Palmas Férias movimenta as praias da Capital com atrações culturais, esporte e gastronomia

 

Por Raabe Andrade

 

O evento que teve início no dia 8 de julho, segue com atrações pelos próximos dois finais de semanas

 

O mês de julho está diferente nas praias de Palmas. Com as férias escolares, teve início também a programação do Palmas Férias, repleto de eventos culturais, esportivos e gastronômicos para toda a população. As programações têm início sempre às sextas-feiras e vão até o domingo na praia das Arnos, Graciosa, e praia do Caju.

 

Nessas duas semanas desde o início do Palmas Férias, já aconteceu o PMW Rock Festival e até um torneio internacional de Beach Tênis, mas com certeza as atrações regionais são algumas das mais interessantes. No último sábado, por exemplo, a cantora tocantinense Núbia Dourado se apresentou na praia da Graciosa, na companhia de outros artistas regionais. Para ela, o primeiro evento oficial pós pandemia nas praias de Palmas, não poderia ser melhor: “Foi muito bom ter contato com o público, principalmente com turistas do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, do Pará, que estavam no meu show. Fiquei muito feliz de saber que eu estava cantando para pessoas de outros estados, que vão de alguma forma levar minha música adiante. Isso é muito gratificante!”, comenta.

 

Além das atrações musicais, o público também pode aproveitar o melhor da culinária regional nas barracas e estandes de comida. É uma maneira de estimular a economia local e de divulgar o trabalho das pessoas que enriquecem os sabores do Tocantins. Artur Hangel, gerente do Restaurante Raízes, comenta que o evento traz alívio e já superou as expectativas, após o difícil período de pandemia, em que o setor de alimentação sofreu tanto. “Está sendo uma grande oportunidade de mostrar um pouco mais dos nossos pratos típicos do Tocantins, dentre eles o tucunaré, a moqueca de surubim e a caranha”, afirma otimista.

 

E se estamos falando de música, culinária e cultura, não poderíamos deixar de mencionar, é claro, o artesanato tocantinense. O estado famoso pelo capim dourado, tem ainda muitas outras expressões artísticas que merecem ser conhecidas. É o caso das peças de cerâmica do artesão Renato Moura, que estão expostas na Praia da Graciosa, ao lado esquerdo da via. Renato, que vive de arte, desenvolveu seu método de artesanato em cerâmica durante a pandemia, mas afirma que por trás de cada peça existe muito mais do que apenas técnica: “Eu trabalho com cerâmica artística e não com cerâmica utilitária. O trabalho de cerâmica utilitária, você encontra em lojas com um preço acessível, já a cerâmica artística não. Eu ponho a minha imaginação nela, minha história, então cada peça que eu faço tem uma história para contar”, comenta.

Nesta sexta-feira, a partir das 19h, o artesão irá promover uma oficina de cerâmica, totalmente prática, em seu estande no Palmas Férias. A oficina é voltada a todo público que se interessar em aprender a técnica e terá um valor mínimo de trinta reais por pessoa, para custear os gastos com materiais e equipamentos. “Meu propósito com a oficina, é que haja mais ceramistas em Palmas, porque temos poucos e os que temos são anônimos, as pessoas não conhecem muito”, afirma o artesão esperançoso.

 

Programação

Confira abaixo a programação para os próximos dois finais de semana do evento.

 

Dias 23 e 24

 

Dias 30 e 31

 

Todos os domingos a partir das 16h30, na Praia do Caju e das Arnos

 

Sair da versão mobile