A Feira Coberta da 304 Sul foi reaberta nesta terça, 14, para a comercialização de alimentos não processados no espaço tradicional que funcionará durante a semana, de terça a sábado, das 9 às 19 horas. Para a reabertura a gestão municipal adotou diversas medidas de segurança nas imediações internas da feira para possibilitar o funcionamento.
Nos últimos dias foram feitas várias adequações na área da feira, seguindo as recomendações de prevenção das Organizações Mundial de Saúde (OMS). Dentre elas o espaçamento mínimo de dois metros entre as barracas e necessidade vital dos cuidados essenciais com o uso de máscara respiratória e a utilização constante do álcool gel 70%, tanto para os trabalhadores como os clientes.
Antes de entrar na área da feira, o cliente passa por uma breve abordagem, onde recebe algumas informações quanto ao tempo de compra disponível. Em seguida, é direcionado para a pia montada para lavagem e higienização das mãos, com sabão líquido ou sabonete, e por fim a obrigatoriedade também do uso de álcool gel 70% para imunização.
Vale ressaltar que, as equipes que recebem os clientes no portão principal, além de controlar o tempo de compra, direcionam a quantidade de pessoas que entram na feira para realizarem as compras. E até mesmo durante a formação de filas de espera são exigidas as recomendações de distância mínima entres os clientes.
Outras tomadas de segurança e conscientização com o uso de faixas e banners informativos também foram adotadas para ressaltar os cuidados. Quem reforça esse entendimento é o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Raimundo Nonato, que garante que o local vai passar todos os dias por fiscalização para garantir a continuidade da prestação dos serviços e a segurança de todos.
“Houve uma avaliação bastante positiva na reabertura da feira. Estão nítidos os esforços que administração municipal vem fazendo para garantir a segurança dos trabalhadores. E vamos continuar todos os dias com as atividades de prevenção e o apoio aos órgãos fiscalizadores na localidade para não colocar em risco a saúde dos feirantes e dos seus clientes”, destacou o superintendente.
Cronograma
Os feirantes irão trabalhar em regime de escala durante a semana, sendo que na terça-feira, o espaço fica reservado aos feirantes da 304 Sul; quarta-feira aos feirantes da Arno 33 e Arno 61; na quinta-feira aos feirantes da Arse 112; sexta-feira aos feirantes das 304 Sul. Já aos sábados, o espaço ficará reservado para os feirantes da Aureny I.
Parceiros
Neste primeiro dia de funcionamento, a Sedem contou com o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) que auxiliou na segurança e no controle do trânsito, nas imediações da feira. Atuaram em conjunto também a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária do Município e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, no controle da entrada das pessoas e a conscientização sobre o uso dos equipamentos de proteção e higiene.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO