Pedro Geiger, um dos mais renomados geógrafos do Brasil, celebrou seu centenário no dia 1º de março deste ano. Testemunha das grandes mudanças que marcaram o país ao longo do último século, o carioca deixou sua marca em diversas áreas de pesquisa, influenciando gerações de estudiosos.
Um dos pioneiros da geografia no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE, ele ingressou na instituição em 1942 e, aos 20 anos, já estava em campo para desbravar o Brasil e coletar dados sobre regiões pouco exploradas como a região Norte.
O estudo mais marcante se deu na região do Jalapão, no Tocantins, onde desenvolveu e elaborou uma surpreendente ‘organização metropolitana’, que categoriza os municípios da região com base na influência dos grupos sociais que regiam a vida, a produção e o comércio. Uma abordagem perspicaz e meticulosa que oferece valiosas perspectivas sobre a dinâmica social e econômica da região.
No livro “Jalapão ontem e hoje”, de sua autoria e do autor Willian Guedes M. D. Menezes, publicado em 2019, ele conta mais da abordagem na geografia, história, economia, cultura e sociedade da região, além de analisar as transformações ocorridas no local ao longo dos anos. A obra também apresenta imagens e fotografias da região, permitindo aos leitores uma imersão visual no Jalapão. O livro é uma importante referência para aqueles que desejam conhecer mais sobre a história e a realidade do Jalapão.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO