Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Sebrae Tocantins leva discussão sobre violência contra a mulher à SIPAT
    Geral

    Sebrae Tocantins leva discussão sobre violência contra a mulher à SIPAT

    RedaçãoPor Redação13 de agosto de 20262 minutos de leitura
    Campanha reforça que a promoção da saúde e da segurança no trabalho também passa pelo enfrentamento à violência de gênero e pela construção de ambientes mais acolhedores
    Mais de 49 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de crime no Tocantins ao longo de 2025, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os números mostram que a violência contra a mulher permanece como um problema presente em todas as regiões do Estado e reforçam a necessidade de ampliar ações de conscientização. Neste contexto, com o foco de discutir o tema entre os colaboradores e fortalecer uma cultura de respeito e prevenção, o Sebrae Tocantins inseriu à campanha Agosto Lilás na programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT),
    A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os empregados sobre a importância da prevenção, do acolhimento às vítimas e do fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A ação também reforça que a construção de ambientes organizacionais seguros envolve o respeito aos direitos humanos e a promoção de uma cultura de paz.
    O cenário também preocupa em relação aos feminicídios. Segundo o 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Tocantins registrou 20 feminicídios em 2025, um crescimento de 52,8% em comparação ao ano anterior. Com taxa de 2,5 casos para cada 100 mil mulheres, o Estado figura entre os que apresentam os maiores índices desse tipo de crime no País.
    Instituído em referência à sanção da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006, o Agosto Lilás mobiliza instituições públicas, empresas e organizações da sociedade civil para ampliar a conscientização sobre a violência de gênero e incentivar a denúncia.
    Para a gerente do Sebrae Tocantins, Vera Lúcia Braga, abordar o tema durante a SIPAT reforça que a prevenção no ambiente de trabalho também envolve o cuidado com as pessoas para que elas, consequentemente, tenham relações mais saudáveis. “Ao iInserir o Agosto Lilás nessa programação significa ampliar esse olhar para uma realidade que ultrapassa os limites do ambiente doméstico e produz impactos na vida profissional, na saúde emocional e na autonomia das mulheres. Nesta direção, o Sebrae reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente de trabalho pautado pelo respeito, pela prevenção e pela valorização da vida, além de contribuir para disseminar informação e fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher”, afirma.
    Fonte: Assessoria de imprensa do Sebrae Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    #Sebrae Tocantins Agosto Lilás SSP violência contra a mulher
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorIbama alerta proprietários rurais do Tocantins sobre prevenção de incêndios florestais
    Próximo artigo Comtur reúne representantes e debate ações para fortalecer o turismo de Palmas

    Leia Também

    Ibama alerta proprietários rurais do Tocantins sobre prevenção de incêndios florestais

    13 de agosto de 2026

    Ações educativas ensinam alunos de Buritirana e Taquaruçu a prevenir incêndios florestais

    13 de agosto de 2026

    Paula Toller celebra os 80 anos do Sesc com show gratuito em setembro

    11 de agosto de 2026

    “Eu amo Fanta Laranja!”: Burger King lança campanha divertida com o ator Kel

    24 de julho de 2026

    Cozinha Experimental Baru une saberes do Cerrado e educação prática em Porto Nacional

    20 de julho de 2026

    Lotofácil da Independência 2026 tem início das vendas de apostas

    20 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Comtur reúne representantes e debate ações para fortalecer o turismo de Palmas

    Por Redação13 de agosto de 2026

    Sebrae Tocantins leva discussão sobre violência contra a mulher à SIPAT

    13 de agosto de 2026

    Ibama alerta proprietários rurais do Tocantins sobre prevenção de incêndios florestais

    13 de agosto de 2026

    Hora de atualizar a caderneta: Multivacinação 2026 está em andamento

    13 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.