stão abertas as inscrições do concurso “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). A iniciativa da ONU Turismo reconhece as principais vilas rurais do mundo, promovendo suas diversidades biológicas, culturais e de valorização das atividades locais. Nesta edição, com o apoio do Ministério do Turismo, serão selecionadas oito candidaturas brasileiras para concorrerem ao selo. O prazo para envio das propostas para análise do MTur é 24 de março de 2024.
O selo identificará vilas que são exemplos de destinos de turismo rural com bens culturais e naturais reconhecidos, que preservam e promovem valores rurais e comunitários, produtos e estilos de vida e que defendem um compromisso com a inovação e a sustentabilidade em todos os seus aspectos: econômico, social e ambiental.
A ONU Turismo fará a seleção a partir das indicações dos países-membros, que poderão inscrever até oito candidaturas. O Ministério do Turismo será o responsável pela inscrição das indicações brasileiras, por meio de edital de seleção.
Confira AQUI o edital para candidatos.
Podem participar da seleção entidades públicas ou privadas, associações, pessoas físicas ou jurídicas que representem as comunidades pelo e-mail [email protected].
Para serem considerados vilas rurais pelos critérios da ONU Turismo e estarem habilitados para participar da seleção, os destinos devem cumprir os requisitos de: ter baixa densidade populacional, estar localizados em uma paisagem com importante presença de atividades
tradicionais, além de compartilhar os valores e estilo de vida da comunidade.
Após o envio das candidaturas à ONU Turismo, as nomeações serão avaliadas por um Conselho Consultivo externo independente, composto por especialistas em várias áreas.
Até o momento, 74 vilas em quase 40 países foram reconhecidas como Melhores Vilas de Turismo. Além disso, outras 54 vilas foram selecionadas para participar no programa de modernização, onde receberão aconselhamento especializado e oportunidades de networking.
O PROGRAMA – A iniciativa “Melhores Vilas Turísticas pelo Turismo da ONU”, lançada em 2021, busca transformar o turismo em um catalisador para a prosperidade e o bem-estar rural. Ela adota uma abordagem dupla: valorizar e preservar as aldeias rurais, suas paisagens, diversidade cultural, sistemas de conhecimento, e avançar em estratégias inovadoras alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
VILA BRASILEIRA – O Brasil conquistou premiação na 1ª edição, realizada em 2021. A Rota Enxaimel, situado no bairro Texto Alto de Pomerode, na região do Vale do Itajaí, recebeu um selo pela atuação em defesa da preservação da cultura e tradições germânicas no Brasil.
O roteiro proporciona uma experiência imersiva no patrimônio imigratório, produtos agrícolas, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Além de passeios em parques, museus e cervejarias. Na região está registrado a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel (construção feita a partir da montagem de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila), fora da Alemanha.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
DEIXE O SEU COMENTÁRIO