Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Formoso do Araguaia destaca-se como paraíso da pesca esportiva  
    Turismo

    Formoso do Araguaia destaca-se como paraíso da pesca esportiva  

    Por Núbia Dourado25 de julho de 20192 minutos de leitura

     

    Reconhecido como o maior município em extensão territorial do Estado do Tocantins, detentor de um dos maiores projetos de arroz irrigado em área contínua do mundo, totalizando 27.787 hectares de várzea, Formoso do Araguaia também é uma referência para pescadores de todo o Brasil.

    Verdadeiro santuário da pesca esportiva, Formoso fica a 325 km de Palmas, sendo porta de entrada para o Parque Nacional do Araguaia, na Ilha do Bananal. É, também, a principal rota para aqueles que tiraram suas férias no mês de julho para se dedicarem a esta prática. Pescadores profissionais e amadores de várias regiões do país buscam a abundância de espécies como o tucunaré (azul, amarelo e pitanga), aruanã, pirarucu, jacundá, apaiari, saicanga, pirarara, barbado, fidalgo e surubim.

    Seus principais pontos de pesca são os lagos Calumbi l e Calumbi II, Taboca, Piranhas, do Silvérlo, a Lagoa Formosa e os rios Formoso e Javaé. Mas, como todo bom pescador já sabe, para garantir uma boa pesca é preciso se afastar do centro urbano. No caso de Formoso, isto significa circular 30 a 70 km.

    Apesar de receber pescadores o ano todo, é neste período que alguns operadores de turismo especializados montam estrutura receptiva para atender a este público. Seguindo as normas ambientais, o prazer é pescar os maiores peixes e soltá-los logo depois, para garantir a preservação desta rica região.

    Muito além da pesca

    Mas Formoso do Araguaia não oferece lazer somente aos pescadores. Entre seus atrativos encontra-se a Lagoa do Morro Azul. Distante 15 km da cidade, é um manancial de águas termais surgidas da fenda de um bloco de rocha calcária, em grande abundância, que formam uma bela e cristalina piscina natural.

    Nas proximidades encontra-se uma formação rochosa conhecida como a Casa de Pedra e o Morro Azul, de onde é extraído calcário usado na agricultura para a correção do solo, cal, brita e granitina. (Seleucia Fontes/Governo do Tocantins)

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorBrigadistas de unidades de conservação do Jalapão participam treinamento
    Próximo artigo Vendas de fit bands e relógios inteligentes crescem 51,6%

    Leia Também

    Taquaruçu vira palco de cultura e movimento com Moto Rock

    27 de abril de 2026

    Sebrae Tocantins prepara pequenos negócios para a Temporada de Praia

    23 de abril de 2026

    Beatificação de Padre Luso registra novo avanço

    20 de abril de 2026

    Torneio de pesca esportiva movimenta a Praia da Graciosa neste fim de semana

    11 de abril de 2026

    2ª etapa do Circuito de Pesca fortalece economia e turismo no Tocantins

    10 de abril de 2026

    Paraíso do Tocantins recebe encontro regional do projeto Turismo na Estrada

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Expositores têm até 2 de maio para se inscrever no Concurso Estande Sustentável

    Por Redação30 de abril de 2026

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Caravana do Meio Ambiente promove ações sustentáveis em municípios do norte tocantinense

    30 de abril de 2026

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    29 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.