Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Gestores da Prefeitura de Peixe e da Adetuc discutem estratégias para desenvolver o turismo da região
    Turismo

    Gestores da Prefeitura de Peixe e da Adetuc discutem estratégias para desenvolver o turismo da região

    Por Núbia Dourado8 de fevereiro de 20213 minutos de leitura

     

    Da Redação e Ascom Adetuc

     

     Divulgação do município em feiras foi uma das solicitações da secretária de Cultura e Turismo.

     

    No rio Tocantins há uma pedra. Batizada Pedra da Baliza, fica localizada no município de Peixe, a 330 km de Palmas. Circundada por uma pequena praia, reza a lenda que embaixo dela esconde-se um cacho de bananas de ouro. Esta lenda, contada ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Rosilene Pereira da Silva, mais conhecida como Rosa de Fogo, revela que Peixe ainda reserva muitas surpresas aos turistas.

    Com o objetivo de buscar apoio do Governo do Estado para seu município, a gestora municipal, que também é chef e cozinha e empresária esteve na sede da Adetuc nesta segunda, 8. Segundo Rosa, uma das metas da Prefeitura para 2021 é manter um calendário de eventos que mantenha o turismo e a cultura local em movimento durante todo o ano, e não apenas durante a temporada de julho. Entre as atividades já programadas estão o Festival da Pesca, em maio, o aniversário da cidade, em junho, e um Festival Gastronômico previsto para o mês de setembro.

    A gestora também defendeu uma maior divulgação do município nos eventos de turismo com participação do Governo, além de apoio à Prefeitura na realização de missões técnicas a municípios de outros estados onde o turismo está consolidado. “Não podemos viver somente de temporada de praia, precisamos mostrar à comunidade que o lago da Usina Peixe Angical é uma grande oportunidade de negócios, muito além da pesca”, ressaltou.

    Jairo Mariano ressaltou a orientação do governador Mauro Carlesse de se criar uma política consistente de turismo. “O setor é uma das principais atividades econômicas do Estado, precisamos ligar o turismo à cultura e ampliar nossa divulgação”, pontuou o gestor, ao aceitar o convite de Rosa de Fogo para conhecer de perto o Arquipélago do Tropeço.

    Peixe

    Localizado na Região Turística da Ilha do Bananal, Peixe, completa 126 anos em 2021. A influência dos colonizadores à procura de ouro deixou costumes, lendas e tradições marcantes, sendo o único município do Tocantins a manter a tradição do Reizado, no mês de dezembro.

    Um de seus atrativos naturais é o Arquipélago do Tropeço, um conjunto com mais de 360 ilhas e ilhotas que forma um arquipélago fluvial no rio Tocantins, com formas e tamanhos variados.

     

    Durante reunião com Jairo Mariano (d), Rosa de Ouro estava acompanhada do advogado Matheus Martins (d) e seu filho Rafael Ferreira

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProjetos para revitalização de bacias hidrográficas podem ser apresentados até a próxima quinta-feira
    Próximo artigo Representantes da região turística Serras Gerais buscam apoio do Governo para ampliar atividades turísticas

    Leia Também

    Taquaruçu vira palco de cultura e movimento com Moto Rock

    27 de abril de 2026

    Sebrae Tocantins prepara pequenos negócios para a Temporada de Praia

    23 de abril de 2026

    Beatificação de Padre Luso registra novo avanço

    20 de abril de 2026

    Torneio de pesca esportiva movimenta a Praia da Graciosa neste fim de semana

    11 de abril de 2026

    2ª etapa do Circuito de Pesca fortalece economia e turismo no Tocantins

    10 de abril de 2026

    Paraíso do Tocantins recebe encontro regional do projeto Turismo na Estrada

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    Por Redação29 de abril de 2026

    Mostra destaca riquezas naturais e culturais do Tocantins em exposição fotográfica

    29 de abril de 2026

    “Da Aldeia à Universidade”concorre ao Prêmio Grande Otelo e busca apoio do público

    29 de abril de 2026

    Mulheres empreendedoras transformam a Assembleia em vitrine de oportunidades

    28 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.