Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Rotas indígenas e quilombolas serão divulgadas por meio de mapas turísticos
    Turismo

    Rotas indígenas e quilombolas serão divulgadas por meio de mapas turísticos

    Por Núbia Dourado31 de dezembro de 20194 minutos de leitura
    Em Morro São João, festa dos Congados é potencial cultural - Emerson Silva/Governo do Tocantins

    Em Morro São João, festa dos Congados é potencial cultural - Emerson Silva/Governo do Tocantins 

    As festas tradicionais, como belezas naturais, artesanato, culinária das comunidades indígenas e quilombolas do Tocantins estão mais disponíveis ao turista que busca experimentar novas experiências. Para descobrir como potencialidades do etnoturismo e facilitar o acesso aos visitantes, uma Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) formata mapas turísticos selecionados com rotas de acesso e principais atrativos do Estado. Esta é a primeira vez que o Estado realiza um mapeamento direcionado para esses grupos.

    “Queremos incentivar uma visita a essas comunidades, criar os protagonistas deste Estado que já tem suas belezas naturais reconhecidas nacional e internacionalmente; agora é a vez de mostrar o que é melhor, ou ser, o nosso povo ”, revela o presidente da Adetuc, Tom Lyra, enfatizando que o trabalho de atração turística vai impulsionar a geração de renda, por meio do estímulo a atividades de economia criativa, sendo um dos pilares da gestão do governador Mauro Carlesse, que solicitou maior atenção aos indígenas e quilombolas.

    Dados

    Os mapas foram elaborados pela Superintendência de Desenvolvimento do Turismo, a partir de dados levantados pela Fundação Nacional de Índio, Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam para uma situação de 15.663 indígenas no Tocantins, distribuídas entre nove etnias e 190 aldeias. Já a população quilombola e remanescente está estimada em 9.680 pessoas (2.420 famílias), que vivem em 46 comunidades localizadas em 26 municípios.

    “A compilação desses dados é fundamental para projetos de massas, em especial aqueles voltados à conservação cultural e ao desenvolvimento de turismo de vivência e base comunitária nessas comunidades”, ponto ou presidente da Adetuc.

    Tom Lyra lembra que já estão em desenvolvimento três projetos importantes que impactam essas comunidades e estão inseridos no Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). São eles, pesca esportiva, observação de aves e levantamento de potencialidades de comunidades de Mumbuca e Boa Esperança, em Mateiros, Prata, em São Felix do Tocantins, e Barra da Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.

    Cultura e natureza

    Mateiros é o município com maior número de comunidades quilombolas, 11 no total, com um total de 271 famílias e uma população estimada em 2.684 pessoas. Por ser considerada a primeira exportadora de artesanato em capim dourado, Mumbuca é mais conhecida, tem 65 famílias e já desenvolveu turismo de base comunitária. Também no Jalapão, a Comunidade de Prata fica localizada no município de São Félix e também tem receptivo turístico organizado.

    Mas o Estado possui muitas outras comunidades com histórico, valor cultural e potencial etnográfico reconhecido. É o caso da Lagoa da Pedra, em Arraias, que preserva a tradição da Roda de São Gonçalo; Morro São João, em Santa Rosa, onde ocorre como Congadas durante os Festejos de Santa Almas Benditas, no Dia dos Finados; Cocalinho, em Santa Fé do Araguaia, comunidade que preserva a dança do Lindô, originária das comunidades do Maranhão.

    Entre as etnias indígenas, o interesse pela atração de turistas também é crescente. Na Ilha do Bananal, aldeias Karajá e Javaé sofrem grande número de praticantes de pesca esportiva. Os Krahô, em parceria com uma operadora de turismo também estão recebendo visitantes durante suas principais festividades, enquanto os Xerentes estão construindo o Centro de Fortalecimento da Cultura Xerente, na Aldeia Ktpo, a cerca de 60 km de Tocantinía, para receber turistas e estudantes.

    Censo

    Em 2020, será a primeira vez que o Censo Demográfico do Brasil incluirá o perfil de comunidades quilombolas, ação que envolverá uma parceria da Fundação Palmares, que iniciará a coleta de dados para o Cadastro Geral de Informações Quilombolas. São dois instrumentos complementares, enquanto o primeiro reúne dados por domicílio, o segundo está compilando informações pela comunidade. Desta forma, o País terá informações específicas sobre uma composição / organização sociopolítica, cultural e econômica de seus núcleos quilombolas.

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorRotas de comunidades quilombolas e indígenas estarão presentes em mapas turísticos do Tocantins
    Próximo artigo Rotas indígenas e quilombolas serão divulgadas por meio de mapas turísticos

    Leia Também

    Jalapão vive nova fase e governo articula plano de desenvolvimento com lideranças locais

    4 de março de 2026

    Parque do Cantão entra no radar do ecoturismo com iniciativa do Governo do Tocantins

    18 de fevereiro de 2026

    Jalapão lidera lista de destinos brasileiros para quem busca tranquilidade no Carnaval

    16 de fevereiro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa prestigia Carnaval em Monte Alegre e reforça turismo no interior do Tocantins

    16 de fevereiro de 2026

    Sebrae reúne empresários do turismo para fortalecer roteiros e preparar setor para alta temporada no Tocantins

    4 de fevereiro de 2026

    Aventura no Jalapão começa em Ponte Alta do Tocantins

    24 de janeiro de 2026
    Últimas Notícias

    9ª Mostra Sesc de Cinema está com inscrições abertas

    Por Núbia Dourado13 de março de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca oportunidades de investimentos do acordo UE-Mercosul durante painel no Paraguai

    13 de março de 2026

    Exposição “Manifesta – Aquarela Tradicional Tocantinense” valoriza cultura regional no Espaço Cultural de Palmas

    11 de março de 2026

    Cine Quebrada leva cinema gratuito e reflexão social para estudantes em Lajeado

    11 de março de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.