Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Geral»Sustentabilidade e tradição marcam a Festa da Colheita do capim-dourado no Jalapão
    Geral

    Sustentabilidade e tradição marcam a Festa da Colheita do capim-dourado no Jalapão

    RedaçãoPor Redação16 de setembro de 20253 minutos de leitura
    Visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de coleta e de se conectar com a cultura local - Foto: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

    A visita revela a importância do processo do manejo sustentável para a preservação da espécie

    O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou, neste domingo, 14, de visita a um dos campos de capim-dourado, promovida pela Comunidade Quilombola Mumbuca. Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de coleta e de se conectar com a cultura local, compreendendo a importância da preservação da matéria-prima, utilizada na confecção de artesanato.

    A programação marca o início do período de liberação para a coleta das hastes da espécie vegetal, que se inicia no próximo sábado, 20, e segue até 30 de novembro.

    A visita foi marcada por discursos emocionados que proporcionaram aos visitantes um senso de conexão com as comunidades locais. A experiência ofereceu uma reflexão sobre a história e as tradições que transcendem gerações, evidenciando não apenas a importância ambiental do capim-dourado, mas também seu valor cultural. O evento serviu como um lembrete de como a preservação dessa matéria-prima está entrelaçada com a identidade e as tradições da região, e reforçou o compromisso com a conservação de uma rica herança cultural que dá vida às comunidades.

    A gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Letícia Suarte, destacou a relevância do manejo adequado durante a coleta do capim-dourado.  “Ao longo de todo o ano, temos feito um trabalho de apoio, porque nós precisamos pensar no manejo sustentável do capim-dourado. Se tirarmos as hastes e não deixarmos as florezinhas/cabecinhas, comprometemos a manutenção da espécie. Então, é fundamental pensarmos na sustentabilidade. Ao colher o capim, é importante cortar e deixar as cabeças no campo, garantindo a dispersão das sementes. Assim, teremos capim-dourado todos os anos”, ressaltou.

    A presidente da Associação de Artesãos e Extrativistas da Comunidade Quilombola Mumbuca, Silvanete Tavares, destacou a importância de proporcionar aos visitantes essa experiência. “É um momento muito especial da coleta demonstrativa. Não é o dia de fazermos a coleta definitiva. É um dia para demonstração com parceiros, visitantes e turistas.  Esse é um momento valioso, não só para nós da comunidade, mas para o Tocantins, Jalapão e para o mundo, porque esperamos o ano todo por esse momento. Durante a visita fazemos uma reflexão, agradecemos a Deus por nos dar a oportunidade de mais uma vez estarmos comemorando a chegada da coleta do capim-dourado”, destacou.

    A artesã do Mumbuca, Cirliane Matos, relata a relevância do legado do capim-dourado para a comunidade local. “Para nós é um momento ímpar de estarmos mais uma vez no campo, celebrando a colheita e dizendo que o povo de Mumbuca é um povo forte, corajoso e de cultura viva. Porque o capim-dourado é um legado que nós temos. Estar aqui no campo, todas às vezes, nos emociona porque lembramos de Dona Laurina, que descobriu uma vereda como essa, o capim-dourado, que levou o seu povo para o mundo e trouxe o mundo para a sua comunidade”, finalizou.

    Momento cultural

    Na noite de sábado, 13, a Comunidade Quilombola Mumbuca foi palco de uma celebração que une gerações em torno do capim-dourado. A história dos antepassados da comunidade foi contada por meio de um teatro. O evento contou ainda com o tradicional desfile estrelado por crianças, adolescentes e adultos, revelando os talentos das artesãs locais por meio das peças cuidadosamente confeccionadas.

     

    Fonte:Ascom Naturatins

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorTocantins lidera produção de grãos no Norte e colhe 9,17 milhões de toneladas
    Próximo artigo Trupe-Açu apresenta espetáculo sobre a luta e a memória das quebradeiras de coco

    Leia Também

    UniCatólica recebe apresentação da peça In Front de Nós

    21 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Governador Laurez Moreira celebra 37 anos do Tocantins e reafirma compromisso com um futuro de progresso e oportunidades

    5 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto estreia turnê nacional com apresentação gratuita em Palmas no sábado, 04

    1 de outubro de 2025

    Tocantins lidera produção de grãos no Norte e colhe 9,17 milhões de toneladas

    15 de setembro de 2025

    Coalizão Vozes do Tocantins leva soluções e desafios locais ao 11º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

    12 de setembro de 2025
    Últimas Notícias

    Audiovisual tocantinense ganha impulso com aprovação de proposta de R$ 12 milhões

    Por Redação3 de dezembro de 2025

    1ª  Feira Cultural de Artesanato – Mulheres Empreendedoras da Amazônia irá reunir artesãs indígenas e quilombolas na hall da Assembleia  no próximo dia 09

    3 de dezembro de 2025

    Cultura Viva: Teia Tocantins 2025 acontece de 12 a 14 de dezembro

    1 de dezembro de 2025

    Quilombolas recebem sementes do Governo do Tocantins em ação realizada no Festival do Baru

    30 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.