Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Turismo em pauta: Laurez Moreira articula ações com o trade para alavancar o setor no Tocantins
    Turismo

    Turismo em pauta: Laurez Moreira articula ações com o trade para alavancar o setor no Tocantins

    RedaçãoPor Redação20 de setembro de 20253 minutos de leitura
    Governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta sexta-feira,19, no gabinete do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, representantes do Cetur para discutir pautas estratégicas do setor
    Principais pautas foram a criação de um Centro de Convenções, a sinalização náutica do Lago de Palmas e a consolidação da política estadual de turismo

    O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta sexta-feira,19, no gabinete do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, representantes do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur) para discutir pautas estratégicas do setor. Entre os temas tratados, destacaram-se a construção do Centro de Convenções, a sinalização náutica do Lago de Palmas e a consolidação da política estadual de turismo. Este foi o primeiro encontro oficial do governador com representantes do segmento no gabinete, marcando um avanço no diálogo entre o estado do Tocantins e entidades do turismo.

    O momento reforçou a criação de um canal direto de diálogo, aproximando o Governo do Tocantins das demandas levantadas pelos representantes do trade turístico. As propostas apresentadas servirão como base para a elaboração e fortalecimento das ações voltadas ao desenvolvimento do setor no estado.

    O governador destacou que o turismo será uma das prioridades de sua gestão. “O turismo é uma das atividades que mais cresce no mundo e o Tocantins tem um enorme potencial. Vamos priorizar investimentos em infraestrutura, qualificação de profissionais e valorização da gastronomia, transformando o turismo em uma marca do nosso governo”, afirmou Laurez Moreira.

    A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Mendes Souto, que responde interinamente pela Secretaria do Turismo (Setur), reforçou a importância da aproximação com os representantes do setor. “Esse diálogo é fundamental para que possamos alinhar as prioridades e estruturar políticas que atendam às reais necessidades do turismo tocantinense, garantindo desenvolvimento e fortalecimento da nossa economia”, afirmou.

    Propostas para o turismo

    Entre as principais demandas apresentadas, esteve a construção do Centro de Convenções em Palmas. A capital foi destacada como local estratégico para impulsionar o turismo, por reunir infraestrutura adequada para receber grandes fluxos de visitantes, com aeroporto, rede hoteleira e gastronômica consolidadas.

    Segundo o presidente da Cetur, Marcelo Perim,  o  projeto permitirá expandir gradativamente a atividade turística para outros municípios, fortalecendo o turismo regional de forma sustentável. “Em Palmas temos infraestrutura para receber grandes fluxos de visitantes e, a partir daqui, expandir o turismo para outras regiões do estado, o Centro de Convenções vem com essa proposta”, revelou.

    Outra pauta discutida foi a sinalização náutica do Lago de Palmas, voltada para a demarcação de pontos estratégicos que garantam maior segurança e favoreçam a realização de eventos náuticos. A iniciativa pretende estimular o lazer da população e, ao mesmo tempo, potencializar o turismo em um dos principais cartões-postais da capital.

    Também entrou em discussão a reestruturação da política estadual de turismo, lei que prevê a promoção e qualificação do setor por meio de ações e projetos; o fortalecimento da governança turística e a criação da Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural, entre outras iniciativas  que norteiam o setor.

    Atento às demandas apresentadas, o governador Laurez Moreira demonstrou otimismo em relação às propostas e destacou a importância de investimentos que fortaleçam não apenas o turismo, mas também áreas estratégicas como infraestrutura e educação. “Vamos mapear, nesse primeiro momento, dez áreas turísticas do Tocantins e estruturar esses locais com ações como recuperação de estradas, melhorias nas cidades e qualificação profissional voltada ao turismo em regiões propícias”, destacou.

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorNúbia Dourado e prefeito de Novo Acordo Mateus Coelho alinham últimos detalhes para a Semana Cultural do Jalapão
    Próximo artigo Ritmo e poesia: Final Estadual da Batalha de Rima movimenta Palmas neste sábado,20

    Leia Também

    Praia de Rio Sono conquista reconhecimento por iniciativas de responsabilidade ambiental

    22 de outubro de 2026

    Festa da Jabuticaba terá mais um fim de semana de gastronomia e cultura

    17 de outubro de 2026

    Rota Gastronômica da Jabuticaba valoriza sabores e culinária em Taquaruçu

    12 de outubro de 2026

    Estudo aponta potencial turístico do Centro Histórico de Porto Nacional

    7 de outubro de 2026

    ABAV Expo abre oportunidades para empreendedores do turismo de Miracema e Lajeado

    3 de outubro de 2026

    Tocantins fortalece promoção turística e amplia oportunidades de negócios na ABAV Expo 2026

    2 de outubro de 2026
    Últimas Notícias

    Palmas e região têm mais de 180 vagas de emprego abertas com a proximidade da Black Friday

    Por Núbia Dourado27 de outubro de 2026

    Senar realiza Dia de Campo em Araguatins com técnicas para aumentar a produtividade rural

    27 de outubro de 2026

    Chuvas irregulares preocupam produtores e Tocantins aposta em novas tecnologias para proteger lavouras de soja e milho

    27 de outubro de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre inscrições para edital de R$ 425 mil destinado a projetos audiovisuais nesta sexta-feira, 30

    27 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.