Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Natureza»Tocantins avança na preservação ambiental com a criação do Comitê Técnico para elaboração do plano de recuperação de áreas degradadas
    Natureza

    Tocantins avança na preservação ambiental com a criação do Comitê Técnico para elaboração do plano de recuperação de áreas degradadas

    RedaçãoPor Redação6 de março de 20253 minutos de leitura

    O CT-Peveg será responsável por analisar e sugerir aprimoramentos aos estudos técnicos que embasarão a implantação do plano, atuando em conjunto com diversos órgãos e entidades públicas e privadas

     

    O Governo do Tocantins publicou o Decreto nº 6.905, que institui o Comitê Técnico para acompanhamento dos estudos destinados a subsidiar a criação do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Tocantins (CT-Peveg). A medida, publicada no Diário Oficial, 6.767, de 27 de fevereiro, visa fortalecer a formulação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental no estado.

    O CT-Peveg será responsável por analisar e sugerir aprimoramentos aos estudos técnicos que embasarão a implantação do plano, atuando em conjunto com diversos órgãos e entidades públicas e privadas. O objetivo é garantir a troca de informações, o alinhamento de metodologias e a definição de diretrizes para a recuperação da vegetação nativa do Tocantins.

    De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “A criação do CT-Peveg é um passo fundamental para a construção de um plano sólido e eficiente para a recuperação da nossa vegetação nativa. Queremos que o Tocantins seja referência na preservação ambiental “, destacou.

    O decreto já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado. Agora, cabe à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos tomar as providências necessárias para a estruturação e funcionamento do Comitê, garantindo o avanço dos estudos e a concretização do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa.

    Segundo a diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta, Cristiane Peres, a elaboração do Plano dever ser iniciada, nos próximos dias, em parceria com a organização Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).

    Membros

    A composição do Comitê inclui representantes do Poder Executivo Estadual, como a Semarh, que coordenará os trabalhos, além da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Também foram convidados a participar instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Ministério Público Estadual (MP-T0), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Tocantins e o Instituto Perene.

    Os membros do CT-Peveg serão indicados pelos dirigentes das instituições participantes e designados por ato do Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Outras entidades, especialistas e técnicos também poderão ser convidados para contribuir com os trabalhos do comitê.

    As reuniões do CT-Peveg ocorrerão de forma presencial ou remota, com convocação realizada com no mínimo cinco dias úteis de antecedência, garantindo ampla participação dos envolvidos. O Comitê atuará até a aprovação final do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Tocantins, passando por todas as fases de ajustes e validação necessárias.

     

    Fonte: Meio Ambiente/TO

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorFundação Cultural de Palmas comemora o Mês da Mulher com exposição e mostra cinematográfica
    Próximo artigo Março Amarelo: SES-TO realiza campanha de conscientização sobre endometriose

    Leia Também

    Mais de 100 animais silvestres são resgatados pela PRF e encaminhados ao Naturatins em Gurupi

    10 de setembro de 2025

    Programa do Governo do Tocantins de preservação ambiental e compensação por créditos de carbono desperta interesse do Maranhão, que assina termo de compromisso

    25 de junho de 2025

    Governo do Tocantins lança portal do CIGMA para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas

    8 de junho de 2025

    IPAM calcula risco climático de propriedades rurais, veja como participar

    5 de junho de 2025

    Governo do Tocantins realiza 1º Encontro de Secretários do Meio Ambiente

    2 de junho de 2025

    III Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins inicia programação com debates e experiências práticas

    22 de maio de 2025
    Últimas Notícias

    Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte neste sábado (18)

    Por Redação17 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Yane Lopes estreia espetáculo em homenagem a Nara Leão em Palmas”

    13 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.