Por Raabe Andrade
Único selecionado do Tocantins, a equipe do To em Foco passará por capacitação para cobrir as eleições 2022 com foco regional
O Portal To em Foco foi um dos 10 portais de notícias independentes do Brasil e o único do Tocantins, selecionado para a segunda edição do Programa Diversidade nas Redações, da Énois Laboratório de Jornalismo. O programa apoia veículos de comunicação locais, que tenham o viés da diversidade e da representatividade, para promover a sustentabilidade dessas redações.
O foco desta edição do Diversidade nas Redações é a cobertura política local das eleições de 2022, mas também o aprimoramento da gestão financeira das iniciativas independentes. Para isso, as redações selecionadas participarão de uma formação com duração de quatro meses, período no qual terão encontros virtuais, mentorias e a criação de um projeto de sustentabilidade financeira. Além das capacitações, as empresas jornalísticas receberão apoio financeiro de 6 mil reais e uma bolsa de 2 mil reais mensais para contratação de repórter para a redação, durante os quatro meses do projeto.
Redações selecionadas
Esta edição do programa foi dedicada exclusivamente às regiões Norte e Centro-Oeste e recebeu, ao todo, 39 inscrições. Dessas, 54% eram da região Norte, que é a região com maior número de redações selecionadas. Confira abaixo a relação dos estados e das iniciativas contempladas:
● Acre: Manxinerune Tsihi Pukte Hajene – Matpha;
● Amazonas: Portal Repórter Manaós;
● Pará: Tapajós de Fato, Rondon Oficial, Carta Amazônia e Redação News;
● Roraima: Correio do Lavrado;
● Tocantins: Portal To em Foco;
● Mato grosso do Sul: TeatrineTV e Gazeta do Pantanal
As regiões Norte e Centro-Oeste sofrem com grandes “desertos de notícias”, que são regiões ou municípios que não contam com produção de informação jornalística local. Essa defasagem atinge 70% do território dessas regiões e dificulta a construção de uma representação justa da identidade e das realidades dessas regiões. A dificuldade de financiamento é apontada pela coordenadora do Diversidade nas Redações, Angela Werdemberg, como principal obstáculo à manutenção dessas iniciativas. Por isso afirma: “O Diversidade nas Redações é uma excelente oportunidade para as redações que estão em busca de novos modelos de negócios e dispostas a inovar”. Tudo isso apenas evidencia a importância de fortalecer iniciativas independentes, diversas, com forte viés regional, especialmente em matéria política.
Sobre a Énois
A Énois é um laboratório que trabalha para impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro. Foi fundada em 2009 com a Escola de Jornalismo (EJ), voltada ao público jovem. Em 2014, a EJ se expandiu para a Internet e se tornou a primeira escola online de jornalismo no Brasil. Em cursos presenciais, mais de 500 jovens da periferia se formaram em jornalismo e mais de 4 mil estudantes passaram pela Escola de Jornalismo online. Esta edição do Programa Diversidade nas Redações conta com o patrocínio da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos, Google News e Instituto Clima e Sociedade.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO