Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Mulheres Empreendedoras»Histórias de Amor a Palmas: dona Muka, uma receita de amor e empreendedorismo
    Mulheres Empreendedoras

    Histórias de Amor a Palmas: dona Muka, uma receita de amor e empreendedorismo

    RedaçãoPor Redação29 de maio de 20254 minutos de leitura
    Pauta Especial de Aniversário - Série de Histórias de Amor a Cidade Palmas Personagem: Dona Muka Data: 07/05/2025 Local: Muka Doceria, Arso 92 (906 Sul), Palmas - TO Foto: Júnior Suzuki

    Última personagem da série, Miriam Tavares reflete a força do empreendedor palmense, sua honestidade e espírito de superação

     

    Encerrando a série Histórias de Amor a Palmas, que trouxe, durante o mês de aniversário de 36 anos da Capital, personagens que tiveram sua vida e enredo pessoal ligados aos trajetos de evolução da cidade, a empreendedora Miriam Tavares reflete o espírito e a força do empreendedor palmense. Detalhes da história de dona Muka, como também é conhecida, podem ser conferidos nas redes sociais da Prefeitura de Palmas.

    Assim como muitos, Miriam Tavares – ou dona Muka – chegou ainda nos primeiros anos de Palmas – vindo de Porto Nacional com seu esposo e dois filhos – trazendo consigo a esperança de realizar seus sonhos e, na luta para ajudar o marido que atuava na construção civil. Descobriu-se feirante, vendendo tortas salgadas em um quiosque simples ao lado da irmã, ainda no começo do ano 2000, na Feira da 304 Sul, que timidamente crescia. Destes tempos, a empreendedora lembra com carinho dos laços que criou, como uma grande conquista. Muka valoriza os vínculos formados com colegas feirantes e a própria comunidade, que acabaram sendo passados de geração a geração.

    “Palmas permitiu que a gente tivesse gerações de famílias como clientes. É o filho da pessoa que conhecemos quando chegamos aqui e até hoje vai na feira comprar nossa torta, comprar um docinho, comprar sobremesa. Pessoas que acompanham nosso crescimento e estão com a gente sempre”, diz, contando emocionada: “a gente tem filho de cliente que mantém a mesma rotina. Até hoje a gente tem clientes, filhos de clientes que já foram, já faleceram e acompanham nosso crescimento”.

    A enfermeira Ana Paula Corrêa é uma dessas clientes, que é fiel há mais de cinco anos. Ela considera sagrado passar na banca de dona Muka às terças e domingos para se deliciar. “Perto dela, você sente a atenção, o zelo com alimento, o cuidado com o cliente. Eu gosto muito da Muka, o profissionalismo dela cativa demais, já contratei seus serviços para festa de aniversário dos meus filhos, tem história, amor, e carinho”, declarou.

    Notoriedade no FGT

    Dona Muka também é uma personalidade do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), e participa há cerca de seis anos. Já atuou como júri técnico e como expositora, vencendo nas categorias ‘comidinha salgada’ (2º lugar) e ‘prato doce’ (3º lugar). “O processo de participação envolve seleção, cursos obrigatórios de empreendedorismo e com vigilância sanitária. É um momento de reciclar o aprendizado e apresentar nosso trabalho para diferentes públicos. O reconhecimento da população palmense e dos turistas que visitam o festival, também nos impulsiona a continuar”, declara Muka.

    Um olhar de gratidão por Palmas

    Ao refletir no significado dos 36 anos de Palmas, dona Muka se emociona e destaca o sentimento de gratidão por viver e construir sua história em Palmas. “Olha, eu já viajei para muitos lugares no Brasil. Já fui na Itália, em Portugal, conheci Roma, foram experiências únicas de viagem. Mesmo assim, eu volto, e digo que não troco Palmas por cidade nenhuma. Eu vim pra cá, passei muitas lutas, enfrentei muitas barreiras, mas sigo amando essa cidade de uma forma assim extraordinária, porque Palmas é tudo de bom”, conclui.

    Casa do Empreendedor

    Hoje o cenário é diferente para o cidadão palmense que quer empreender. O apoio da Casa do Empreendedor de Palmas, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), facilita o investimento e oferece as orientações e recursos essenciais para transformar o sonho em realidade.

    Este é um espaço criado pela Prefeitura de Palmas para ajudar micro e pequenos empreendedores com consultorias, capacitações e acesso a linhas de crédito pelo Banco do Povo. Com esse auxílio, é possível não só formalizar sua empresa, mas também se capacitar em áreas relacionadas à gestão financeira e estratégias de vendas. De acordo com o secretário da Sedeem, Henrique Nesello, “quando o poder público investe no microempreendedor, os resultados são reais e transformadores. A Casa do Empreendedor de Palmas foi criada exatamente para ser esse ponto de apoio”.

    Aumento nos atendimentos ofertados

    Em abril, a Casa do Empreendedor de Palmas, centro e Taquaralto, contabilizaram mais de 12 mil atendimentos, sendo desses, 6.685 somente relacionados a questões sobre Microempreendedor Individual (MEI). Os serviços são totalmente gratuitos. Para mais informações, acesse as redes sociais ou pelo Whatsapp, no número (63) 992479649.

    Fonte: SECOM/Palmas

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorNaturatins promove diálogo sobre manejo do fogo e proteção da fauna na APA Ilha do Bananal/Cantão e Parque Estadual do Cantão
    Próximo artigo Cultura latino-americana é tema de festival na Escola Estadual Elizângela Cardoso, em Palmas

    Leia Também

    Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte neste sábado (18)

    17 de outubro de 2025

    Projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Rio Sono

    12 de setembro de 2025

    Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital

    28 de junho de 2025

    Núbia Dourado e o Projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia

    8 de junho de 2025

    Mulheres da Floresta: Tradição, Resistência e Empreendedorismo na Amazônia

    19 de abril de 2025

    Governo do Tocantins impulsiona protagonismo feminino com novos projetos e reconhecimento a mulheres tocantinenses

    13 de março de 2025
    Últimas Notícias

    Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro na Aldeia Novo Horizonte neste sábado (18)

    Por Redação17 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Yane Lopes estreia espetáculo em homenagem a Nara Leão em Palmas”

    13 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.