Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Governo do Tocantins busca investimentos e parcerias estratégicas com o Ministério do Turismo
    Turismo

    Governo do Tocantins busca investimentos e parcerias estratégicas com o Ministério do Turismo

    RedaçãoPor Redação21 de fevereiro de 20254 minutos de leitura
    Thiago Cruz/Governo do Tocantins

    Desde o início da semana, o secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, tem se reunido em Brasília com representantes do Ministério do Turismo para discutir ações e planejar estratégias que visam o fortalecimento do turismo no Estado. Nesta quinta-feira, 20, ele se encontrou com a coordenadora geral de Atração de Investimentos, Cinthia Marques, e com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

    Durante a reunião com Cinthia Marques, foram abordados temas como a expansão do turismo amazônico para a Europa, a atração de investimentos privados e a concessão de ativos naturais e culturais. A importância da sustentabilidade e dos incentivos fiscais também foi destacada como fundamental para o fortalecimento do setor. Além disso, foram discutidas estratégias para aumentar a participação em eventos globais, visando captar mais recursos e investidores para a região Norte e outros estados brasileiros.

    Internacionalização e Atração de Investimentos

    O turismo busca se internacionalizar por meio da participação em feiras internacionais, como a BTL em Portugal, e eventos em Madrid e Porto. A promoção da Amazônia como um destino integrado na Europa é uma prioridade, assim como a apresentação de produtos turísticos na América Latina, incluindo Bolívia, Peru, Argentina e Chile, visando fortalecer a marca Amazônia no mercado global.

    Foi discutida a captação de investimentos privados para projetos turísticos em estados e municípios, com a criação de um portal de investimentos para apresentar projetos a investidores. O planejamento inclui a elaboração de projetos estruturados e parcerias público-privadas, além da participação em eventos estratégicos, como Mipim na França, Sahic no Rio de Janeiro e WTM Latin América, para atrair investimentos.

    Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

    A reunião também tratou das concessões de ativos naturais e culturais, que visam incentivar a gestão privada na melhoria da infraestrutura turística, como parques naturais e reservas extrativistas. O desenvolvimento de projetos de ecoturismo e turismo de base comunitária foi discutido como uma maneira de fortalecer a economia local, com a sustentabilidade sendo um pilar essencial para atrair investimentos internacionais. A cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a estruturação de projetos sustentáveis também foi um tema relevante, assim como a discussão de políticas públicas e incentivos fiscais para o turismo.

    Confederação Nacional dos Municípios

    Ainda nesta quinta-feira, o secretário Hercy Filho se reuniu com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para discutir passos importantes para o avanço do turismo nos municípios tocantinenses. A reunião enfatizou a relevância do Mapa do Turismo, a necessidade de qualificação dos gestores municipais e a importância de envolver prefeitos nas discussões. Foram abordadas a criação de rotas turísticas estratégicas e formas de captação de recursos, além de estratégias para promover o turismo durante a Marcha dos Prefeitos e parcerias para aumentar a presença do setor em eventos nacionais e internacionais.

    “Essas iniciativas refletem um compromisso contínuo com o desenvolvimento do turismo no Tocantins e na região amazônica, buscando não apenas atrair investimentos, mas melhorar a qualidade de vida das comunidades. O Governo do Tocantins busca cada vez mais ampliar a atividade turística como forma de desenvolver a economia no Estado”, disse o secretário Hercy Filho, ao enfatizar que essa é uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa em sua gestão.

    Salão Nacional do Turismo

    Encerrando o dia de reuniões, o secretário Hercy Filho e o gerente de Promoção Turística da Setur, Geovanne Moura, se encontraram com representantes do Ministério do Turismo, para tratar da promoção e participação do Tocantins, e demais estados, no Salão Nacional do Turismo, que deve acontecer entre os dias 21 e 23 de agosto, em São Paulo.  A expectativa é que o Tocantins leve os encantos das belezas naturais e toda a força cultural em mais uma edição do evento, promovendo e valorizando as riquezas do Estado.

     

    Fonte: Ascom Setur/ Governo do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorNaturatins oferece atendimento veterinário a jabuti resgatado em Itacajá
    Próximo artigo Governador e presidente do TJTO discutem ações conjuntas para fortalecer serviços à população do Tocantins

    Leia Também

    Novo Jalapão: Governo do Tocantins impulsiona desenvolvimento com obras e sustentabilidade

    2 de julho de 2026

    Arraiá da Serra celebra cultura junina com música, sabores e tradição em Taquaruçu

    18 de junho de 2026

    Palmas recebe a 12ª edição do Rally Jalapão com programação aberta ao público

    16 de junho de 2026

    Festa da Rapadura reúne tradição, cultura e geração de renda no Quilombo do Prata

    16 de junho de 2026

    Capital tocantinense é referência em inovação turística em publicação nacional

    15 de junho de 2026

    Digitrade promove qualificação para impulsionar vendas no setor turístico

    12 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Fundação Cultural de Palmas alerta para encerramento das inscrições da PNAB em 9 de julho

    Por Redação3 de julho de 2026

    Balé Popular do Tocantins leva a cultura tocantinense a Festival Internacional de Dança em Goiás

    3 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa homologa concurso da Polícia Militar do Tocantins

    3 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega primeira sede própria da AEM-TO e fortalece defesa do consumidor

    3 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.