Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Saúde»No HGP: Governo do Tocantins implanta atendimento ambulatorial para pacientes pediátricos traquiostomizados
    Saúde

    No HGP: Governo do Tocantins implanta atendimento ambulatorial para pacientes pediátricos traquiostomizados

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado14 de novembro de 20242 minutos de leitura
    HGP é referência em atendimento de bebês e crianças de todo o Tocantins –Foto: André Araújo-Governo do Tocantins

    O serviço oferece um suporte de  uma equipe multiprofissional qualificada

    Notícia boa para os usuários tocantinenses. Visando melhoria da assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS),  o  Hospital Geral de Palmas (HGP) iniciou, na terça-feira, 12, os atendimentos do ambulatório de pacientes pediátricos traquiostomizados.  O serviço disponibiliza uma equipe multiprofissional qualificada que inclui médico pneumologista, médico pediatra emergencista, fisioterapeuta, enfermeira, fonoaudiólogo, nutricionista e assistente social.

    “Neste serviço o paciente passará por avaliação, terá trocas de cânulas programadas. Acompanhamento de pacientes que já receberam alta hospitalar, mas que necessitam continuar usando a cânula de traqueostomia”,  ressaltou a responsável pelo ambulatório pediátrico, Jeanilde Coimbra,

    O médico pediatra  Aleandro Lino, explicou que, “o ambulatório de troca de traqueostomia realizado pelo Governo Estadual serve para orientar os pais acerca do manejo com as cânulas, desde a higienização, periodicidade de trocas, capacitar os pais a como agir em caso de saída acidental, além de dar o segmento com a equipe multidisciplinar, que inclui os fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pneumologistas pediátricos e pediatras”.

    “Na via de regra, geralmente, nós realizamos a substituição no máximo a cada três meses. O objetivo desse ambulatório é realmente trazer esse amparo aos familiares, cuidadores e em especial as crianças que são portadoras da traqueostomia, para estar realizando as trocas em tempo hábil, evitando, assim, as complicações como infecções e outros”, acrescentou o especialista.

    Para o diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, “o intuito é levar uma assistência humanizada e de qualidade aos nossos pacientes pediátricos que necessitam deste tipo de atendimento e oferecer todo suporte com uma equipe capacitada. É um serviço de suma importância que fará a diferença para os  pacientes do SUS”.

    Morador de Ponte Alta, Juracy Gonçalves, trouxe os filhos gêmeos para receberem o atendimento no novo serviço. “Agora vai ser acompanhado por todos os profissionais que eles precisam, vai ter aqui no Ambulatório, então não tem dúvida que venha ajudar muito a gente, sabe, vai somar muito”.

    Assistência pediátrica

    A ala pediátrica do HGP é referência em atendimento de bebês e crianças de todo o Tocantins, com atendimento ambulatorial, de urgência, emergência e tratamento intensivo.

    O Ambulatório Pediátrico oferece consultas, exames, teste alérgico e vacinas para crianças alérgicas; e possui uma estrutura nova de  seis consultórios, sala de infusão/vacinas e testes alérgicos; sala de ortopedia, nutrição, assistente social e fisioterapia; atendendo 15 especialidades.

    Fonte: Ascom SES

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno de Tocantins prorroga prazo para credenciamento de profissionais e empresas para cursos de capacitação da SecMulher
    Próximo artigo PEC 6X1: oportunidade para o debate franco acerca da legislação trabalhista

    Leia Também

    Dia D de vacinação mobiliza famílias em Palmas com ações em todas as regiões da Capit

    3 de agosto de 2025

    Governo do Tocantins orienta municípios para intensificarem a vacinação contra o sarampo

    1 de agosto de 2025

    SES-TO realiza evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

    20 de junho de 2025

    Campanha de vacinação nas escolas tem início nesta segunda-feira (14)

    15 de abril de 2025

    Primeiro bebê tocantinense de 2025 nasceu no Hospital Regional de Gurupi

    1 de janeiro de 2025

    Novembro Azul: SES Destaca a Importância da Saúde Integral do Homem com Foco no Autocuidado e Hábitos Saudáveis

    5 de novembro de 2024
    Últimas Notícias

    Projeto “Ritmos do Norte” movimenta escolas de Palmas com música, dança e cultura popular

    Por Redação13 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    “Ritmos do Norte” celebra a cultura popular com acessibilidade nas escolas de Palmas

    11 de novembro de 2025

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.