Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Governo do Tocantins participa de agenda nacional para fortalecimento da segurança pública
    Políticas Públicas

    Governo do Tocantins participa de agenda nacional para fortalecimento da segurança pública

    RedaçãoPor Redação13 de fevereiro de 20264 minutos de leitura
    Tocantins integrou o debate sobre alinhamento estratégico, financiamento contínuo e integração entre estados e União para o fortalecimento da segurança pública - Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins

    Encontro reuniu comandantes-gerais das Polícias Militares e debateu financiamento contínuo, integração federativa e enfrentamento ao crime organizado

     

    O Governo do Tocantins participou, nessa quinta-feira, 12, em Brasília/DF, de uma reunião realizada no Palácio da Justiça, a convite do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva. O encontro reuniu o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), colegiado composto pelos comandantes-gerais das corporações de todas as unidades federativas do país. A agenda teve como foco o fortalecimento territorial e o financiamento contínuo das políticas de segurança pública, com ênfase no enfrentamento ao crime organizado.

    A agenda integrou a programação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltada à construção de uma política nacional de segurança pública baseada em evidências, com uso de métodos científicos, tecnologia, inovação e parceria entre a União, os estados e as instituições do sistema de justiça. Também estavam em pauta a busca por consensos em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 018/25) da Segurança Pública e o alinhamento institucional para consolidar o combate à criminalidade organizada como uma política de Estado.

    Representando o Tocantins, o comandante-geral da Polícia Militar (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa, explicou que o encontro do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais com a cúpula do Ministério da Justiça marcou o início do diálogo institucional da nova gestão com os estados e a apresentação das diretrizes nacionais para a área da segurança pública.

    “A reunião com o ministro da Justiça, o secretário da Senasp e os diretores da pasta marcou o primeiro contato institucional do novo ministro, recentemente empossado, com os comandantes dos estados. O encontro teve como foco o fortalecimento da integração entre a União e os entes federativos, a ampliação do apoio aos estados e o enfrentamento ao crime organizado, pautas estratégicas que impactam diretamente o aprimoramento da segurança pública no Tocantins”, afirmou.

    A participação do Tocantins em um encontro nacional voltado ao debate da segurança pública contribui para o fortalecimento da articulação institucional com o Governo Federal e com os demais estados, além de favorecer o alinhamento às diretrizes nacionais. Esse intercâmbio de informações e experiências auxilia na construção de políticas baseadas em evidências e no aprimoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade no território tocantinense.

    Alinhamento estratégico

    Durante o encontro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, destacou a importância de concentrar o debate em consensos capazes de conferir legitimidade e efetividade às propostas em discussão. “A segurança pública que defendemos precisa ter solidez metodológica, pesquisa científica e tratamento tecnológico adequado, aproveitando a experiência dos múltiplos atores que atuam na área e construindo consensos que deem legitimidade às propostas”, pontuou o ministro.

    O vice-presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG), coronel PM Renato dos Anjos, reforçou que avanços na segurança pública devem ser construídos com responsabilidade, critérios técnicos e diálogo permanente com as Polícias Militares, que atuam diariamente no policiamento ostensivo e preventivo em todo o país. “Não estamos aqui para o enfrentamento, mas para a construção responsável. As Polícias Militares atendem todas as demandas da sociedade, 24 horas por dia, e têm experiência suficiente para contribuir tecnicamente com esse debate”, enfatizou.

    Participaram também o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Chico Lucas, e o secretário nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia. O encaminhamento das pautas consolida diretrizes comuns e fortalece a governança na área da segurança pública. A convergência de esforços entre os entes federativos aprimora os mecanismos de coordenação e qualifica a condução das políticas. O resultado é maior consistência estratégica nas ações desenvolvidas no Tocantins.

    Fonte: Assessoria de comunicação do Governo do Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Brasília/DF CNCG-PM Encontro Governo do Tocantins MJSP Palácio da Justiça PMTO Políticas Segurança Pública
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorCarnaPraça começa nesta sexta-feira (13) na Praça dos Girassóis com atrações nacionais e regionais
    Próximo artigo Palmas Capital da Fé começa neste sábado (14) e deve reunir milhares de pessoas na Capital

    Leia Também

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026

    Recursos de R$ 1,4 milhão vão fortalecer turismo no Jalapão

    1 de maio de 2026

    Estado ressalta avanços históricos voltados aos servidores públicos no Dia do Trabalhador

    1 de maio de 2026

    Estado reconhece instituições e amplia investimentos em políticas públicas para mulheres

    1 de maio de 2026

    Projeto Tocantins Conectado chega à comunidade quilombola Barra da Aroeira

    1 de maio de 2026

    Caravana das Mulheres leva serviços e cidadania a São Félix do Tocantins

    28 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.