Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Pavilhão da Cultura estreia na Agrotins 2025 com programação artística, oficinas e feira de artesanato
    Agenda Cultural

    Pavilhão da Cultura estreia na Agrotins 2025 com programação artística, oficinas e feira de artesanato

    Por Núbia Dourado5 de maio de 20253 minutos de leitura

    Secult leva cultura tocantinense para a maior feira agrotecnológica do Norte do Brasil e lança a 1ª edição da Fenartto

    Na contagem regressiva para a Agrotins 2025, os servidores da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) intensificam os preparativos para a estreia do Pavilhão da Cultura, uma das grandes novidades desta 25ª edição da maior feira agrotecnológica da Região Norte. Pela primeira vez, a pasta cultural terá um espaço exclusivo dentro da Agrotins, oferecendo ao público uma ampla programação artística, oficinas e a realização da 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto).

    Realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e em parceria com diversas instituições públicas e privadas, a Agrotins 2025 se consolida como um espaço de integração entre tecnologia, agronegócio, educação e, agora, cultura.

    Para nós é gratificante termos um pavilhão dedicado à cultura tocantinense, tão rica e tão diversa, dentro da Agrotins. Somamos nossos esforços aos dos realizadores da feira, promovendo a transversalidade encorajada pela gestão do governador Wanderlei Barbosa”, destacou o secretário de Cultura, Tião Pinheiro.
    “Através do nosso espaço, o público visitante poderá não apenas ter acesso ao artesanato local, mas também a uma série de atrações artísticas, exposições e outras atividades culturais que preparamos com muito carinho”, completou.

     

    Programação Cultural

    Durante os cinco dias da feira, o Pavilhão da Cultura  será palco para diversas manifestações culturais. A programação inclui:

    * Apresentações musicais acústicas;
    * Oficinas temáticas;
    * Exposição de arte;
    * Exibição de vídeos;
    * Presença do **MovCEU** – equipamento cultural itinerante com biblioteca, cinema de rua, estúdio audiovisual, óculos de realidade virtual e espaço para atividades interativas.

    Entre show musicais estão Marlon e Muriel ,Baião D2, Projeto 1+1, 3 Tons de Preto, Eletra, Trio Bacana,  Dorivã, Núbia Dourado, entre outros, representando gêneros como sertanejo, forró, pop, pagode, MPB e rock.

    Artistas tocantinenses também vão se apresentar no palco principal da Agrotins, localizado próximo à orla do Parque Agrotecnológico.

    A diversidade cultural do Tocantins será celebrada ainda com expressões tradicionais como as Cavalhadas de Taguatinga, Missim da Viola de Buriti, Trupe Açu, Circo Os Kaco e Taboka Grande.

    Fenartto: vitrine para o artesanato tocantinense

    Entre os destaques do Pavilhão da Cultura está a 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), que ocupará quatro estandes com peças produzidas por mestres-artesãos de todo o Estado. O espaço contará com:

    * Exposição e comercialização de artesanato local;
    * Demonstração de saberes tradicionais;
    * Oficinas com temáticas voltadas ao fazer artesanal;
    * Sala para emissão da Carteira Nacional do Artesão;
    * Mostra de peças do acervo da Secult.

    A Fenartto representa uma nova vitrine para os artesãos tocantinenses, fortalecendo a economia criativa e valorizando o patrimônio cultural do estado.

    A programação completa do Pavilhão da Cultura será divulgada nos próximos dias pela Secretaria da Cultura.

    Fonte: Ascom Secult

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorLula sanciona lei que torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc de incentivo à cultura
    Próximo artigo Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual nesta terça, 6

    Leia Também

    Projeto Roda Literária lança livro sobre memória e identidade do povo de Canudos nesta sexta, 17

    16 de abril de 2026

    Dia do Circo é celebrado com incentivo à arte e à cultura

    27 de março de 2026

    Projeto Roda Literária 2026 tem inscrições abertas por meio de edital simplificado

    27 de março de 2026

    Paisagismo de Divino Alcan conecta memória e sustentabilidade em exposição no Ibirapuera

    27 de março de 2026

    Seminário marca celebração do Dia Mundial da Água em Palmas nesta quarta-feira, 25

    24 de março de 2026

    Semana da Água no Tocantins começa com apresentação do processo completo de recuperação de nascentes

    24 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.