Ações envolverão, no total, 41 cidades do Tocantins e serão auxiliadas por suas Secretarias de Turismo municipais e pelo SITUR (Sistema de Inteligência Turística).
No próximo dia 22/01, Xambioá recebe a equipe de pesquisadores da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) para o início dos trabalhos de campo na cidade, com foco no levantamento do Inventário da Oferta Turística para mapear o que o município tem a oferecer aos visitantes. A pesquisa está sendo realizada em duas etapas, sendo a primeira por telefone (já em andamento) e a segunda focada no trabalho presencial, em que os pesquisadores visitarão os estabelecimentos turísticos da cidade.
O turismo é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento local em virtude de seu papel relevante em questões econômicas e sociais e, nesse caso, tem as comunidades que ali residem como principais beneficiárias das atividades turísticas em questão, contribuindo para a reestruturação e crescimento de comércios, propagando a cultura local e, claro, melhorando a qualidade de vida da população.
Segundo o diretor-executivo da ABET, Dener Fonseca, “para concluir a etapa de inventariação da oferta turística municipal, vamos contar com o SITUR, uma base de dados on-line de gestão de destinos turísticos que vai nos ajudar com a coleta e centralização de informações sobre os empreendimentos. Essa fase é uma das mais importantes de todo o trabalho, pois, a partir dela, teremos uma noção mais real do que a cidade tem a oferecer aos visitantes e, com essas informações em mãos, conseguiremos traçar estratégias palpáveis e assertivas para o desenvolvimento do turismo no município”.
Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Xambioá, Romário Cristian, “esse trabalho será muito bem-vindo para nos ajudar a entendermos melhor quais são nossas potencialidades turísticas, desenvolvendo economicamente nosso município por meio do turismo. E, para que o projeto tenha sucesso, é claro que contamos com a colaboração e participação dos agentes turísticos locais (gestores, empresários e colaboradores) e dos xambioaenses. Com certeza virão muitos retornos positivos para a nossa cidade”.
Palco de belezas naturais e fatos históricos
Às margens do Rio Araguaia, ao norte do Tocantins, Xambioá – que significa “pássaro preto veloz” e se refere à nação indígena de mesmo nome que mantém uma reserva próxima ao município – guarda entre seus tesouros muitas belezas naturais (como praias e corredeiras), festas tradicionais locais e um fato histórico conhecido nacionalmente, a Guerrilha do Araguaia, movimento marcado pelo combate entre pessoas contrárias à Ditadura Militar e o próprio regime.
Até 1958, a cidade fazia parte do Araguatins e, desde sua emancipação, vem construindo sua própria história, valorizando a cultura local e investindo em ações que levem positivamente o nome do município para todo o país.
Fonte: Correio do Bico
DEIXE O SEU COMENTÁRIO