Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Prefeitura realiza entrada forçada em lotes vagos, residências fechadas e mantém ações preventivas de combate ao Aedes
    Políticas Públicas

    Prefeitura realiza entrada forçada em lotes vagos, residências fechadas e mantém ações preventivas de combate ao Aedes

    Por Núbia Dourado6 de abril de 20202 minutos de leitura

    Continuando as ações preventivas de combate à dengue, agentes de combate as endemias e o corpo técnico da Unidade de Vigilância e Controle Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) em parceria com integrantes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), realizaram na tarde desta segunda-feira, 06, uma vistoria em alguns lotes vagos e um ingresso forçado em uma residência desabitada na região Sul da Capital.

    A denúncia foi realizada através dos moradores das quadras que estariam preocupados com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Nos lotes, foi preciso ser feita uma roçagem por uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), para que os agentes de endemias pudessem checar se na área havia algum possível foco do mosquito, porém nada foi encontrado. Na residência os agentes de combate a endemias encontraram o quintal muito sujo e uma piscina com água parada.

    Segundo o agente de endemias Eder Castro, o combate ao mosquito Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos. “Todos os anos nós adotamos medidas preventivas, mas cada um tem que fazer a sua parte. Em casa as pessoas devem eliminar os pontos que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, mantendo os lotes vazios e limpos, as piscinas sempre tratadas e ficar atentos aos vasos com água parada, pois só assim vamos poder combater os possíveis focos”, informou.

    Denúncia

    Ao longo do ano, as equipes de técnicos da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses e os agentes de combate a endemias vão continuar realizando vistorias nos estabelecimentos comerciais, visitas domiciliares para detecção, remoção e/ou eliminação de criadouros, ações de educação em saúde em escolas, empresas, universidades para combater a proliferação do foco do mosquito transmissor. A Semus coloca à disposição da população uma linha telefônica para atender denúncias referentes a casa abandonada, lote vago, roçagem ou possíveis locais que possam servir de criador do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O telefone é: 3212-7917.

    Dicas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti

    – Evite o acúmulo de água em potes

    – Coloque tela nas janelas

    – Coloque areia nos vasos de plantas

    – Seja consciente com seu lixo, lugar de lixo é no lixo

    – Coloque desinfetante nos ralos

    – Limpe as calhas

    – Use de inseticidas e larvicidas

    – Mantenha as Piscinas e aquários limpos

    – Faça uso de repelentes

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPalmas tem mais um resultado positivo de Covid-19 e chega a 13 casos confirmados
    Próximo artigo Quase 700 km de rodovias estaduais receberão manutenção

    Leia Também

    Taguatinga celebra 154 anos com participação do governador Wanderlei Barbosa

    12 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega reforma de escola em Taipas com investimento de R$ 800 mil

    12 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega pavimentação da TO-387 entre Conceição e Taipas

    12 de junho de 2026

    Governador entrega kits esportivos e ar-condicionado para escolas da Regional de Paraíso

    11 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa vistoria obras e anuncia melhorias para Miracema e Miranorte

    10 de junho de 2026

    Investimentos impulsionam modernização de parques industriais e desenvolvimento econômico no Tocantins

    5 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Digitrade promove qualificação para impulsionar vendas no setor turístico

    Por Redação12 de junho de 2026

    Taguatinga celebra 154 anos com participação do governador Wanderlei Barbosa

    12 de junho de 2026

    Quebradeiras de coco babaçu ganham reconhecimento como manifestação da cultura nacional

    12 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega reforma de escola em Taipas com investimento de R$ 800 mil

    12 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.