Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Aleto discute criação de política de combate à dengue no ambiente escolar
    Políticas Públicas

    Aleto discute criação de política de combate à dengue no ambiente escolar

    RedaçãoPor Redação5 de fevereiro de 20262 minutos de leitura
    Leo Barbosa é autor da proposta, apresentada nesta quarta-feira Foto: Clayton Cristus

    A ideia é incentivar a participação ativa dos estudantes na identificação e eliminação de criadouros

    Instituir a Política Estadual de Prevenção e Conscientização sobre a Dengue nas instituições de ensino do Tocantins: esse é o objetivo de um projeto de lei apresentado pelo deputado Léo Barbosa (Republicanos) na sessão desta quarta-feira, 4. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e visa engajar a comunidade escolar no combate ao mosquito aedes aegypti.

    A proposta tem como foco promover ações educativas e preventivas para reduzir os riscos de proliferação do vetor entre estudantes e profissionais da educação. O texto prevê a realização de palestras, atividades pedagógicas integrativas (como teatro e música) e mutirões de limpeza envolvendo alunos e moradores do entorno das escolas.

    A ideia é incentivar a participação ativa dos estudantes na identificação e eliminação de criadouros, tanto no ambiente escolar quanto em suas casas, criando uma cultura de responsabilidade sanitária.

    Cenário

    Na justificativa da matéria, Léo Barbosa alerta para a gravidade do cenário local. “O Estado registra, historicamente, altos índices de incidência de dengue, com frequentes aumentos sazonais e ciclos epidêmicos que sobrecarregam a rede de saúde e colocam a população em situação de elevado risco”, argumentou o parlamentar.

    Segundo o deputado, diversos municípios tocantinenses apresentam, recorrentemente, altos índices de notificações por habitante na região Norte do Brasil, o que demanda o fortalecimento das políticas públicas de prevenção a partir da base escolar.

    Giro legislativo 

    Ao todo, 43 projetos de lei oriundos do Legislativo, Executivo e Judiciário tiveram sua tramitação iniciada nas comissões nesta quarta-feira.

    Entre os destaques, há uma matéria da deputada Vanda Monteiro (UB) que propõe a obrigatoriedade de formação permanente para profissionais de saúde da rede pública. O objetivo é capacitá-los para a identificação de sinais de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra a mulher durante atendimento.

    Fonte: Assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Aleto Dengue Léo Barbosa Proposta
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorTocantins lança Concurso Estande Sustentável para a Agrotins
    Próximo artigo Em sessão comemorativa, governador destaca relevância do TCE para a administração pública

    Leia Também

    Tocantins amplia acesso à internet em regiões remotas e já conta com 294 terminais de conexão

    4 de novembro de 2026

    Governo do Tocantins entrega 19 caminhonetes para reforçar assistência social em 17 municípios

    29 de outubro de 2026

    Conselho da Mulher aprova plano financeiro voltado à promoção dos direitos femininos

    3 de outubro de 2026

    Projeto de Libras fortalece inclusão e comunicação no Cmei Juscéia Garbelini

    20 de agosto de 2026

    ETI Cora Coralina oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres

    20 de agosto de 2026

    Fies 2026: Tocantins registrou 1,3 mil inscritos no segundo semestre

    3 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Lei Rouanet registra recorde histórico com 25,6 mil propostas culturais apresentadas em 2026

    Por Redação4 de novembro de 2026

    Tocantins amplia acesso à internet em regiões remotas e já conta com 294 terminais de conexão

    4 de novembro de 2026

    Grupo Vozes de Ébano leva espetáculo sobre ancestralidade e resistência negra ao Tocantins e à Paraíba

    3 de novembro de 2026

    Grafiteiro tocantinense Sandro Rios representa o Brasil em festival internacional de arte urbana na África

    2 de novembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.