então, é preciso ficar atento e buscar ajuda de profissionais. Ouça com atenção, não julgue, demonstre confiança e não deixe a pessoa sozinha. O suicídio é uma emergência médica, por isso ao se deparar com uma tentativa de suicídio ligue para o 192, (SAMU)”, afirmou o médico psiquiatra do Hospital Geral de Palmas (HGP), Wordney Camarço.

    FONTE: SES/TO

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno do Tocantins destaca oportunidades de investimento na 23ª Feira Internacional da China
    Próximo artigo III Canta Tocantins abre inscrições para estudantes de sete Regionais nesta segunda-feira, 11

    Leia Também

    Hora de atualizar a caderneta: Multivacinação 2026 está em andamento

    13 de agosto de 2026

    Edital do concurso da Saúde é publicado com oferta de 5.124 vagas

    30 de julho de 2026

    Norte registra segunda maior alta do país nas notificações de infecção pelo H

    27 de julho de 2026

    Saúde orienta população sobre cuidados com o bem-estar nas férias

    18 de julho de 2026

    Corridas de rua disparam no Brasil e reforçam importância da segurança médica nos eventos

    14 de julho de 2026

    Saúde e prevenção são aliadas para aproveitar a temporada de praias

    13 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Sebrae Tocantins realiza IV Seminário de Governança com foco em estratégia e desenvolvimento dos pequenos negócios

    Por Redação17 de agosto de 2026

    Sabores do Tocantins são protagonistas em evento promovido pelo Sebrae

    17 de agosto de 2026

    Missão técnica do Sebrae Tocantins destaca iniciativas inovadoras em educação no Ceará

    17 de agosto de 2026

    Artesãos do Tocantins podem se inscrever para exposição inédita em Brasília

    17 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.