Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » 1º Encontro Cultural Xerente, adaptado ao novo normal, valoriza tradições e incentiva respeito aos povos originários
    Cultura

    1º Encontro Cultural Xerente, adaptado ao novo normal, valoriza tradições e incentiva respeito aos povos originários

    Por Núbia Dourado3 de junho de 20213 minutos de leitura

    Da Redação

     

    Mesmo em tempos de pandemia, as tradições serão valorizadas, com a realização do 1º Encontro Cultural Indígena Xerente, que acontecerá no dia 4 de junho, na aldeia Novo Horizonte, no município de Tocantínia, às margens do Rio Sono, na região central do estado do Tocantins.

     

    O evento, que foi adaptado devido à disseminação da Covid-19, contará somente com a participação de integrantes da aldeia e  uma equipe de filmagem, devidamente testada para a doença, que produzirá um audiovisual, com a finalidade documentar e divulgar a cultura dessa etnia de povos originários do Tocantins em escolas da rede municipal e estadual de ensino, além de outras instituições públicas.

     

    A programação do evento contará, no período da manhã, com ritual de batismo, dança tradicional, dinâmica com as crianças e culinária original. No período da tarde, o evento prossegue com casamento indígena, competição de arco e flecha e corrida da Tora de Buriti. O encerramento será marcado por uma apresentação de dança envolvendo representantes de toda a aldeia.

     

    De acordo com o cacique da aldeia, Pedro Filho, a realização do encontro é muito importante para fortalecer a cultura do povo Xerente. “É uma preocupação fazer com que nossos jovens e crianças vivenciem nossos costumes para garantir que permanecem vivos nas próximas gerações, quando os mais velhos se forem. Também consideramos fundamental fazer com que as pessoas de fora da aldeia conheçam e respeitem nossa cultura”, explicou. 

     

    Além de colaborar com a organização da programação, o projeto previa a produção de um audiovisual do 1º Encontro Cultural Indígena Xerente no Dia do Índio, em 19 de abril, com a participação dos integrantes da etnia e moradores da região. Porém, diante da situação de agravamento da pandemia de Covid-19, naquele momento, a proposta foi adaptada para a realizado de uma forma restrita e produção de material audiovisual para divulgação.

    Banne de divulgação

     

    A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Terra Dourada, foi uma das contempladas com recursos da Lei Aldir Blanc, com destinação coordenada no Tocantins pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Os incentivos foram disponibilizados, por meio de edital, seguindo critérios técnicos, para ações emergenciais voltadas ao setor cultural durante a pandemia da Covid-19. Os recursos foram direcionados a apoiar e fomentar artistas e produtores, para pessoas físicas e jurídicas, de áreas como Cultura Tradicional, Popular e Urbana, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Audiovisual e Áreas Técnicas.

     

    Crédito Foto: Thiago Sá

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorInscrições para o Festival de Mulheres do Tocantins estão abertas
    Próximo artigo Projeto Foco no Fogo traça rota de trabalho que dará início a Semana do Meio Ambiente

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Expositores têm até 2 de maio para se inscrever no Concurso Estande Sustentável

    Por Redação30 de abril de 2026

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Caravana do Meio Ambiente promove ações sustentáveis em municípios do norte tocantinense

    30 de abril de 2026

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    29 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.